Contato

Acessibilidade e Cidadania em Primeiro Lugar - Contato: (87) 9 9157-9862

quinta-feira, 6 de junho de 2013

O Melhor da Região !!!



O SÃO JOÃO DOS BAIRROS DE ARARIPINA, JÁ E CONSIDERADO UM DOS MELHORES DA REGIÃO DO ARARIPE,DESQUI O NOVO SECRETARIO DE CULTURA O SR,LÍDIO SANTIAGO, ASSUMÍO ESTE CARGO A POUCO MAIS DE UM ANO,A POPULAÇÃO DE ARARIPINA,JÁ NOTOU AS MUDANÇAS NOS ARRAIAS DA CIDADE,QUE CHEGA COM UMA OTIMA ESTRUTURA DE SOM,LUZ,SANFONEIROS,SEGURANÇAS PARTICULARES,PRESENÇA DA POLICIA MILITAR,PARA MANTER A ONDEM DENTRO E FORA DOS ARRAIS,TENDAS PARA MELHOR ATENDER OS CONVIDADOS,E AUTORIDADES QUE VEM PRESTIGIAR O EVENTO EM SI.OS ORGANIZADORES DAS QUADRILHAS JUNINAS AGORA SIM,SÃO RECONHECIDOS POR MANTER VIVA AS TRADIÇÕES JUNINAS QUE TODO ANO VEM COM MUITAS NOVIDADES,E CORES PARA ALEGRA O NOSSO SÃO JOÃO,CADA ORGANIZADOR RECEBER UM INCETIVO EM DINHEIRO,DA PREFEITURA MUNICIPAL,PARA A CONFECÇÃO DOS FIGURINOS DAS QUADRILHAS QUE A CADA ANO FICA MAIS CARO,CADA BAIRRO QUE REALIZA A SUA FESTA QUEM GANHA E A PRÓPIA POPULAÇÃO LOCAL,QUE VAI ASSISTIR OS ESPETÁCULOS DAS QUADRILHAS DA CIDADE QUE A CADA DIA E UM SHOW DIFERENTE.





sábado, 1 de junho de 2013

POLÍCIA PROCURA SUSPEITO DE VIOLENTAR CRIANÇAS EM ARARIPINA 

Há suspeita que tenha vazado a informação sobre o mandado de prisão contra Bandeirinha e o mesmo está foragido




A fotografia ao lado é de Jânio Bandeira, que teve a prisão decretada pela Justiça do município de Araripina (Sertão do Araripe) sob a acusação de abusar sexualmente de crianças com idade entre os seis e oito anos. Jânio Bandeira transportava as crianças para diversas escolas naquele município em uma Van de sua propriedade. 

Segundo as investigações policiais, os abusos contra os menores ocorriam há mais de dois anos, dentro do veículo. Todos os dias o suspeito escolhia uma criança para sentar-se no banco da frente (ao lado dele) e acariciava os órgãos genitais dela. 

Um dia antes da decretação da prisão, o acusado fugiu. Qualquer informação que leve a polícia a prender o suspeito deve ser repassada para a Delegacia de Araripina, pelos telefones (87) 3873.8358 / 8359 / 8360 ou para o Disque-Denúncia, pelos telefones 81. 3421.9595, no Recife, e 81. 3719.4545, no interior. E pela internet através do 

Ex-marido queima mulher com ferro elétrico na frente do filho

A polícia jogou no xadrez um filho da mãe que torturou e queimou a ex-mulher com um ferro, na frente do filho de um ano e meio, na favela do Terreirão, Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio. O motivo? Ciúmes.



Paula de Souza Nogueira Farias, de 22 anos, contou aos policiais que Neliton Carvalho da Silva, de 25 anos, a torturou por cerca de quatro horas. A menina teve o corpo todos queimado e o desgraçado ainda escreveu o próprio nome nas costas dela com uma faca quente.

A vítima contou que tinha ido à casa do ex para buscar dinheiro para comprar fraldas, quando foi trancada e atacada pelo cara.Ela contou ainda que ele é usuário de drogas e estava doidão.

Depois da tortura, Silva liberou a mulher, que foi direto para a 42ª DP para denunciar o crime. Os policiais foram atrás do rapaz e enjaularam este animal! Na delegacia, o acusado chegou a sorrir quando foi abordado por jornalistas. Vocês acreditam?


Quase 80 mil fieis homenageiam Frei Damião


Cerca de 80 mil fieis estiveram presentes, hoje (26), no Convento de São Félix Cantalice, no Pina, Zona Sul do Recife, para homenagear o Frei Damião, que morreu há 16 anos. A Avenida Domingos Ferreira, nas imediações, estava repleta de ônibus que trouxeram romeiros de vários lugares do Brasil, especialmente do Nordeste.

Ao longo do dia, houve cinco missas para o público que chegava a cada momento, com destaque à Missa Solene da Santíssima Trindade, presidida por Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu. “A morte do Frei Damião aconteceu no dia 31 de maio, mas precisamos antecipar a solenidade para que as pessoas pudessem participar”, declarou o Frei Cláudio.

Segundo o religioso, na programação, também foi incluída uma encenação da Paixão de Cristo feita por jovens da comunidade, além da apresentação de maracatus. “A maior bênção para todos nós é a palavra de Deus e ele (o Frei Damião) viveu como pregou. Sem qualquer beleza física, ele arrastou multidões por onde passou, andando por mais de 65 anos pelo Nordeste. Se você fosse contar a quilômetragem, pode-se dizer que ele deu 25 voltas ao mundo. É por isso que tivemos aqui hoje cerca de 80 mil pessoas", afirmou. 

Na próxima sexta-feira, 31 de maio, haverá novas homenagens ao Frei Damião, com quatro missas, atendimento a confissões, coroação da imagem de Nossa Senhora e encerramento da festa.

31 de maio de 2013

Prefeito Alexandre Arraes age rapidamente e Matadouro Público receberá investimentos de 530 mil reais

Em pleno o feriado de Corpus Christi (30) o prefeito Alexandre Arraes recebeu a visita do representante da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco – ADAGRO, Gutemberg Maciel para vistoriar o matadouro público de Araripina.

Na semana passada o Ministério Público de Pernambuco solicitou a interdição do local e pediu providências por parte do poder público. O prefeito Alexandre Arraes que há tempos também acompanhava de perto a situação do matadouro agiu rapidamente e sensível aos problemas trouxe Gutemberg Maciel para uma vistoria no local de maneira a indicar o que será necessário fazer para adequá-lo às normas e exigências vigentes.

Estão sendo investidos cerca de 530 mil reais de recursos municipais na compra de equipamentos e também nas reformas civis de maneira a automatizar todo o processo evitando assim contato humano com os animais que são abatidos. Também ficou decido que o abate de caprinos, ovinos e suínos será feito separadamente ao de bovinos além da montagem de um projeto para a destinação correta dos resíduos produzidos pelo abate.

De acordo com o prefeito Alexandre Arraes as condições do matadouro serão melhoradas para adequar às normas vigentes. Ele destacou a preocupação em agir rapidamente na reforma e na compra dos equipamentos. “O MPPE fez sua parte e a Prefeitura de Araripina já tinha um plano de ação montado para o matadouro. Então não medimos esforços e junto com a ADAGRO e as Secretarias Municipais e Estaduais de Agricultura vamos cumprir aquilo que foi solicitado pelo Ministério Público”, afirmou.

A vistoria foi acompanhada pelo Secretario de Agricultura Brenno Ramos, pelo Assessor Especial do Governo do Estado Ricardo Arraes, além do ex-vereador Severino Lacerda.

ARARIPINA – ALTO DA BOA VISTA – GATI PRENDE LADRÃO DE CELULARES, RECEPTADOR E APREENDE 21 APARELHOS



Policiais do GATI da 2ª CIA, através de informação da equipe Malhas da Lei da 24ª DESEC, prenderam por volta das 12:00 de segunda-feira, 27/05/13, na Vila Serranea, zona rural do município, o indivíduo Reinaldo Cardoso dos Santos, idade ignorada. Segundo a polícia o mesmo é acusado de roubar celulares e durante depoimento confessou que havia repassado alguns celulares para a pessoa de José Honorato de Oliveira de 68 anos, residente na Rua São Geraldo no Alto da Boa Vista. Na casa dele os policiais apreenderam 21 aparelhos celulares, 03 relógios, 01 par de sapatos, 01 pulseira, 19 baterias de celulares e 03 munições calibre 380. Os acusados e todo o material foram entregues na DPC local.

IPUBÍ – CENTRO – LOJA DE CELULARES É ASSALTADA POR DUPLA ARMADA
A loja de celulares WB Cel, localizada na Rua do Mercado no centro, foi assaltada por volta das 09:30 da manhã de segunda-feira, 27/05/13, por dois elementos armados de revólver. Segundo a polícia os indivíduos que não foram identificados chegaram se passando por clientes e um deles sacou da arma e anunciou o assalto, levando 12 aparelhos celulares, em seguida fugiram tomando destino ignorado. A polícia militar foi acionada, realizou várias diligências, mas a dupla não foi localizada. O caso foi registrado na DPC local.

EXÚ – SERRA DE JOSÉ GOMES – HOMEM ESFAQUEIA OUTRO APÓS BEBEDEIRA EM BAR

Uma tentativa de homicídio foi registrada por volta das 15:00 de segunda-feira, 27/05/13, na Serra do José Gomes, zona rural do município. Conforme a polícia o acusado Irineu Alves de Souza de 56 anos, viúvo, residente no local da ocorrência, bebia em um bar com a vítima Marcio Alexandre Oliveira de 34 anos, e ao retornarem para suas casas, se desentenderam, tendo o acusado desferido vários golpes de faca contra a vítima que foi socorrida ao hospital local ficando em observação médica, enquanto o agressor fugiu tomando destino ignorado. O caso será investigado pela DPC local.

SANTA CRUZ DA VENERADA – CENTRO – EXPRESSO BANCÁRIO BRADESCO É ASSALTADO POR MOTOQUEIRO ARMADO
O Expresso Bancário Bradesco localizado na Rua Meralina Soares no centro, foi assaltado por um indivíduo armado por volta das 09:00 da manhã de terça-feira, 27/05/13. Segundo a polícia, funcionários trabalhavam quando foram surpreendidos por um elemento não identificado e encapuzado que chegou ao local em uma moto YBR de cor preta e anunciou o assalto, levando R$ 12.000,00 em espécie, fugindo tomando destino ignorado. A polícia militar realizou diligências no intuito de localizar e prender o bandido, mas não obteve êxito. O caso será investigado pela DPC local.

SANTA CRUZ DA VENERADA – II - SÍTIO ENCANTO – CADÁVER DE HOMEM É ENCONTRADO EM ESTADO DE DECOMPOSIÇÃO

O cadáver do agricultor Euclides Gomes de Souza de 55 anos, solteiro, o qual residia no Sítio Encanto, zona rural do município, foi encontrado em estado de decomposição por volta das 17:00 de sexta-feira, 24/05/13, dentro da própria casa ode morava. Segundo a polícia a vítima estava desaparecida há três dias e foi encontrada por um sobrinho que arrombou a porta e encontrou o tio morto. Familiares informaram que a vítima fazia uso abusivo de bebida alcoólica e a policia acredita que por não haver no local nenhum sinal de violência, pode ter sido morte natural. O corpo foi encaminhado para o IML de Petrolina para que fosse determinada a causa da morte.

MIRANDIBA – CENTRO – POLÍCIA PRENDE DUPLA ACUSADA DE ASSALTOS E APREENDEM ARMAS

Policiais Militares do 8º BPM e policiais civis após diligências conseguiram localizar e prender por volta das 05:30 da manhã de sexta-feira, 24/05/13, dois indivíduos suspeitos de cometer assaltos na região de Mirandiba. Contra o primeiro identificado por João Batista da Silva de 23 anos, residente na Rua Joaquim Tomé, constava um mandado de prisão preventiva e na tentativa de fuga tentou sacar uma espingarda, calibre 12 que estava enterrada no quintal. O segundo indivíduo identificado por Gilmar Antonio da Silva de 39 anos, residente na Rua do Lajedo, os policiais apreenderam uma espingarda calibre 12 com 76 munições intactas, a qual estava escondida em cima de uma árvore. Os dois foram encaminhados juntamente com os materiais apreendidos para a DPC para autuação em flagrante delito.

CABROBÓ – ESTRADA DO DAE – DUPLA ARMADA TOMA MOTO DE ASSALTO 

Uma moto foi tomada de assalto por volta das 07:00 da manhã de sexta-feira, 24/05/13, na Estrada do DAE, zona rural do município. Segundo a polícia a vítima Manoel Barbosa de Araújo de 35 anos, trabalhador rural, residente na Fazenda Tapera, trafegava na sua motocicleta POP 100, cor preta, placa KIF-2555-PE, quando foi surpreendida por dois elementos não identificados que armados com revolveres, roubaram-lhe a moto e fugiram tomando destino ignorado. Várias viaturas realizaram incursões na tentativa de localizar os bandidos, mas não obtiveram êxito. A vítima foi orientada a prestar queixa na delegacia. 

SANTA MARIA DA BOA VISTA – POVOADO DE CUPIRA – COLISÃO DE MOTO COM ÔNIBUS DEIXA MOTOCICLISTA MORTO

Um jovem de 25 anos morreu durante uma colisão frontal que conduzia com um ônibus, fato ocorrido por volta das 04:15 da madrugada de domingo, 26/05/13, na estrada de acesso ao Povoado de Cupira, zona rural do município. Conforme a polícia o agricultor Cândido Rodrigues dos Santos de 33 anos, residente no Povoado de Cupira, procurou até a 7ª CIPM informando que havia se envolvido em um acidente automobilístico nas proximidades da entrada do Povoado de Caraíbas. Ele conduzia uma Mercedes Buss Car de cor azul, placa MQB-8775, ano 1998, quando uma motocicleta Honda Fan 125 de cor preta, placa KHP-3067, conduzida pela vítima José Maria Barbosa de Siqueira Filho, o qual residia na Fazenda Ambrosío, invadiu a mão de direção contrária, tendo este tentado evitar o abalroamento, mas o condutor da moto deslocava-se em alta velocidade e chocou-se de frente ao ônibus, morrendo no local. O corpo da vítima foi removido pela polícia civil e os veículos conduzidos para a delegacia, onde o caso foi registrado.

PETROLINA – BAIRRO KM-02 – DUAS MENORES SÃO ESTUPRADAS E AMEAÇADAS 
Duas menores de 14 anos das iniciais I.C.G, residente no Bairro Gercino Coelho e R.M.J.V. residente no Bairro Jardim Maravilha, foram estupradas por volta das 16:40 de sexta-feira, 24/05/13, em um terreno baldio na Avenidas das Nações, Bairro Km-02, por dois indivíduos identificados por Arilson Martins da Silva d 18 anos, residente na Rua da Harmonia na Vila Mocó e Nadson Alves dos Santos de 18 anos, residente na Rua-15 da Vila Vitória. Segundo a polícia as adolescentes chamaram os acusados para lhes acompanharem até a casa da segunda vítima, somente para fazer companhia. Durante o deslocamento os elementos as puxaram pelos cabelos para um matagal próximo à garagem da Joalina, onde foram forçadas a praticar sexo, além de terem as bocas tampadas, ainda foram ameaçadas com uma garrafa. Durante diligências os acusados foram detidos e conduzidos para a 1ª DPC e autuados em flagrante.

PETROLINA – II – POVOADO DE CRISTÁLIA – HOMEM É ASSASSINADO COM VÁRIOS DISPAROS DE ESPINGARDA CALIBRE 12

Um homem não identificado foi assassinado com vários disparos de espingarda calibre 12 por volta 21:40 de sábado, 25/05/13, no Sítio Mulungú, povoado de Cistália, zona rural do município. Segundo a PM vítima tinha foi alvejada em várias partes do corpo e próximo dele foram encontrados os cartuchos deflagrados. Ainda segundo a polícia o mesmo havia sido seqüestrado no dia anterior e até o momento não há informações do suspeito ou motivação do crime. A ocorrência foi repassada para o IC para as providências cabíveis e o caso registrado na 1ª DPC.

CONFIRMADO - DIRETORIA DO ARARIPINA FUTEBOL CLUBE ANUNCIA NOVO TREINADOR

Depois da confirmação da não vinda de Givanildo Sales para comandar o Araripina Futebol Clube, a diretoria não perdeu tempo e anunciou na desta desta quinta-feira, 30/05, a contratação do novo técnico para comandar o bode na Serie A2 do Campeonato Pernambucano que começa no dia 04 de Agosto.

Ramiro Souza é o nome do novo treinador que atualmente estava no CSP da Paraíba onde foi o 4º colocado com o CSP no Campeonato Paraibano de 2013 da 1ª divisão. No currículo Ramiro Souza já foi campeão com o CSP da 1ª divisão do Paraibano e conquistou outros títulos como Campeão da copa Paraíba em 2008 com Auto Esporte e com o próprio CSP em 2009, foi vice-campeão da seria A1 do Paraibano com o CSP em 2010.

Segundo o presidente Valmy Bezerra, o treinador chega a Araripina neste domingo (02/05) e a previsão da diretoria é que o elenco começa a trabalhar no dia 30 de Junho.
Informações como essas você ouve de segunda à sexta no Bate Bola da 90,3 às 13:30 na Arari FM.

TRADIÇÃO - VOCÊS SABIAM QUE AS FESTAS JUNINAS TEM ORIGEM EUROPÉIA?

Por serem de origem europeia, as festas juninas apresentam vários elementos que não são da cultura brasileira, mas que com o passar dos anos tornaram-se fundamentais.

Ao assistirmos uma dança de quadrilha podemos perceber quantas palavras desconhecidas são ditas pelos puxadores. Anarriê, alavantur, tour, dentre outras, que são de origem francesa, parecida com as festas da aristocracia que abria os bailes mais requintados da época.

Como eram festas realizadas pelas cortes, as mulheres usavam seus vestidos mais bonitos e rodados, motivo pelo qual se originou os vestidos das quadrilhas, feitos em tecidos de chita, bem coloridos.

As culturas Greco-romanas e dos celtas também deixaram suas marcas, pois praticavam cerimônias em volta de fogueiras, a fim de agradecer aos deuses pelas boas colheitas.

A festa popular mais conhecida no Brasil é o carnaval, porém as festas juninas não perdem seu lugar, estando entre as principais festas do país.

O nordeste é a região que mais valoriza as festas juninas, onde acontecem vários concursos para se eleger a quadrilha mais alegre e bonita do Brasil. A cidade de Campina Grande, na Paraíba, é onde acontece o maior festejo do país. 

Com uma área de quarenta e dois mil metros quadrados, podemos encontrar o “Parque do Povo”, onde acontecem exposições artesanais, a queima da fogueira gigante, a cidade cenográfica com réplica de uma igreja, há um espaço para a apresentação das quadrilhas, a casa do milho, a corrida de jegue, há também uma área especial para a imprensa.

Dentre os enfeites das festas juninas, o mais comum são as bandeirolas. Esses apetrechos surgiram porque os três santos homenageados na festa tinham suas imagens pregadas em bandeiras coloridas e imersas em água, a famosa lavagem dos santos. 

Com isso, acredita-se que a água fica purificada, fazendo a purificação das pessoas que se molham com elas. Com o passar dos anos, essas bandeiras foram sendo substituídas pelas bandeirinhas menores, que trazem a mesma simbologia de purificar o ambiente da festa.

Cantor Netinho sofre novo derrame cerebral e volta a ser internado na UTI


Cantor NetinhoO estado de saúde do cantor Netinho, internado há mais de 20 dias em São Paulo, piorou entre a noite de quarta e a madrugada desta quinta-feira (30). O cantor sofreu o segundo derrame cerebral em menos de uma semana e precisou ser operado mais uma vez no Hospital Sírio-Libanês. A hemorragia foi estancada.

O artista voltou a ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele foi sedado e voltou a respirar com ajuda de aparelhos. Segundo o Bom Dia Brasil, na manhã desta quinta Netinho já estava acordado e conversava.

Médicos dizem que Netinho fazia atividade física pesada. Eles acreditam que o uso de anabolizantes para enrijecer a musculatura pode ter contribuído para a dificuldade do organismo se recuperar sozinho e estancar essas hemorragias.
Netinho começou a ter problemas de saúde há mais de um mês na Bahia. Tudo começou com uma dor forte na coxa direita, no mês passado. Netinho sentiu a perna depois de um treino de musculação. O cantor procurou a emergência deste hospital, em salvador, e foi internado.

Para tentar entender o que acontecia, o médico de Netinho decidiu fazer exames. Uma ressonância constatou um rompimento no músculo da perna. E também algumas alterações no fígado.

Os médicos fizeram, então, uma biópsia hepática. O cantor teve uma hemorragia, foi operado e começou a apresentar dificuldades respiratórias e renais.

No dia 9 de maio, a família de Netinho decidiu trazer o cantor para o hospital em São Paulo, onde é assistido pelas equipes dos médicos Roberto Kalil Filho, Raul Cutait e David Uip. Aqui, Netinho foi tratado com antibióticos, melhorou e chegou a ir para uma unidade de terapia semi-intensiva, mas voltou para a UTI depois de sentir fortes dores de cabeça.

Os médicos disseram que o que complica o quadro de saúde do Netinho é a dificuldade que o organismo dele tem pra se recuperar. A biópisa é um procedimento simples. Hemorragias são comuns. O próprio fígado se cura. No caso do Netinho houve um inchaço por causa de medicamentos.

No domingo (26), o paciente apresentou melhora clínica e neurológica depois de passar por uma nova cirurgia para a retirada de coágulos no cerebelo, parte posterior do cérebro responsável pela coordenação muscular e manutenção do equilíbrio.

equipe médica decidiu fazer uma neurocirurgia para a retirada dos coágulos após um aumento do hematoma no cerebelo ser detectado depois que o cantor reclamou de fortes dores na cabeça.

Ivete Sangalo

Antes de passar mal, na tarde de quarta (29) Netinho recebeu a visita da cantora e amiga Ivete Sangalo. Por meio de nota enviada pela assessoria de Netinho, Ivete explicou que seus fãs estão sempre pedindo notícias dele, e garantiu que os fãs dos dois artistas estão juntos rezando pela sua saúde.

Na terça-feira (28), o cantor também recebeu a visita da filha Bruna, que viajou da Bahia para ver o pai, informou a assessoria de imprensa do cantor.

Bolsa Família: Wellington lê no Senado esclarecimentos da Caixa

Wellington Dias (PT-PI) informou em Plenário ontem que a Caixa Econômica Federal enviou esclarecimentos aos gabinetes dos senadores a respeito da antecipação do calendário de saque de benefícios do Bolsa Família no dia 17. Foi no fim de semana subsequente (dias 18 e 19) que boatos sobre o fim do programa levaram a uma corrida às agências do banco.

 

A nota lida pelo senador, assinada pelo presidente da Caixa, Jorge Hereda, diz que não há relação entre a medida da Caixa e a confusão causada pelos boatos.

 

Agência Senado

 

Com base nos dados apresentados pela Caixa, Wellington disse que, apesar da liberação antecipada do benefício, não houve aumento do número de saques no dia 17.

 

"Aliás, [foi] até um pouco mais baixo do que na sexta-feira do dia 17 do mês anterior, o que demonstra que, na verdade, essa situação ocorreu mesmo no sábado, a partir de informações divulgadas, via celular e via internet, para os usuários do Bolsa Família, com as duas mentiras: a primeira, que ia acabar o Bolsa Família, e a segunda, que havia um bônus pelo Dia das Mães", disse Wellington. Ele acrescentou que a Polícia ­Federal continua investigando o caso.

VEREADOR DOVAL BATISTA DESBANCA O SINDICALISTA IBIAPINO E É O NOVO PRESIDENTE DO PC do B DE ARARIPINA


Em uma reunião bastante turbulenta e trancada a 07 chaves que aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araripina, com a participação da executiva estadual do PC do B, ficou decidido que o novo presidente da legenda no município é o vereador Doval Batista.

Os demais membros da diretoria do partido permanecem até o mês de Setembro, aonde acontecerá nova eleição para renovar a mesa diretora.

O que mudou foi apenas o presidente, já que o ex-presidente Ibiapino do Sindicato, manifestava oposição ao atual governo municipal, indo contra orientações do partido, já que a nível estadual o PC do B é da base aliada do PSB.

Acabou prevalecendo aquela tese bastante utilizada no meio político, que diz: manda quem tem votos.

ALEXANDRE ARRAES REALIZA AUDIÊNCIA EM BUSCA DE SOLUÇÕES PARA ATENDER DEMANDA DA SAÚDE NO MUNICÍPIO


O prefeito Alexandre Arraes e a secretária de Saúde de Araripina Glória Beatriz Machado receberam ontem (28) pela manhã no Centro Tecnológico do Araripe a diretora da IX GERES, Drª Danyella Kessea Travassos para a 1ª Audiência Pública do Pacto pela Vida, onde foi apresentado os indicadores que mostram a qualidade dos serviços públicos de saúde em Araripina, bem como suas demandas.

Segundo o Prefeito Alexandre Arraes, é preciso que haja ainda mais compromisso dos profissionais da saúde para que os números apresentados possam ser melhorado. “Estamos trabalhando neste compromisso de desempenhar políticas públicas para o grande enfrentamento da diminuição de riscos em todas as áreas que possa afetar a saúde do nosso povo, levando até eles a segurança, a educação, fazendo um trabalho de conscientização, pois só iremos conseguir uma melhor avaliação deste gráfico apresentado com o continuo interesse e a união do governo com os órgãos civis e a sociedade”, enfatizou o prefeito.



A diretora da XI GERES Danyella Kessea, destacou que para uma primeira audiência do Programa Pacto pela Saúde no município trouxe resultados inesperados. “Aconteceu o debate que precisávamos ter para conhecer o interesse de cada um em parceria com os governos para que haja de fato o melhoramento dos indicadores apresentados hoje. É preciso acontecer estes encontros para o acrescentamento das avaliações e dos resultados que buscamos”, disse.

O Pacto pela Saúde é uma ferramenta de gestão criada em 2011, que detalha importantes indicadores da atenção à saúde dos 184 municípios de Pernambuco e do Arquipélago de Fernando de Noronha.

Para alcançar as metas estabelecidas, a SES acompanha, mensalmente, os indicadores de saúde que demonstram o desempenho da rede de serviços de todo o Estado e que têm relação direta com as mortes consideradas evitáveis ou reduzíveis, que são aquelas que poderiam não ter ocorrido (em sua totalidade ou em parte) se houvesse a presença efetiva de serviços de saúde em uma determinada região.



Com informações da Ascom Araripina 

Notícias mais vistas: