Contato

Acessibilidade e Cidadania em Primeiro Lugar - Contato: (87) 9 9157-9862

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Cuidador para cadeirante

Grande exemplo de cuidador "gente boa" no filme "Intocáveis"
As limitações que uma deficiência trazem são únicas para cada pessoa, o que causa um grau maior ou menor de dependência. Geralmente tetraplégicos tem maior dependência do que paraplégicos, mas mesmo isso varia de caso para caso e há tetraplégicos totalmente independentes. Mas há deficiências que, por suas características próprias, demandam acompanhamento constante. Quando o deficiente tem uma limitação severa, ele precisa de ajuda todos os dias, muitas vezes até mesmo para sair da cama. Em um caso assim, é fundamental contar com alguém para ajudar na manhã seguinte, senão a pessoa nem da cama sai. A família geralmente é a solução, porém é muito complicado para qualquer um hoje em dia parar toda a rotina para cuidar de alguém. As pessoas precisam trabalhar, sair, viajar, e não dá para ficar "por conta". O que acontece muitas vezes é o "revezamento", cada um dedica parte do dia ao cuidado. Ou então o companheiro (a) faz as vezes de cuidador. Mas e quando há imprevistos? Não dá para depender disso. Nestes casos, a solução é contratar um cuidador.
Minha "cuidadora" é minha mulher!
Mas contratar um cuidador não é tarefa fácil, é preciso ser alguém com experiência, pois dadas as limitações em questão, muitas vezes é necessário até conhecimentos de enfermagem ou medicina. É preciso ser alguém de confiança, pois vai passar muito tempo na casa da pessoa, vai lidar com momentos íntimos, sem contar a possibilidade de abuso, que infelizmente ainda existe. Às vezes o fator confiabilidade pesa muito mais que a experiência. Então, como contratar alguém? Quantos contratar para ter a segurança de ter alguém 24 horas? Quanto pagar? E até mesmo, como viajar de férias ou a estudos e levar alguém que dê segurança tendo tão grande dependência? Estas perguntas são individuais e dependem das necessidades de cada um. Nunca precisei de cuidador, mas o que percebo é que muitas vezes as pessoas contratam por indicação, já que o fator confiança é importante. Mas nada impede de encontrar aquela pessoa que vai encaixar com nossas necessidades. Só tem que procurar, e dar um pouco de sorte.
Esses dias tive contato com dois cadeirantes, um homem e uma mulher, com este mesmo problema, contratar um cuidador. E os dois moram sozinhos. Ele tem 25 anos, mora em Aracaju e tem uma deficiência chamada Artroghiphoses, que impede que alguns músculos se fortaleçam e encurta certos tendões dos membros, é uma doença que possui várias "versões" e a dele afetou os membros superiores e inferiores. Ele não tem o desenvolvimento dos músculos que o ajudem a levantar o braço para lavar a cabeça por exemplo e a mão não consegue esticar toda, na verdade o tendão a puxa para baixo e suas pernas já sofreram certas e longas cirurgias para melhorar sua forma. Hoje ele conta com um cuidador, e está em busca de outra pessoa. O e-mail dele é oscarlwr@gmail.com, se alguém souber de alguém, entra em contato.
Aline é de BH e precisa de cuidadora
Ela se chama Aline, tem 35 anos, mora em Belo Horizonte e é Jornalista, Relações Públicas e Especialista em Marketing (uau, quanta coisa); ela sofreu lesão medular nas vértebras C4, C5, C6 por acidente automobilístico há quatro anos e dois meses; tem pouca mobilidade física, e usa cadeira motorizada. Ela precisa de cuidados 24 horas por dia, na realização das atividades do dia a dia como higiene pessoal, auxilio na higienização do apartamento e das cadeiras, cama hospitalar, roupas além dos cuidados com a alimentação. Os cuidados se estendem no acompanhamento médico. Ela conta hoje com duas cuidadoras no regime 24 x 24 horas, e está em busca de uma substituta para uma delas, que sai em maio. As peculiaridades da lesão medular como cateterismo e transferência são ensinadas por ela.
Como já percebi que muitos posts do blog servem como ponte de contato entre pessoas, sugiro que quem tiver interesse no assunto, que esteja precisando de um cuidador ou que seja cuidador oferecendo seus serviços, dê o contato nos comentários, dizendo de que cidade é. Se você sabe do contato de alguém de confiança, pode deixar também. Ou então, se não quiser que fique exposto, envie para o e-mail do blog (blog.cadeirante@gmail.com), terei prazer em colocar as pessoas em contato.

Publicado por Blog do Flávio às 17:22

POLICIA MILITAR PRENDE DOIS MENORES COM MOTOCICLETA ROUBADA

Os menores foram apresentados na Delegacia de Polícia da cidade de Santa Cruz
 Em rondas no distrito São Domingos município de Brejo da Madre de Deus, o efetivo do GATI juntamente com a GT-021, se depararam com dois menores de 14 e 17 anos em uma motocicleta Honda FAN-150c de cor preta e placa KG-6771. Ao ser feita a abordagem e a consulta do veículo, foi constatado que o mesmo tinha sido roubado no último domingo, dia 04 de maio.
 Os menores infratores foram conduzidos para a Delegacia de Polícia da cidade de Santa Cruz do Capibaribe, onde ficaram a disposição da justiça.
Do: Blog Agreste Notícia / Blog do Flávio galdino às 16:58

Cobra chama a atenção de populares na Barra do Longá

Por volta da 16h00  de segunda-feira (05), uma cobra sucuri que media aproximadamente 6m, apareceu na entrada do povoado Barra do Longá às margem da estrada que dá acesso a cidade de Buriti dos Lopes. O fato chamou à atenção de dezenas de curiosos ao ver o tamanho da cobra naquele local.
A Polícia Militar foi acionada para manter o controle na estrada, mas o que mais chamou atenção dos populares depois de 40 minutos de espera por uma solução para colocar a cobra em seu habitat natural foi um senhor popularmente conhecido como "Índio da Mata". O homem se aproximou e pegou a cobra e saiu sozinho levando a mesma pelos braços como se fosse um animal de estimação.



Fonte: Portal do Longá / Via Boca do Povo Para o Blog do Flávio galdino de Araripina-PE

ARARIPINA – DISTRITO DO MORAIS E PONTA DA SERRA – TRIO COM ROUPA DO EXÉRCITO E FORTEMENTE ARMADO REALIZA DOIS ASSALTOS E ROUBA VEÍCULOS

Por volta das 06:00 da manhã de ontem, terça-feira 06/05, a vítima Orestes Quércia dos Santos, de 27 anos, estava largando do serviço onde é porteiro e seguia para sua residência no sítio Sangradouro, zona rural do município em sua motocicleta Honda Fan 125 de cor preta, ano 2003, placa KJR-1131, quando na chegada ao Distrito do Morais, mais precisamente nas imediações da fábrica Maxx Amido, foi abordado por três elementos vestidos com fardamento do Exército Brasileiro, os quais portavam armas de fogo curtas e longas e se diziam policiais, e tomaram sua moto de assalto. Em seguida fugiram com destino à localidade da Ponta da Serra. A polícia militar foi informada e durante diligências na Ponta da Serra, tomaram conhecimento que os mesmos elementos haviam abandonado a moto e tomaram de assalto outro veículo, um Fiat Strada de cor prata, pertencente a empresa AM Gesso Ltda, que estava sendo conduzido pelo gerente José Damasceno Coelho, de 24 anos, o qual vinha com mais outras duas pessoas que também foram rendidas. Após tomarem o carro os bandidos seguiram em fuga levando as vítimas como reféns, as quais foram abandonadas próximo à Ferrovia Transnordestina entre o Distrito de Nascente e Gergelim. Depois os bandidos continuaram a fuga com destino ao Distrito Barra de São Pedro ou Trindade. Várias viaturas realizaram diligências, mas os elementos e nem o carro foram localizados. O caso foi registrado na DPC local. 

Fonte - Polícia Civil e Polícia Militar de Pernambuco

Reportagem - Fredson Paiva

Postado por Blog do Flávio Galdino às 14:55

Dupla faz sexo em gramado de igreja e choca convidados de casamento

 Wilson Benally e Sandra Kruser foram presos ao fazerem sexo em frente a igreja durante casamento nos EUA (Foto: Divulgação/Salt Lake City Police Department)
Wilson Benally e Sandra Kruser foram presos ao fazerem sexo em frente a igreja durante casamento nos EUA (Foto: Divulgação/Salt Lake City Police Department)
Por volta das 18h, a polícia foi chamada por um convidado da festa ao observar a cena bizarra que ocorria perto da igreja e que ambos os envolvidos não eram conhecidos dos noivos, de acordo com o site “The Smoking Gun”.
Quando o oficial chegou ao local, viu Wilson Benally, de 56 anos, e Sandra Kruser, de 60 anos, deitados na grama e mantendo relações sexuais aparentemente embriagados, sem se preocuparem com os olhares curiosos (e horrorizados) do público.
O policiais precisou separar o casal a força, já que ambos ignoraram as ordens para que interrompessem o ato imediatamente. Em seguida, ambos foram presos em flagrante por atentado ao pudor e embriaguez pública, além de uma acusação de invasão de propriedade.
Sandra Kruser teve fiança estabelecida em R$ 4.659 enquanto que Wilson ficou com a fiança estipulada em R$ 5.148. O senhor já havia sido preso 102 vezes nessa mesma cadeia, enquanto que sua companheira já foi detida em outras 15 ocasiões diferentes.
G1

Felipão anuncia convocados da Seleção para a Copa do Mundo


CONVOCACAO_SELECAO-4 (Foto: Infoesporte)
O Brasil já tem seus 23 representantes para disputar a Copa do Mundo em casa em 2014. O técnico Luiz Felipe Scolari divulgou nesta quarta-feira a lista de convocados da Seleção. A grande surpresa foi o zagueiro Henrique, do Napoli, que ganhou a disputa com Miranda, Dedé, Marquinhos e Réver por uma vaga na defesa. 
- O Henrique é um jogador em que confio. Gosto do futebol dele. Ontem (terça-feira), toda a comissão técnica observou uma série de detalhes para a indicação do quarto zagueiro. Tivemos nossas discussões, por que isso ou aquilo, e decidimos pela convocação do Henrique - explicou Felipão, durante entrevista coletiva. Antes de revelar os convocados, Felipão pediu o apoio da torcida aos nomes escolhidos.
- A partir da divulgação dos nomes, queria solicitar a nossos torcedores que os nossos 23 convocados sejam muito bem recebidos e tratados como sempre fomos tratados. E que todos juntos nós, a direção, a imprensa e os torcedores tenhamos um norte, para seguirmos em direção a conquistar o que desejamos, que é conquistar o campeonato aqui no Brasil. Independentemente de cores e do que cada um pensa, tenham certeza que eles farão o possível para conseguir os objetivos - disse o treinador.Na próxima terça-feira, Felipão vai convocar mais sete jogadores, que ficarão de sobreaviso caso algum dos escolhidos inicialmente seja cortado. O anúncio será feito através do site oficial da CBF.

ALTO DA BOA VISTA RECEBE PREFEITO E COMITIVA EM NOITE DE INAUGURAÇÕES

araripina
 prefeito Alexandre Arraes, a primeira dama Roberta Arraes e comitiva foram recebidos com festa na noite desta terça-feira, (06), no Alto da Boa Vista, quando chegaram para inaugurar, juntamente com a população, as novas instalações do CRAS II e ESF – Estratégia de Saúde da Família.
araripina1De início a comitiva e o público presente ouviram a apresentação dos alunos do projeto Música em Cena do Alto da Boa Vista que aproveitaram a ocasião para fazer um convite à primeira dama Roberta Arraes para ser madrinha da turma. Muito emocionada, Roberta aceitou a missão de cuidar das crianças do projeto.
Em seguida, o prefeito, na companhia de lideranças políticas e secretários municipais, entregou camisetas aos idosos do projeto “Viver melhor”, assistidos pela prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Social.
araripina2O prefeito Alexandre Arraes em seu discurso enfatizou que o CRAS II e o ESF do Alto da Boa Vista fazem parte do cumprimento de metas do seu plano de governo visando melhorar a vida da população e que em apenas quase dois anos de mandato já conseguiu inaugurar quatro novas Estratégias de Saúde da Família (Distrito Nascente, Vila Serrania, Cavalete I e Alto da Boa Vista I) compromisso sério com a população de Araripina. Anunciou também, em breve inaugurações dos ESF’s com reformas no Sítio Santana, Cavaco e Morais; e com ampliações: Lagoa de Dentro e José Martins.
araripina4Alexandre Arraes não deixou também de reconhecer as dificuldades enfrentadas pelo Município com os esgotos estourados, calçamentos e asfalto destruídos, principalmente depois das fortes chuvas que caíram nos últimos dias. No entanto, afirmou que a situação não vai ficar assim e que a prefeitura estará intensificando com mais força ainda a recuperação de esgoto colocando equipes dia e noite para resolver o problema imediatamente.
araripina6araripina3Acrescentou que o Município abrirá, nos próximos dias, processo licitatório para a construção de calçamento e asfalto em diversos pontos da cidade, projetos inseridos no FEM (programa do Governo do Estado de apoio às prefeituras). Ainda agradeceu ao grupo político que o acompanha por acreditar no trabalho e na força da união pelo desenvolvimento de Araripina.
araripina5Ao som da Banda Maestro Álvaro Campos e na companhia de lideranças políticas locais, vereadores, secretários municipais, assessores, e toda comunidade presente, o prefeito fez o corte da fita comemorativa, dando por inaugurada a nova sede do CRAS II e em seguida o descerramento da placa do ESF no Alto da Boa Vista I, após os atos solenes, todos os presentes foram convidados a conhecer as duas novas instalações.  
ASCOM  – PMA (Fotos: Fabiano Alencar)

Cabra sofre anomalia e nasce com duas cabeças no Sertão de PE

Cabra com duas cabeças nasceu na Zona Rural de Petrolina, PE (Foto: Gabriela Coelho da Silva / Arquivo pessoal)
Um fato inusitado aconteceu em uma propriedade na Zona Rural de Petrolina, Sertão pernambucano. Nesta terça-feira (6) no Sitio Novo Alto, próximo ao distrito de Uruás, uma cabra nasceu com as duas cabeças.
Ela não consegue ficar em pé e nem se alimentar sozinha. O criador de animais Antônio Alves alimenta o bicho com leite com o auxílio de uma colher, já que não é possível mamar diretamente da mãe.
A cabra, que pariu o filhote com a anomalia, tem três anos e esse foi seu o segundo parto. Mas, segundo o criador, o nascimento deste filhote foi doloroso. “Foi um parto muito difícil. Nós passamos umas duas horas para tirar o filhote. Mas a cabra teve umas seis horas de sofrimento durante o parto”, relatou Antônio. 
O veterinário, Felipe Sento Sé, foi até o sítio para avaliar o estado de saúde do filhote. Segundo o profissional, o que aconteceu foi uma anomalia incompleta provocada por uma mutação genética.
“Neste caso houve uma anomalia incompleta porque não há a duplicação total encefálica. Não são duas cabeças diferenciadas. Isso aconteceu no início da formação do embrião e pode ter sido provocado por vários motivos”, explicou.
Ainda segundo o veterinário, o animal está bem. Não tem febre e as frequências respiratórias e cardíacas estão normais, mesmo assim a chance de sobrevivência é pequena.
“Geralmente a maioria desses animais que nasce assim morre em poucas horas. Ele já tem mais de 24 horas de vida, mas pode vir a óbito a qualquer momento. Não tem o que ser feito, não existe cirurgia para correção. Agora é só aguardar e torcer para que ela consiga viver o máximo possível já que não sente dor”, afirmou Felipe.
G1 

Revoltados com falha no metrô do Recife, passageiros fecham PE-05

Grupo colocou uma geladeira nos trilhos após problema nos trens (Foto: Bruno Fontes/TV Globo)
Passageiros do metrô do Recife interditaram a Avenida Belmino Correia (rodovia PE-05), em Camaragibe, na Região Metropolitana, em protesto contra a suspensão parcial das operações do ramal ferroviário, na manhã desta quarta (7), devido a uma falha técnica. Eles colocaram blocos de concreto e atearam fogo em pneus para fechar a via. O trânsito está parado no sentido Recife-São Lourenço e vice-versa. Um grupo também colocou uma geladeira velha nos trilhos para impedir a circulação das composições. O Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChoque) foi acionado e acompanha o ato. Uma equipe do Corpo de Bombeiros também está no local.

A falha técnica afeta a circulação das composições da Linha Centro do metrô. O problema tirou de operação 4 dos 8 trens do ramal Camaragibe, prejudicando cerca de 50 mil pessoas, segundo a assessoria de imprensa do metrô. Com isso, o intervalo de embarque nas plataformas das estações Camaragibe, Cosme e Damião, Rodoviária (TIP), Curado e Alto do Céu, aumentou de 10 para 25 minutos.

Devido à falha, passageiros que têm como destino o Centro do Recife estão sendo obrigados a embarcar em coletivos no Terminal Integrado de Camaragibe ou usar outros meios de transporte. Revoltados, eles bloquearam a Avenida Belmino Correia e também reclamam de falta de ônibus no terminal.
Tânsito está parado no sentido Recife-São Lourenço e vice-versa (Foto: Bruno Fontes/TV Globo)Tânsito está parado sentido Recife-São Lourenço
e vice-versa (Foto: Bruno Fontes/TV Globo)
Rotas alternativas
O diretor de Trânsito de Camaragibe, Adeilson de Souza, pede aos condutores que evitem trafegar pelo município e usem rotas alternativas. “Quem vem da Zona da Mata para o Recife, deve seguir pela BR-408, entrar na BR-232, para acessar a capital. Quem trafega no sentido contrário, deve pegar a 232 e, consequentemente, a 408, evitando a PE-05. Outra alternativa para quem segue pela Zona da Mata é seguir por Aldeia e entrar em São Lourenço pela Estrada da Telebrás”, orientou.

O problema no metrô foi registrado por volta das 17h da terça (6), no entanto as chuvas que atingem a Região Metropolitana dificultaram o reparo na rede elétrica durante a madrugada desta quarta. De acordo com a assessoria de imprensa, técnicos estão trabalhando para tentar reestabelecer o serviço.
Para-brisa de ônibus foi danificado durante o protesto em Camaragibe (Foto: Bruno Fontes/TV Globo)Para-brisa de ônibus foi danificado durante o protesto em Camaragibe (Foto: Bruno Fontes/TV Globo)

  •  
Batalhão de Choque da PM foi acionado e está no local (Foto: Bruno Fontes/TV Globo)Batalhão de Choque da PM foi acionado e está no local (Foto: Bruno Fontes/TV Globo)

RITUAL MACABRO COM ANIMAIS MORTOS É ENCONTRADO EM BOCAINA. VEJA FOTOS!

Moradores da cidade de Bocaina-PI estão apavorados. Um ritual macabro com animais mortos foi encontrado numa estrada vicinal de uma localidade rural daquela cidade. Ao todo, são sete cabeças de caprinos sem pele e um bode decolado com sinais de sacrifício. No mesmo local foram encontrados ainda objetos como bebidas, cigarros e vasinhas encobertas de sangue. Moradores desconfiam que naquele local pode ter acontecido algum ritual de magia negra. Veja as imagens!


Fonte: Bocaina News 

Prefeitura do Recife lança 30 segundos contra o crack no Cinema São Luiz

Foto: Andrea Rêgo Barros

Em um Cinema São Luiz cheio, uma sessão de cinema se transformou em uma noite de conscientização sobre os danos causados pelo crack. Foi dessa forma que a Prefeitura do Recife lançou a campanha 30 segundos contra o crack, nesta segunda-feira (5). O projeto utiliza como arma de enfrentamento uma campanha de prevenção ao uso da droga através de vídeos de meio minuto produzidos por cineastas pernambucanos que serão exibidos durante a programação das redes de televisão locais.

Idealizada pela Secretaria de Segurança Urbana do Recife, a iniciativa é uma das ações do Plano Municipal de Atenção Integrada ao Crack e outras Drogas e do Pacto Pela Vida do Recife. 

O projeto contou com a parceria da ONG holandesa Fundação Van Leer, voltada para a defesa dos direitos de crianças e adolescentes, e com o Centro Josué de Castro.
Segundo o prefeito Geraldo Julio, esta ação reforça o comprometimento da gestão no combate ao uso de drogas e faz parte de um conjunto de ações do Pacto pela Vida do Recife. “No início do meu governo lançamos o Pacto, e que somado a outras atividades que a prefeitura desenvolve tem uma atuação integrada de combate às drogas. Não só ação de polícia, mas ações de prevenção, são extremamente importantes. Aqui juntamos vários cineastas para realizar filmes que certamente vão tocar muitas pessoas. De maneira inovadora no Brasil, lançamos essa campanha audiovisual na esperança de somar forças para vencer esta guerra”, declarou o gestor.

Para o projeto foi destinado o valor de R$ 10 mil por filme, fruto da parceria com a Fundação Van Leer e o Centro Josué de Castro. Além do material audiovisual, também foi produzido um site para reforçar a campanha (www.30scontraocrack.com.br), que contém seções informativas de como ajudar ao usuário junto aos endereços e telefones dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) especializados no tratamento da droga. “Oito olhares formam um discurso muito maior do que um único, então a ideia foi investir nessa multiplicidade. O resultado além de abrangente é múltiplo, então com isso conseguimos chegar a diferentes parcelas de público, e esse é o objetivo do projeto, comunicar com o maior número de pessoas possível”, ressaltou o jornalista André Dib, curador do projeto.

Nomes conhecidos do cinema local como Antônio Carrilho, Camilo Cavalcante, Kátia Mesel, Kleber Mendonça Filho, Marcelo Lordello, Marcelo Pedroso, Neco Tabosa e Tuca Siqueira, foram os responsáveis pela concepção dos nove filmes que irão ser veiculados gratuitamente em todas as emissoras de TV de Pernambuco. De acordo com o secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, os vídeos irão permitir que este debate chegue de forma mais direta às pessoas.

“Queremos promover a reflexão nas escolas, nas casas, alertando e orientando as pessoas sobre os perigos do crack. A linguagem que os cineastas utilizaram vai ser muito facilmente absorvida pelos jovens, e vai ser um mecanismo de alerta muito importante para a sociedade”, destacou.

Com sessão gratuita, o lançamento reuniu cerca de 400 pessoas que encheram a plateia do histórico Cinema São Luiz. Entre os presentes, participantes do Conselho Regional de Psicologia, Conselho Estadual de política sobre drogas, Secretaria de Defesa Social do Estado, e de várias ONG’s de prevenção às dependências. A médica e assessora da presidência do Uruguai, Raquel Peyraude, também prestigiou o evento.

Gráfico aponta aumento da aprovação no rendimento escolar de Araripina

A Prefeitura de Araripina, através da Secretaria Municipal de Educação vem mostrando eficiência e melhorias na prestação de serviços públicos educacionais, trabalhando em equipe para assegurar o sucesso do processo de ensino-aprendizagem dos alunos atendidos na rede.

Para dar total transparência às ações desenvolvidas e objetivos alcançados, a Gestora Cybele Batista Arraes, através do Departamento de Dados e Estáticas apresenta o gráfico de rendimento escolar referentes ao período 2012/2013 mostrado na imagem acima.

Para a secretária, dentre os principais objetivos estratégicos, “destacamos o aumento do índice de aprovação escolar e a diminuição do número de evasão nas nossas escolas, fazendo com que os resultados e a qualidade no ensino possa ser a garantiam do novo tempo que juntos trabalhamos para o desempenho dos estudantes”, disse.

ASCOM / ARARIPINA

Pai do menino Bernardo pode ser punido por omissão

Menino Bernardo Boldrini, de 11 anos, encontrado morto no interior do RS
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul negou nesta terça-feira um habeas corpus para libertar o médico Leandro Boldrini, preso por suspeita de participação no assassinato do filho Bernardo Boldrini, de 11 anos, no mês passado. A decisão, de caráter liminar, foi do desembargador Nereu José Giacomolli, da 3ª Câmara Criminal. Para o desembargador, a omissão do pai pode ser considerada uma forma de participação dele no crime. A defesa diz que o médico é inocente.
“Não há como serem afastadas as fundadas razões de autoria ou participação”, escreveu o desembargador em seu despacho. O documento também traz outro trecho, no qual o Judiciário coloca em suspeita a conduta omissa de Leandro Boldrini: “Em primeiro lugar, não se pode afastar nem mesmo a hipótese, senão comissiva, de omissão penalmente relevante. São fartos os relatos de que o pai não se omitia apenas dos cuidados para com o filho, mas também de defendê-lo das investidas da madrasta. Sua postura negligente e omissa, portanto, à luz de seus deveres legais de proteção e vigilância, pode configurar a participação nesse modo”.
O advogado Jader Marques, que protocolou novo pedido nesta segunda-feira, argumentou que as duas outras acusadas que confessaram participação na morte de Bernardo, a madrasta Graciele Boldrini e a amiga dela Edelvânia Wirganovicz, inocentaram o pai do menino em depoimento à Polícia Civil. Assim como Leandro Boldrini, ambas estão presas temporariamente. O criminalista também disse que não há indícios da participação de Leandro Boldrini na morte do filho e que não haveria perigo se ele fosse posto em liberdade.
O juiz Marcos Luís Agostini, da 1ª Vara Criminal de Três Passos (RS), já havia negado na sexta-feira um pedido da defesa para libertar o pai de Bernardo. Foi ele quem decretou as prisões temporárias, solicitadas pela Polícia Civil, até que a investigação seja concluída. Os responsáveis pelo inquérito policial suspeitam que Leandro Boldrini tenha auxiliado a mulher Graciele a encobrir o crime.
O prazo de trinta dias da prisão se encerrará no dia 14 de maio. Até lá, a Polícia Civil deverá pedir a extensão do prazo por mais trinta dias ou apresentar ao Ministério Público e à Justiça o indiciamento formal dos três suspeitos por homicídio triplamente qualificado. (Veja)

Cinco suspeitos de linchamento estão sendo identificados, diz polícia

Homem agrediu dona de casa com um pedaço de madeira em Guarujá, SP (Foto: Reprodução / TV Globo)
O delegado Claudio Rossi, da Delegacia Sede de Guarujá, no litoral de São Paulo, informou que cinco pessoas suspeitas de participação no linchamento da dona de casa Fabiane Maria de Jesus, de 33 anos, no sábado (3), em Guarujá, no litoral de São Paulo, estão sendo identificadas. Segundo o delegado, um suspeito detido nesta terça-feira (6) já teve a prisão temporária decretada. 
Fabiane foi atacada por uma multidão depois da publicação de um retrato falado em uma página no Facebook de uma mulher que realizava rituais de magia negra com crianças sequestradas. A dona de casa morreu na manhã de segunda-feira (5) após passar dois dias internada no Hospital Santo Amaro.
Valmir Dias Barbosa, de 48 anos, foi detido no bairro Morrinhos, a mesma região onde a vítima morava e foi atacada. Segundo a polícia, ele confessou a participação na agressão que acabou resultando na morte de Fabiane. O homem foi reconhecido após as imagens do linchamento terem sido entregues à polícia. Outras duas pessoas foram levadas à delegacia. Segundo a polícia, elas testemunharam os fatos, conheciam a vítima e o homem que foi preso.
Barbosa foi encaminhado para a Delegacia Sede de Guarujá no início da noite, depois que sua prisão temporária foi decretada. Ele alegou que tem filhos e que participou da ação por acreditar que as acusações à vítima, de que sequestrava crianças para rituais de magia negra, eram verdadeiras. 'Aconteceu e aconteceu. Não posso fazer mais nada', disse ele.
De acordo com o delegado, Barbosa é o principal suspeito do crime, já que teria sido ele quem acertou a cabeça de Fabiane com um pedaço de madeira. "Dá a impressão que aquilo piorou a situação dela, o que contribuiu e reforçou que seja ele o principal autor desse homicídio", afirma.
O delegado diz que, após a morte de Fabiane, começaram a ser veiculadas na internet e na mídia várias imagens, já que havia cerca de 200 pessoas no local. "Hoje veio a informação do indivíduo que teria dado uma paulada na vítima, que aparece mais em destaque. Tínhamos o endereço dele, os policiais do 1º Distrito Policial de Guarujá, coordenados pelo delegado Lara, foram ao local, prenderam o indivíduo e o conduziram à delegacia. Ele prontamente confessou a sua participação. Também foram localizadas duas testemunhas que estavam com o Valmir. Elas confirmaram essa versão. Uma delas tirou Valmir do local. Essa pessoa foi ouvida", explica.
  •  
GNews - Mulher espancada em SP (Foto: globonews)Mulher foi espancada e morta em Guarujá, SP
(Foto: Reprodução / GloboNews)
Segundo o delegado, outras cinco pessoas aparecem em algumas imagens e a polícia depende da identificação e do endereço desses suspeitos para encontrá-los. "A população está colaborando, estão informando, viram que cometeram um absurdo, uma barbaridade. Até mesmo as pessoas que estavam no local aplaudindo, concordando, gritando, depois viram a realidade, viram que tinham cometido uma injustiça e estão colaborando conosco", diz.
Como havia muitas pessoas no local, Rossi explica que algumas não serão identificadas. "Alguém vai sair sem ser punido, sem ser identificado nesse caso. Todos que, de alguma forma, participaram, deveriam respondem por crime de homicídio, mas sabemos que alguém vai deixar de ser responsabilizado", lamenta. Ele afirma ainda que a polícia tem a obrigação de identificar os suspeitos, mas também há o cuidado de não cometer injustiças.
Familiares e amigos carregaram caixão de mulher espancada (Foto: Anna Gabriela Ribeiro / G1)Familiares e amigos carregaram caixão de mulher
espancada (Foto: Anna Gabriela Ribeiro / G1)
Enterro
Centenas de pessoas acompanharam, na manhã desta terça-feira, o enterro de Fabiane, que deixa marido e dois filhos, um de 12 anos e outro de 1 ano. A cerimônia reuniu familiares e amigos que não se conformam com a crueldade do crime.
O enterro foi realizado no cemitério Jardim da Paz, no bairro Morrinhos. O marido de Fabiane, Jaílson Alves das Neves, disse que não sente ódio dos suspeitos. “Para mim a ficha não caiu. Apesar da brutalidade, não guardo ódio, não guardo esse sentimento ruim no coração. Espero que não aconteça com mais famílias. Essas pessoas que agrediram ela e as que assistiram e não tiveram a coragem de salvar uma pessoa inocente não deram nem tempo de defesa para minha esposa. Quero que eles reflitam e que isso não aconteça nunca com a família deles”, explica.
Familiares estenderam faixas em protesto por morte de mulher espancada (Foto: Anna Gabriela Ribeiro / G1)Familiares estenderam faixas em protesto por
morte de mulher (Foto: Anna Gabriela Ribeiro / G1)
Protesto
Após o enterro de Fabiane Maria de Jesus, dezenas de amigos e familiares realizaram uma passeata no bairro Morrinhos. A população não quer que a imagem do local fique manchada por causa do crime brutal.
Maria José Dias era amiga da vitima há 25 anos e foi a última a ver Fabiane ainda com vida. “Ela foi buscar uma bíblia que tinha esquecido na igreja. Tinha pedido para que eu não esquecesse de rezar por ela. Ela estava bonita no sábado, tinha acabado de cortar e pintar o cabelo. Ela se despediu e disse que ia ao médico. A Fabiane nunca fez mal a ninguém. Tiraram o direito de uma bebê crescer ao lado da mãe. Isso não se faz. Essas pessoas chutaram uma mãe indefesa”, afirma.
Os manifestantes levaram faixas e cartazes com pedidos de justiça. “Minha maior revolta é que eles fizeram com que a imagem do meu bairro fosse destruída. Eles acabaram com a imagem das pessoas que moram aqui e que são honestas e de bem”, explica.
Internautas criticaram administrador de página Guarujá Alerta (Foto: Reprodução / Facebook)Internautas criticaram administrador de página
Guarujá Alerta (Foto: Reprodução / Facebook)
Revolta de internautas
Dezenas de usuários da rede social criticaram duramente o administrador da página e um deles chegou a dizer que a página seria tão culpada quanto os agressores.
Em uma postagem feita no fim da tarde de segunda-feira, o dono da página afirma que está colaborando com as investigações e que não irá se pronunciar a respeito do caso para não atrapalhar o trabalho da polícia. Em alguns comentários, os usuários condenaram a publicação do retrato falado, mesmo sabendo que se tratava apenas de um boato.
De acordo com o delegado Luiz Ricardo Lara, que está à frente do caso, ainda é cedo para apontar a responsabilidade do administrador da página Guarujá Alerta. “Caso, durante a instrução do inquérito policial, seja vislumbrado que, de alguma forma, ele colaborou com o crime, na medida em que propalou esses boatos, enfim, que praticou uma infração penal, ele será responsabilizado por aquele ato”, afirma.
Retrato falado foi divulgado em 2012 (Foto: Divulgação / Polícia Civil)Retrato falado foi divulgado em 2012
(Foto: Divulgação / Polícia Civil)
Confusão
De acordo com o inquérito, o retrato falado atribuído a Fabiane havia sido feito por policiais do Rio de Janeiro, da 21ª DP (Bonsucesso), em agosto de 2012. Na ocasião, uma mulher foi acusada de tentar roubar um bebê do colo da mãe em uma rua de Ramos, na Zona Norte da cidade.
Imagens de câmeras de segurança divulgadas na época mostraram uma mulher passando com a filha de 15 dias no colo e sendo seguida pela suspeita. A vítima estava levando o bebê para fazer o teste do pezinho em um posto de saúde. Ao sair da unidade, foi surpreendida pela mulher.
Postado por Blog do Flávio Galdino ás 08:05

Notícias mais vistas: