Contato

Acessibilidade e Cidadania em Primeiro Lugar - Contato: (87) 9 9157-9862

sábado, 7 de dezembro de 2013

POLÍCIA REAGE AO AUMENTO DE CRIMINALIDADE NO SERTÃO E COMEÇA DAR A RESPOSTA QUE O ESTADO ALMEJA "BANDIDOS NA CADEIA" TRINDADE: "OPERAÇÃO RESTAURAÇÃO" COM 40 VIATURAS E 160 POLICIAIS CUMPRE MANDADOS DE PRISÃO E BUSCA E APREENSÃO


Foi deflagrada na manhã desta sexta feira, 05/12, na cidade de Trindade, sertão do Araripe, a "Operação Restauração".  A operação teve como objetivo cumprir 12 mandados de prisões, todos referentes a homicídios e 24 mandados de buscas domiciliares. 
A operação foi coordenada pela 24ª Delegacia de Homicídios da cidade de Araripina onde participaram policiais civis e militares de várias cidades do Sertão Pernambucano. 
Dos alvos da operação, 06 já foram presos, sendo eles : Regivan de Souza Alves, vulgo Flamengo, de 28 anos, José Albino Saturnino, vulgo Papilo, 22 anos, Paulo Bruno Pereira, 18 anos, Rafael da Silva, com 26 anos, Antonio de Souza Silva e Newilton Ferreira Guimarães. 
Além das prisões foram apreendidos um rifle calibre 22 com luneta de precisão, um colete balístico e 05 motos que provavelmente eram utilizadas nos homicídios da cidade de Trindade, além de um carro de passeio. 
As diligências terão continuidade no intuito de prender os demais alvos da operação que estão foragidos e o resultado total da operação deverá ser divulgado nas próximas horas.
Com informações da 24ª DESEC/ Araripina
Créditos fotográficos - Fredson Paiva e Polícia Civil de Pernambuco

FONTE BLOG DO FREDSOM PAIVA

DA REDAÇÃO BLOG DO FLÁVIO GALDINO ÀS 09:37 

DRAMA DA FAMÍLIA DO POLICIAL CIVIL QUE ERA LOTADO EM ARARIPINA-PE E MORREU EM TERESINA-PI

Ainda com os olhos cheios de lágrimas e com a voz embargada, Maria Valdina relata o drama do filho Helio Quirino, policial civil de 27 anos, dias antes da sua morte, que aconteceu no dia 18 de outubro deste ano. A família acusa o Hospital São Paulo, onde o policial estava internado, de ter sido negligente e afirma que ele teve infecção hospitalar.
Segundo Maria Valdina, há dois anos, Helio Quirino teve meningite, mas fez o tratamento e foi curado. No entanto, teve que usar uma válvula que faria o trabalho de drenagem da água do cérebro para o abdômen. Ele conviveu com o equipamento sem maiores problemas e tinha uma vida normal, segundo a família. Tempos depois, a válvula entupiu e ele, que trabalhava como policial civil em Araripina, no interior de Pernambuco, teve que retornar para Teresina para fazer a troca.
A cirurgia aconteceu sem maiores transtornos. Hélio teve alta, voltou para casa. “Alguns dias depois, começou a se queixar de fortes dores abdominais. Voltou a ser internado no Hospital São Paulo. Passou sete dias tomando medicação e voltou para casa”, lembra a mãe. A calmaria durou pouco tempo e o policial voltou a relatar problemas e teve que ser, novamente, internado. “Meu filho sentia febre alta, delirava. Questionávamos o porquê aos médicos e enfermeiros e não obtínhamos respostas”, reclamou o pai, Braz Sousa Filho.
Desse dia em diante a família viveu momentos de angústia. O quadro de saúde de Hélio não estabilizava e os problemas só se agravaram. O paciente chegou a ser levado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital. Na terceira internação foram dois meses e 17 dias. Até que o Hospital entrou em contato com a família para informar a morte do paciente.
No atestado de óbito a causa da morte informada era “meningo-encefalite bacteriana, derivação ventricular e hidrocefalia, sequela de meningite tuberculosa”. “Recebemos meu filho em um saco e fomos proibidos de abrir o saco porque disseram que isso representaria riscos por conta da infecção que ele estava. Mas se ele pegou infecção foi no Hospital. A causa da morte que consta no atestado informa que ele morreu de meningite, mas ele não tinha mais meningite há dois anos”, relata a mãe, lamentando não ter tido a oportunidade nem mesmo de velar o filho.
No período que ficou internado, Hélio chegou a fazer sete cirurgias, segundo relatou a família. “Muitas delas sequer fomos comunicados. O que vimos muito foi negligencia por parte do Hospital. Tinha fezes nas unhas do meu filho. Ele estava delirando e foram dar a comida a ele em uma colher descartável. Ele comeu a colher”, criticou a mãe.
Fotos:Elias Fontenele/ODIA
As reclamações da família são ainda maiores porque até agora, ainda não tiveram acesso ao laudo da terceira internação de Hélio. “Conseguimos os laudos da primeira e da segunda internação. Da terceira, que é quando me devolveram meu filho morto, o Hospital se recusa a nos repassar. Quero provar que houve negligência e que meu filho pegou infecção hospitalar lá no Hospital”, frisa Maria Valdina, adiantando que a família já acionou o Ministério Público Estadual para forçar o Hospital a fornecer o laudo. “Quero provar que meu filho foi infectado no hospital. Não é o primeiro caso. Queremos chamar atenção das autoridades para fiscalizar esses hospitais para que outras pessoas não sejam vítimas de situações como essa”, diz Valdina. 
Hospital nega negligência e diz que paciente já chegou com infecção
Procurado pela reportagem do O DIA, a Direção do Hospital São Paulo rechaçou as denúncias feitas pela família. Segundo relatório apresentado pelo Diretor Clínico do Hospital, Paulo Cortellazzi, o paciente foi submetido a todos os procedimentos médicos recomendados pelo neurocirurgião, clínico geral e infectologista. Cortellazzi afirmou ainda que o paciente já deu entrada no Hospital com quadro infeccioso.
O diretor explicou que Hélio Quirino deu entrada no Hospital no dia 30 de agosto com um quadro de dor abdominal, vômitos e febre, após ter realizado, em outro Hospital, uma cirurgia neurológica com implante de DVP há 21 dias da internação no Hospital São Paulo. A cirurgia foi necessária devido a complicações de uma meningite tuberculosa. “Foram requisitados todos os exames necessários. O infectologista solicitou alguns exames que demonstraram que o mesmo não possuía síndrome infecciosa, apenas uma infecção localizada. O tratamento instituído com antibióticos para o paciente obteve sucesso e o mesmo recebeu alta hospitalar em boas condições, dentro do seu quadro basal”, diz.
No entanto, o paciente teve que ser reiternado no dia 10 de setembro, relatando as mesmas queixas da internação anterior. O cirurgião geral sugeriu a realização de um exame videolaparascópico para elucidar o caso tendo em vista que os sintomas retornaram. “O material colhido nesse procedimento mostrou um abcesso pélvico. Foram realizados culturas e iniciados antibióticos para tratamento do quadro. O mesmo apresentou boa evolução do quadro abdominal, porém cursou com uma nova meningite, quadro possível a todos os pacientes que possuem DVP”, argumentou Cortellazzi.
Ainda, segundo ele, após a constatação, o neurocirurgião optou pela troca de DVP e nova avaliação infectológica que manteve antibioticoterapia baseada nas culturas colhidas. O Hospital alega que todas as condutas possíveis foram tomadas, mas ainda assim o paciente apresentou uma parada cardiorrespiratória que mesmo após manobras de reanimação não apresentou sucesso, levando o paciente ao óbito. “É importante salientar que o paciente, desde a primeira vez que procurou o serviço já tinha um histórico de infecção (meningite) e um quadro abdominal infeccioso, além de uma DVP que, por si só, já configura um fator de risco para possíveis infecções no sistema nervoso”, frisou o diretor Clínico.
Sobre as denúncias de que o Hospital estava se negando a entregar o prontuário à família, o diretor Clínico argumentou que essa é uma orientação do jurídico em casos de óbito. “O prontuário é um documento pessoal e sigiloso que é de posse do paciente. Se ele vem a óbito, a orientação é de que a família solicite o documento pela via judicial, para evitar que seja dados uso indevido ao documento”, finalizou. 

Repórter: Mayara Martins-JornaIODIA




Justiça suspende abastecimento com carros-pipa no Agreste de AL

Carros-pipa são usados para levar água para as residências de Antônio Martins, RN (Foto: Anderson Barbosa/G1)
A juíza Isabelle Coutinho Dantas, da 3ª Vara da Comarca de Palmeira dos Índios, decidiu suspender o fornecimento de água pelos carros-pipa que possuem tanques anteriormente utilizados para armazenamento de combustíveis. A reportagem do Fantástico, exibida no último domingo (1º), mostrou as várias irregularidades no abastecimento de água da região.
A decisão determina ainda a imediata análise das águas da rede de abastecimento da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) distribuída à população de Palmeira dos Índios eEstrela de Alagoas, após denúncia ofertada pelo Ministério Público. Além disso, a Casal e os dois municípios acima citados deverão, em um prazo máximo de 48 horas, divulgar por meio dos veículos de comunicação do estado e municípios envolvidos, que a água fornecida para a população dessas cidades está imprópria para consumo humano e quais são os cuidados que os consumidores precisam ter para não adquirirem Doenças Diarréicas Agudas (DDA).
O Ministério Público Estadual (MP/AL) já havia instaurado inquérito civil para apurar as responsabilidades e adotar as providências cabíveis quanto ao surto de DDA ocorrido nos municípios, após ter tomado conhecimento de que a principal causa seria a baixa ou má qualidade da água consumida pela população, em virtude da presença de coliformes totais e Escherichia coli, além de turbidez e ausência de cloro residual livre. Uma lista de 25 pessoas supostamente mortas em virtude do surto de DDA, a maioria pessoas idosas, foi apresentada à magistrada.
Segundo a denúncia, o índice de turbidez da água chegou a 39% na Rua Mestre Jaú, em setembro deste ano, quando o permitido é de 5%. Foi constatado, também, que em algumas regiões, o índice de cloro é de 0,0%, em absoluta dissonância com as previsões legais, que exigem valores mínimos para esse elemento químico. Nas amostras coletadas foi detectada a presença de micro-organismos e de PH fora dos padrões exigidos.
A Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), órgão da Secretaria de Estado da Saúde, apontou que 100% das amostras, coletadas em junho de 2013, estavam com a presença de bactéria Escherichia coli. Só em Palmeira dos Índios, 7.280 casos de DDA foram notificados em 2013, havendo 10 óbitos. Em todo o estado, o número foi de 38 mortes, no período epidêmico. De acordo com a decisão, incontáveis laudos técnicos foram juntados aos autos, todos apontando a péssima qualidade da água distribuída à população daqueles municípios.

Segundo a magistrada, é necessário que se administre água de qualidade à população, sob pena de surto de DDA e das mortes terem continuidade. “A saúde pública está em risco. É chegado o momento de o Poder Judiciário intervir na situação posta, uma vez que, de forma lamentável, o Poder Executivo não solucionou o problema satisfatoriamente, apesar de todos os esforços envidados pelo MP”, alertou a magistrada, ao requisitar uma vistoria, com urgência, pelo Inmetro, de todos os tanques e carros-pipa que fazem parte do Sistema de Soluções Alternativas Coletivas de fornecimento de água dos dois municípios já citados.
Inquérito policial
O diretor geral da Polícia Civil de Alagoas, delegado Paulo Cerqueira, nomeou uma comissão chefiada pelo delegado Mário Jorge Barros para investigar as irregularidades no abastecimento complementar de água no interior de Alagoas. A recomendação para a criação desta comissão foi feita pelo Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg).
 
G1  ALAGOAS.
Carros-pipa são usados para levar água para as residências de Antônio Martins, RN (Foto: Anderson Barbosa/G1)

Em Pernambuco, vestibulares de 15 cursos são suspensos pelo MEC

Dos 270 cursos com vestibulares suspensos pelo Ministério da Educação este ano, 15 são de faculdades em Pernambuco. Na Região Metropolitana do Recife, 13 graduações foram avaliadas com conceito insatisfatório pelo MEC e não farão mais seleções de vestibular em 2013. Os dados são resultado do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) de 2012, divulgado na última segunda-feira (2). A lista de cursos penalizados, entretanto, foi publicada nesta sexta (6) no Diário Oficial da União.
Entre os cursos suspensos, estão as graduações de administração da Faculdade deCiências Humanas Esuda, direito da Faculdade Salesiana do Nordeste, administração da Faculdade Integrada de Pernambuco (Facipe), publicidade e propaganda da Escola Superior De Marketing e ciências contábeis da Faculdade Santa Helena.

De acordo com o MEC, os 152 cursos com vestibulares suspensos devem apresentar um protocolo de compromisso para ter direito à reabertura do processo seletivo das graduações punidas. O MEC fará uma avaliação presencial após a entrega do protocolo. Os cursos com tendências negativas deverão executar o protocolo de compromisso durante o ano para que a abertura de novas vagas seja reavaliada.

O Conceito Preliminar de Cursos (CPC) é composto por três índices que, juntos, avaliam os cursos em uma escala de 1 a 5. Os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) correspondem a 55% da nota, que são somadas a análises de infraestrutura e instalações (15%), além dos recursos didático-pedagógicos e do corpo docente. Eles correspondem aos 30% restantes da composição da nota.

Os cursos que obtiveram conceitos 1 ou 2 estão sujeitos a medidas administrativas. Uma delas é a suspensão de novas vagas no próximo vestibular da faculdade. Este ano, foram avaliados 8.184 cursos de 1.762 instituições de ensino superior. Em 2009, 27% dos cursos avaliados obtiveram conceitos 1 ou 2. Segundo os dados, em 2012, a porcentagem caiu para 12%.

Confira abaixo a lista de cursos suspensos nas faculdades pernambucanas:
FACULDADECURSONOTA EM 2012
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaruciências contábeis1,794
Escola Superior de Relações Públicas (Recife)secretariado executivo1,865
Faculdade de Ciências Humanas Esuda (Recife)administração1,708
Escola Superior de Marketing (Recife)publicidade e propaganda1,873
Escola Superior de Marketing (Recife)administração1,823
Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas (Ipojuca)ciências contábeis1,827
Faculdade Santa Helena (Recife)administração1,922
Faculdade Salesiana do Nordeste (Recife)administração1,853
Faculdade Salesiana do Nordeste (Recife)direito1,688
Faculdade Luso-brasileira (Carpina)ciências contábeis1,783
Faculdade Europeia de Administração e Marketing (Jaboatão)administração1,725
Instituto de Ensino Superior de Olindadireito1,936
Faculdade Santa Helena (Recife)ciências contábeis1,189
Faculdade Metropolitana da Grande Recife (Jaboatão)publicidade e propaganda1,812
Faculdade Integrada de Pernambuco (Recife)administração1,774
Procuradas pela equipe do G1, a assessoria de comunicação da Faculdade Metropolitana do Recife informou que a lista de cursos ainda está sob análise. Já a Facipe garantiu que o resultado do curso de administração é uma exceção e que a direção já está traçando estratégias de melhorias. A diretoria geral da Faculdade Esuda informou que o vestibular para o curso de admnistração não será alterado, e que aguarda o MEC entrar em contato diretamente com a gestão da instituição. O G1 procurou as demais faculdades para saber se elas pretendem apresentar o protocolo de compromisso ao MEC, mas ainda não teve retorno
postado por blog do Flávio galdino

Mulher grávida pede carona e acaba sendo estuprada em Praia Grande, SP

Caso foi encaminhado à Delegacia Sede de Praia Grande (Foto: Carolina Ramires/ G1)
Uma grávida de 30 anos foi vítima de um estupro na madrugada desta quarta-feira (4), em Praia Grande, no litoral de São Paulo. O crime ocorreu pois a mulher teria pedido carona a um desconhecido na rua.
Segundo informações da Polícia Civil, a vítima informou que estava saindo da própria casa, que fica no bairro Samaritá, em São Vicente, para ir à casa de uma prima. Seguindo a pé, a mulher pediu carona para um estranho, que estava em um carro prata. O homem então desviou o caminho e acabou parando em Praia Grande. Dizendo estar armado, ele abusou sexualmente da vítima, grávida de três meses.
Em seguida, o suspeito teria andado mais um pouco com o veículo e deixou a vítima próxima ao terminal Tatico. A mulher se dirigiu a um posto de gasolina que fica perto do local e pediu ajuda.
A vítima foi socorrida no Pronto Socorro Central de Praia Grande e, depois, registrou ocorrência na Delegacia Sede de Praia Grande. Policiais investigam o paradeiro do suspeito.
Por Blog do Flávio Galdino às 07:50

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

OURICURI-PE: Duplo Homicídio – Tiroteio no centro comercial da cidade deixa dois mortos

 O duplo assassinato aconteceu por volta das 09h00min de hoje, sexta-feira (06), em frente ao estabelecimento denominado Barraco da “Dona Creuza” localizado próximo ao cruzamento das Avenidas Fernando Bezerra e Antônio Pedro da Silva, bem no centro comercial da cidade de Ouricuri – PE. Segundo informações da polícia, dois indivíduos em uma motocicleta de características não informadas, já chegaram atirando contra as vítimas José de Arimatéa Santana, popular Zé de Elói, comerciante, casado, 35 anos e Fabiano Vieira Damasceno, popular Fafá do Ônibus, 35 anos, que não resistiram e faleceram no local do crime. Em seguida os homicidas fugiram tomando destino ignorado.
De acordo com informações da polícia, o alvo dos criminosos seria a primeira vítima José de Arimateia, popular Zé de Elói, ele que era proprietário de um Bar e Restaurante na Barragem dos Algodões no município de Ouricuri – PE. Que a segunda vítima Fabiano Vieira Damasceno, popular Fafá do Ônibus, que é proprietário e motorista do ônibus que fazia a linha Ouricuri/Povoado do Matias em Parnamirim, teria sido atingido por balas perdidas. Várias guarnições da PM permanecem em diligências com o objetivo de localizar e prender os homicidas. O caso foi registrado e já estar sendo investigado pela equipe do CVLI (Crimes Violentos Letais e Intencionais) da 24ª DESEC de Araripina – PE. Fotos: Cariri Filho (Reportagem: Nilson Macedo)

Cadela é morta a tiros no meio da rua e causa revolta em cidade do RN

Um homem matou uma cadela a tiros no centro de Nísia Floresta, município da Grande Natal, no final da tarde desta quarta-feira (4). O fato comoveu os moradores da cidade e revoltou que presenciou a violência. A delegacia de políciarecebeu informações de que o autor dos disparos é um policial militar e que ele estava fardado. O caso aconteceu por volta das 17h.

O animal morava na rua, mas era alimentado e cuidado por comerciantes da região. De acordo com agentes da Delegacia de Nísia Floresta, testemunhas disseram queo policial atirou porque a cadela teria latido para ele. Apesar de várias pessoas presenciarem o fato, ninguém procurou a DP depois para denunciar o suspeito. Durante a noite, um senhor disse aos policiais civis saber quem atirou. Ele foi orientado pela polícia a procurar a corregedoria da PM. Através de abertura de processo, a delegacia poderá investigar o caso. 

Morador da cidade, Agripino Júnior, de 26 anos, disse que toda a população está revoltada. A cadela era conhecida como Anita. “Cheguei lá dois minutos depois. A cidade está revoltada. Além de matar a cadela, ele também colocou a vida de pessoas em perigo”, afirmou. Ainda de acordo Agripino, a bala disparada atravessou o corpo do animal e parou perto de algumas pessoas que estavam na rua.

A dona de casa Maria do Socorro Souza, de 42 anos, estava em casa quando ouviu o tiro. Ela foi até o local, como outras pessoas, e ficou comovida com a situação.  "Dá pena do bicho, que não tinha nenhuma maldade", contou. Ela conta que já tinha visto a cadela, apesar denão saber seu nome ou de quem era.

Fonte: G1 RN 

Campos Sales-CE: Operação ‘Sono Profundo’ prende casal acusado de executar homem a tiros

As policias Militar e Civil da cidade de Campos Sales prenderam na manhã desta quinta-feira, 05, duas pessoas acusadas de terem envolvimento na execução de Dauvan José dos Santos, morto a tiros no último dia 17 de Novembro, no Distrito de Roncador, zona rural da cidade de Salitre.

Maria Fabiana, residente naquele distrito e Janailton, popularmente conhecido com Geno, residente em Lagoa dos Crioulos -- ambos em Salitre -- foram presos durante a Operação intitulada “SonoProfundo”, em alusão ao nome da localidade onde o crime foi cometido.

Em depoimento aos inspetores de Campos Sales, testemunhas afirmaram que o crime teria sido motivado por uma briga entre Fabiana e a vítima. De acordo com a polícia, cerca de um mês antes da execução, Dauvan havia agredido sua então namorada, Fabiana. Esta não prestou nenhum boletim de ocorrências, no entanto, avisou ao seu ex-namorado, Janailton, sobre as agressões.

Geno no intuito de reatar o antigo romance, tramou junto com Fabiana a morte de seu desafeto que, naquele momento, já tinha rompido o namoro com Fabiana e namorava outrajovem. Na noite do crime, os acusados aguardaram o momento em que Dauvan saia da casa de sua nova namorada. A vítima então foi seguida e assassinada em uma viela da região.

Muito embora o crime tenha sido esclarecido, o Delegado responsável pelo caso, Sérgio Pereira, ressaltou que "outras testemunhas serão ouvidas nos próximos dias". Fabiana e Janailton estão detidos na cadeia de Campos Sales.

Policial reformado é assassinado ao tentar impedir assalto em Lotérica da Cohab V

violencia
O policial militar reformado Paulo de Souza foi assassinado no início da noite de ontem (5), enquanto tentava impedir um assalto a uma casa lotérica do bairro Cohab V, zona oeste de Petrolina.
De acordo com as informações, quando Paulo estava saindo do estabelecimento foi surpreendido por dois criminosos que tentavam praticar o assalto. Um deles estava armado e efetuou disparos contra o policial. O crime aconteceu na Rua 80.
A vítima chegou a ser socorrido por populares, mas não resistiu e morreu a caminho do antigo Hospital de Traumas. Após o crime a polícia realizou rondas no local, mas não conseguiu identificar os responsáveis.
Fonte Carlos Brito
por blog do Flávio Galdino

Assim como em 2006, Brasil estreia contra a Croácia na Copa

Comitiva da Fifa, dirigentes, ex-jogadores e técnicos chegam ao local do sorteio e já ocupam seus lugares

A seleção brasileira terá um deja vu em sua estreia na Copa de 2014. Cabeça de chave do Grupo A, o time comandado por Felipão medirá forças com a Croácia, no dia 12 de junho, na Arena Corinthians. As duas seleções também se enfrentaram no primeiro jogo da Copa de 2006, na Alemanha, com vitória canarinho por 1 x 0, gol de Kaká.

O segundo compromisso do Brasil no Mundial será no dia 17, em Fortaleza, ante o México. O último desafio na fase de grupos será no dia 23, ante Camarões, em Brasília.

Bodocó: Fazendeiro de 50 anos é executado a bala em simulação de assalto a sua residência

O crime aconteceu por volta das 18h15min desta quinta-feira (05), no interior da residência da vítima localizada no Sítio Retronco, próximo a Vila Bom Jardim no município de Bodocó. Segundo informações da polícia, José Barbosa de Souza, fazendeiro, casado, 50 anos, se encontrava no interior de sua residência quando chegaram dois indivíduos em umamotocicleta Honda BROS de cor vermelha, adentraram na casa e deram voz de assalto, ordenando que todos ali presentes se deitassem no chão. Logo, em seguida, os criminosos perguntaram pela pessoa da vítima e quando a mesma respondeu que era a pessoa procurada, um dos indivíduos lhe executou com vários disparos de arma de fogo.


Após a ação criminosa, os homicidas fugiram sem nada levarem de assalto do local tomando destino incerto e ignorado. Testemunhas informaram à polícia que enquanto um dos criminosos agia no interior da residência o outro guarnecia a porta de entrada da residência. Durante a fuga, os indivíduos ainda efetuaram dois disparos contra o veículo de uma pessoa que presenciou a ação criminosa. Pra polícia, a autoria e o motivo do crime ainda são desconhecidos, porém, o caso será investigado pela equipe do CVLI(Crimes Violentos Letais e Intencionais) da 24ª DESEC de Araripina. 
(Reportagem: Nilson Macedo) 

AOS 95 ANOS, MORRE NELSON MANDELA E O MUNDO LAMENTA

O ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, morreu nesta quinta-feira, 5 de dezembro de 2013. Líder da luta contra a segregação racial e primeiro presidente do país, Mandela tinha 95 anos e há muito lutava contra doenças decorrentes do período em que permaneceu preso.

Nelson Mandela "faleceu", declarou o presidente sul-africano Jacob Zuma em mensagem à Nação. "Nosso querido Madiba terá funerais de Estado e as bandeiras serão colocadas a meio pau a partir desta sexta-feira e até seus funerais", disse Zuma.

O ex-presidente vivia em Johannesburgo com a mulher Graça Machel, viúva de Samora Machel (1933-1986), ex-presidente moçambicano.

Pelo mundo, vários líderes lamentaram o falecimento do ex-presidente da África do Sul. No Brasil Dilma disse em nota que "O governo e o povo brasileiros se inclinam diante da memória de Nelson Mandela e transmitem a seus familiares, ao presidente Zuma e aos sul-africanos nosso sentimento de profundo pesar. O exemplo deste grande líder guiará todos aqueles que lutam pela justiça social e pela paz no mundo". 


Para Lula o "mundo perdeu uma das pessoas mais extraordinárias que eu já conheci". "Compensa conhecer a história do Mandela porque ele servirá de exemplo", reforçou. O ex-presidente disse ainda que Mandela merecia ter um bom descanso. "Se existe um lugar no mundo para a vida depois da morte, se existe um paraíso, o Mandela merece estar nele", afirmou. E brincando concluiu a sua "homenagem" dizendo. "E espero aprender o caminho (do paraíso) para ir atrás."

Fonte blog Novo Araripe

MAIS NOTÍCIAS SOBRE ROUBO NA CASA DE PROFESSORA EM ARARIPINA - OPERAÇÃO DAS POLÍCIAS DO CEARÁ E PERNAMBUCO CAPTURA LADRÕES TORTURADORES


Uma operação conjunta entre as equipes da polícia militar de Pernambuco através do GATI e policiais do Ronda do Quarteirão da PM do Ceará, mais precisamente do Destacamento de Salitre, conseguiram capturar os indivíduos que haviam roubado um veículo Mitsubishi Pajero de cor branca, Placa PFB- 4565, vários objetos e jóias de uma residência no centro de Araripina na madrugada de ontem, terça-feira, 02/12, da vítima Maria de Fátima Albuquerque Lima, de 59 anos, viúva, professora. 
Os indivíduos foram identificados por José Felipe de Jesus Santos, foto acima, 18 anos, desocupado, solteiro, residente na Rua Hortência Pereira Lima, mais precisamente em frente à residência da vítima e apreender o menor de 16 anos das iniciais A.L.S. residente às margens da BR-316, foto abaixo. Os dois durante o roubo agrediram tanto a professora a socos e pontapés que a mesma teve que ser atendida no Hospital Santa Maria e depois transferida para Petrolina. 
Eles foram detidos por uma equipe da PM do Ceará quando estavam com o carro da vítima estacionado em frente a um bar, bebendo e comercializando os produtos roubados, entre eles, relógios de marcas, tablet, aparelho celular, Micro System, entre outros. 
A PM de Salitre entrou em contato com a PM de Araripina e descobriram que os indivíduos estavam foragidos e procurados pela polícia pernambucana. Eles foram autuados em flagrante na DPC de Ouricuri e depois recambiados para Araripina. 

Fonte Fredsom Paiva

por blog do Flávio Galdino às 07:03

Notícias mais vistas: