Contato

Acessibilidade e Cidadania em Primeiro Lugar - Contato: (87) 9 9157-9862

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Anderson Silva vive drama e passa a noite no hospital; lutador está bem

Anderson Silva viveu um drama no fim da manhã de segunda-feira. Após um treino de jiu-jítsu na academia XGym, no Rio de Janeiro, o lutador sentiu fortes dores nas costas ao tentar se levantar e caiu no chão. Chorando de dor, o Spider se desesperou ainda mais ao constatar que não estava sentindo as pernas, o que durou alguns minutos. Ele foi colocado numa maca e transportado até o Hospital Barra D'Or, onde foi avaliado por um especialista em coluna, o ortopedista Sérgio Gurgel. O ex-campeão do UFC passou por ressonância magnética, tomografia e exame de sangue, e nenhum deles apontou algo grave com sua saúde. O diagnóstico foi de lombalgia (dores na região lombar) aguda, e Anderson recebeu alta na manhã desta terça, depois de passar a noite sob cuidados médicos por precaução. Ele está bem, e tudo não passou de um grande susto. As informações foram apuradas pelo Combate.com.
O Spider tem um histórico de lombalgia, portanto não foi a primeira vez que sofreu com problemas nas costas. Ele terá de tirar alguns dias de descanso e logo depois poderá retornar aos treinos. Com isso, o episódio a princípio não vai interferir na luta contra Nick Diaz, marcada para o UFC 183, no dia 31 de janeiro, em Las Vegas (EUA). Será a volta de Anderson, que não luta desde dezembro de 2013, quando sofreu uma fratura chocante na perna esquerda ao aplicar um chute que pegou de encontro no joelho do campeão Chris Weidman.
O Dr. Márcio Tannure, diretor médico da Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA) e médico pessoal de Anderson Silva, acompanhou o caso de perto e tranquilizou os fãs do lutador. Segundo Tannure, o fato de o Spider não ter sentido as pernas em determinado momento é uma coisa normal, pois foi uma espécie de reflexo, ou seja, a compressão neurológica causou dores que foram irradiadas para os membros inferiores.
- Realmente foi um susto. Ele sentiu uma dor aguda por causa da contratura. Dói muito, realmente, mas não vai mudar nada em termos de TREINAMENTO. O problema que ele teve justifica a dor, mas não vai resultar num afastamento dele, nem no cancelamento da luta - disse Tannure.
Fonte: Com informações do SporTV Combate
Publicado Por: Blog do Flávio Galdino ás 07:00 hs

Adriano é denunciado por tráfico de drogas e associação ao tráfico no RJ

O atacante Adriano, que tenta retomar a carreira no futebol francês, foi denunciado pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro nesta terça-feira. A acusação é grave: tráfico de drogas e associação ao tráfico de drogas. O primeiro crime prevê pena de até 15 anos de reclusão, e o segundo, dez. Além disso, também pode responder por falsificação de documento.
O caso será avaliado pela 29ª Vara Criminal do Rio, que vai decidir se acata ou não a denúncia oferecida pelos promotores. A denúncia foi feita pela 1ª Central de Inquéritos do Ministério Público do Rio de Janeiro.
Na denúcia, o promotor não vê a necessidade de prisão de Adriano, mas pede que seu passaporte seja recolhido, pela "possibilidade de fuga do jogador, por ser "pessoa com elevados recuros financeiros".
Para a denúncia, a promotoria se baseou em investigação da polícia que mostrou que Adriano comprou uma moto potente para um traficante da Vila Cruzeiro, comunidade onde o jogador cresceu e continuou indo mesmo depois da fama.
De acordo com a denúncia, Adriano, junto com um amigo (Marcos José de Oliveira), "consentiu que outrem utilizassem de bem de que tinham propriedade e posse, para o tráfico ilícito de drogas".
A moto comprada por Adriano, de 600 cilindradas, em 2007, foi colocada em nome da mãe do traficante Paulo Rogério de Souza Paz, o "Mica", que seria amigo de Adriano.
De acordo com o promotor do caso, na época da compra da moto a comunidade da Vila Cruzeiro era dominada pela facção Comando Vermelho, na qual Mica fazia parte. E era ele a "pessoa que autorizava ou não a entrada e saída de pessoas e a realização de eventos na região".
Para isso, "os traficantes necessitavam de veículos velozes, em especial motocicletas, pela agilidade no tráfego, que fossem legalizados e não levantassem suspeitas quando transitassem fora das comunidades dominadas pela organização criminosa." Uma outra moto, do mesmo modelo e no nome de Adriano, também teria realizado essa missão.
Pelo raciocínio da promotoria, o ex-atacante do Flamengo e da seleção e seu amigo "livre e conscientemente, ao colaborarem para a atividade do tráfico de entorpecentes, se associaram aos traficantes em atividade na Vila Cruzeiro, com a finalidade de facilitar o tráfico ilícito de drogas e as atividades afins,"
Fonte: ESPN
Publicado Por: Blog do Flávio Galdino 
05/11/2014 ás 06:45

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Em meio a crise de falta d’água, cidades da Grande São Paulo têm enchentes

Enquanto enfrenta a pior crise de falta d´água da história, a região metropolitana de São Paulo registrou, na tarde desta segunda-feira, os primeiros casos de enchente depois de uma forte chuva na atual estação chuvosa. A circulação dos trens da da Linha 7- Rubi da CPTM foi interrompida pouco depois das 16h entre as estações Franco da Rocha e Baltazar Fidelis, devido a deslizamento de terra. Em Franco da Rocha, a oeste da capital paulista, foi possível ver carros boiando e água subindo na altura de janela de casas.

O Corpo de Bombeiros utilizou bote para retirar uma pessoa que ficou presa dentro de casa por causa da enchente em Caieiras. A Rodovia Anhanguera, que liga a capital ao norte do estado, chegou a ficar interditada próximo a Cajamar, no km 36, no fim da tarde por causa de inundação. O temporal também foi forte nos municípios de Pirapora do Bom Jesus e Francisco Morato.

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da capital paulista colocou todos os bairros da Zona Norte em estado de atenção para alagamentos no meio da tarde. O alerta foi retirado às 17h35, quando a chuva diminuiu.

Também nesta tarde, foram registradas chuvas fortes na região do sistema Cantareira, o mais atingido pela seca. Segundo meteorologistas, a chuva se deslocou para Campinas e Itu, onde fica uma das represas.

Mais cedo, o governo de São Paulo havia dito que pretende aumentar o uso de outros cinco reservatórios de água da região metropolitana para diminuir a dependência do sistema Cantareira, o mais atingido pela crise de falta d’água no estado. Em 2004, a Agência Nacional das Águas (ANA) já havia recomendado que o governo usasse menos água da Cantareira. Até o início deste ano, porém, a sugestão não fora acolhida.

A chuva que caiu nos três primeiros dias de novembro não foi suficiente para elevar o nível das represas paulistas. Desde sábado choveu na região do Cantareira o equivalente a 15% do que é esperado para todo o mês. Mesmo assim, a quantidade de água armazenada caiu de 12,4%, na sexta-feira, para 11,9% — a porcentagem já leva em conta duas cotas de volume morto. No Alto Tietê, onde choveu 28% da média de novembro, o nível subiu de 6,6% para 8,8%. A meteorologia previa ao menos 100 mm de chuva até 10 de novembro.

Em visita a um hospital na Zona Norte de São Paulo, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que espera que a Sabesp, companhia de abastecimento do estado, retire do sistema Cantareira, em junho, metade da água que era retirada no início do ano. A vazão do Cantareira caiu de 33 m³/s, em janeiro, para 19 m³/s em outubro, segundo Alckmin. O governador disse que uma nova obra deve reduzir a dependência em pelo menos mais 1m³/s.

— Vamos entregar mais 1 m³/s do sistema Guarapiranga. Nós retirávamos do Cantareira 33 m³/s. Hoje nós retiramos 19 e, com esse 1 metro do Guarapiranga, vamos reduzir para 18. Nós estamos gradualmente menos dependente do Cantareira. Então, quando nós entrarmos no próximo inverno, estaremos retirando menos da metade do Cantareira.

Segundo a Sabeps, menos água está sendo retirada do Cantareira porque pequenas obras mudaram a origem da água que chega até o consumidor. O número de moradores da Grande São Paulo que recebiam água do Cantareira caiu de 8,9 milhões, em janeiro, para cerca de 6 milhões, em outubro.

Fonte: O Globo

Carro capota em Juazeiro e chama atenção de curiosos

carro capota em juazeiro2 Carro capota em Juazeiro e chama atenção de curiosos  Um acidente no início da tarde de hoje (3) em Juazeiro (BA) chamou atenção de curiosos e deixou o trânsito lento nas imediações do bairro Juazeiro VIII, periferia da cidade.
Segundo informações de um leitor, que enviou as fotos para o WhatsApp do Blog, o motorista de um Fiat Uno branco perdeu o controle do veículo, na entrada do bairro, e acabou capotando. O carro estava carregado de mantimentos. Não há informações sobre feridos.
Fonte do Carlos Brito
Postado por Blog do Flávio Galdino ás 08h49

( BOMBA) ‘Sexo e as Negas’, da Rede Globo, teria exibido pênis de ator

A série “Sexo e as Negas”, da Rede Globo, voltou mais uma vez às polêmicas. Depois de ser acusado de racismo por causa do título “as negas”, o programa escrito por Miguel Falabella teria exibido o pênis de ator durante cena de sexo. “Nada demais, quase não dá para ver”, amenizou um internauta em fórum de TV, mas que garantiu ter visto o órgão genital do ator Rafael Zulu. Vale lembrar que recentemente o Zulu revelou em entrevista que a diretora Cininha de Paula havia solicitado não usar tapa-sexo para dar mais veracidade às cenas. “A dúvida que rola: o cara se excita? Óbvio que isso acontece, mas não tá vinculado à você ficar doidão por conta da atriz ou coisa parecida. A cena pede aquela respiração, aquele posicionamento e o calor. É tudo muito real, mas profissional”, disse ele ao jornalista Paulo Sérgio.

EUA votam em eleição legislativa que definirá maioria do Congresso

Pesquisas apontam que republicanos podem ganhar maioria do Senado.
Também serão decididos deputados, governadores e propostas de lei.
Imagem de arquivo do dia 24 de outubro mostra que o Capitólio, sede do Congresso dos Estados Unidos, em Washington, passa por restauração (Foto: AP Photo/J. Scott Applewhite, File)
Os norte-americanos votam nesta terça-feira (4) nas eleições legislativas de meio de mandato, que definirão novos deputados, senadores e governadores dos Estados Unidos. São disputadas nestas eleições todas as 435 cadeiras da Câmara; 36 das 100 cadeiras do Senado; governadores de 36 dos 50 estados e três territórios, além de diversas propostas de leis estaduais em referendo.
O controle do Senado é o maior troféu dessas eleições. Os republicanos só precisam de mais seis cadeiras para conseguir maioria na casa e ter nas mãos todo o Congresso. Os democratas têm hoje 55 cadeiras do Senado, e os republicanos, 45.
Na Câmara dos Representantes, são 199 democratas e 233 republicanos, além dos três postos vagos. Segundo os analistas, a câmara permanecerá com maioria republicana.
A grande pergunta é, portanto, se os conservadores conseguirão esses seis senadores a mais e, assim, conquistar a maioria nas duas câmaras, uma situação que dificultaria muito os dois últimos anos de mandato do presidente Barack Obama na Casa Branca.

Pesquisas de intenção de voto indicam que o Partido Republicano tem grandes chances de tirar o controle do Senado das mãos dos democratas e de manter o controle da Câmara dos Representantes, conquistando cerca de 10 novas cadeiras. Das 36 cadeiras do Senado em jogo nestas eleições, 21 estão atualmente nas mãos de democratas e 15 com republicanos.
Ao lado de duas eleitoras, Barack Obama vota antecipadamente no Dr. Martin Luther King Community Service Center, em Chicago, Illinois, na segunda-feira (20) (Foto: AFP Photo/Brendan Smialowski)Ao lado de duas eleitoras, Barack Obama vota
antecipadamente em Chicago, Illinois
(Foto: AFP Photo/Brendan Smialowski)
Já nos estados, as disputas para o cargo de governador estão bem acirradas. Na Flórida, o atual governador Rick Scott, um republicano, concorre para o cargo com seu antecessor, Charlie Crist, um republicano que se tornou democrata.
No estado da Georgia, o neto do ex-presidente Jimmy Carter, o senador Jason Carter, tem os votos muito disputados com o atual governador Nathan Deal.

Na Califórnia, que enfrenta seu terceiro ano de seca, o governador democrata Jerry Brown é favorito para a reeleição. Uma de suas maiores armas de campanha foi a defesa de um projeto de lei que defende o empréstimo de mais de US$ 7 bilhões para melhorar a infraestrutura de fornecimento de água do estado.

Fatores de influência
As eleições acontecem sob influência da profunda insatisfação do eleitor com a performance de Obama. Segundo pesquisa Gallup, com dados até 19 de outubro, o governo de Obama enfrenta baixa recorde em popularidade, com apenas 41% de aprovação.

"Não parece haver muitas coisas que façam as pessoas se sentirem contentes", disse o diretor do Instituto de Políticas Públicas Paul Simon, na Universidade de Southern Illinois, David Yepsen, à agência Reuters. "Pode não ser justo, mas elas tendem a descontar esses sentimentos na Casa Branca, e eu acho que o Senado vai para os republicanos”.
"Os escândalos da administração Obama com o Serviço Secreto, os problemas da administração de veteranos, a Síria e inclusive a resposta ao ebola tornaram o presidente um grande problema para os democratas. Por isso estão fazendo campanhas locais. Em alguns casos, inclusive criticando Obama", ressaltou o professor de Ciência Política da Universidade de Iowa, Steffen Schmidt à agência Efe.
Do G1São Paulo
A chegada da epidemia de ebola aos Estados Unidos também é usada usada nas campanhas tanto por democratas como por republicanos, de acordo com a BBC. Os republicanos acusam Obama pela demora e falta de liderança ao lidar com a situação. Já os democratas dizem que o corte do financiamento a agências de saúde ligadas ao governo, feito pelos republicamos, teve influência no problema.
No entanto, há a possibilidade de que o partido com o controle do novo Senado não seja conhecido na noite desta terça e que a disputa vá para segundo turno. Segundo uma análise do “The New York Times”, as disputas nos estados de Louisiana e Georgia podem não ser definidas em primeiro turno. O segundo dia de votação seria realizado em dezembro e janeiro, respectivamente.
Os norte-americanos, que não têm a obrigatoriedade do voto, também podem participar dessas eleições antecipadamente. Pelo menos 16,7 milhões de pessoas de 31 estados já votaram, de acordo com monitoramento feito pela agência Associated Press. O presidente Obama votou em Chicago no dia 20 de outubro.
Referendos
Os norte-americanos também são consultados por 125 propostas de leis estaduais sobre temas de diversos setores.
No Alaska e no Oregon, os eleitores decidem sobre a permissão do uso recreacional de maconha, enquanto a Flórida poderá permitir o uso médico da substância.
O Oregon também escolhe se o estado deve exigir que fabricantes de comida informem nos rótulos quais produtos são alimentos geneticamente modificados.
Temas relacionados ao aborto estão em votação em, pelo menos, três estados. No Colorado, decide-se se um bebê em gestação entra para a definição de uma pessoa ou uma criança no código criminal. Já na Dakota do Norte, os americanos escolhem se a vida começa na concepção do feto. No Tenessee, uma proposta visa alterar a lei estadual para permitir que os legisladores estaduais aprovem, alterem ou revoguem leis sobre o aborto.
Também estão em jogo temas como o aumento do salário mínimo, o direito de caça e pesca e o financiamento público a programas de educação infantil.

ARARIPINA – BAIRRO DA BOMBA – MOTO TOMADA DE ASSALTO AINDA NÃO FOI LOCALIZADA

Uma moto Honda CG 150, cor preta, ano 2010, placa KGY-3777, a qual foi tomada de assalto por volta das 21:00 da última terça-feira 28/10, às margens da BR-316 no Bairro da Bomba, ainda não foi localizada. De acordo com a vítima Mateus de Souza Mendes, de 22 anos, o mesmo estava parado em frente a RR Pneus, quando foi abordado por dois elementos não identificados que estavam em uma moto Yamaha YBR de cor vermelha, os quais armados anunciaram o assalto, levando a moto da vítima e tomando destino ignorado. Ainda segundo a vítima os bandidos aparentavam ter 23 anos, sendo um magro e moreno e o outro galego magro. O caso foi registrado na DPC local. Qualquer informação que leve ao paradeiro da moto, favor entrar em contato pelo fone 87-3873-1187, que entraremos em contato com a vítima, a qual pagará uma boa recompensa.

MOTO ABANDONADA LOCALIZADA NO CANAL SÃO PEDRO

Uma moto que estava abandonada nas imediações do Canal São Pedro foi localizada pelo GATI por volta das 20:00 de quinta-feira 30/10. Trata-se de uma NX Bros 125 de cor vermelha, placa KGL-5932/PE. Segundo populares a moto estava sendo empurrada por dois indivíduos que abandonaram a mesma no local e fugiram à pé, tomando destino ignorado. A moto foi removida para a DPC local, onde o caso foi registrado.

MOTO ABANDONADA TAMBÉM EM OURICURI

Na Lagoa do Desterro, Distrito de Barra de São Pedro, zona rural do município, outra moto abandonada foi localizada pela PM. No local os policiais localizaram uma moto Yamaha Factor sem placa. O veículo foi localizado por volta das 06:50 da manhã de quinta-feira 30/10, sendo a mesma recolhida ao Pátio da DPC loca, onde o caso foi registrado.

Fonte - Polícia Militar de Pernambuco

Reportagem - Fredson Paiva

Postado por Blog do Flávio Galdino via Fredsom Paiva ás 06h44

ARARIPINA-PE: Presidiário em regime semiaberto é acusado de furto qualificado

Araripina - PE 04/11/2014 Atualizado ás 06h33
Na madrugada de sábado (01), por volta das 04h00min, a PM tomou conhecimento de um furto qualificado a residência na Praça da Boa Vista no bairro Alto da Boa Vista na cidade de Araripina – PE. De acordo com informações da polícia, um indivíduo teria adentrado na residência da vítimaJosé Verício da Silva, aposentado de 75 anos, arrombado um armário de ferro no interior de casa de onde subtraiu a quantia de R$ 600,00(seiscentos reais) e vidro de perfume. Um ex-presidiário do presídio de Salgueiro em regime semiaberto foi apontado como autor do delito, porém, o mesmo não foi localizado. O caso será investigado pela DPC da 200ª Circunscrição de Araripina – PE.  (Reportagem: Nilson Macedo)

Homem é morto com tiro no rosto na Zona Rural de Bodocó

Corpo foi encontrado nesta segunda-feira (3).
Crime aconteceu no Sítio Serra da Matinha, na Zona Rural da cidade.
Um homem de 32 anos foi morto nesta segunda-feira (3) no Sítio Serra da Matinha na Zona Rural de Bodocó, no Sertão pernambucano. De acordo com a Polícia Militar (PM), o corpo foi encontrado dentro de sua residência. A vítima foi atingida por um um disparo de espingarda tipo soca-soca no rosto.
Segundo informações da PM, ele teria discutido no domingo (2) com uma pessoa não identificada. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) e a Polícia Civil do muncípio está investigando o caso.

Atualizado 04/11/2014 ás 06:06
Fonte Blog do Roberto 

Direto da redação Blog do Flávio Galdino ás 06h07

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Confira algumas fotos de Bruna Marquezine no ensaio para revista masculina

Depois de ser considerada a Mulher Mais Sexy do Mundo em votação feita pela revista Vip, Bruna Marquezine topou posar para o seu primeiro ensaio sensual, que estampa a capa de novembro da publicação.
Em belas fotos, a atriz posou em cenários paradisíacos no mar, em uma lancha e nas areias do arquipélago pernambucano, Fernando de Noronha.
Durante o bate papo com a revista, ela falou sobre sua relação com o sucesso cada vez maior: "Não abro mão de fazer tudo o que gosto. Nem pela fama", declarou, desprendida das exigências que a sociedade implica ao seu comportamento de ‘pessoa pública’.
O ensaio na íntegra e a lista completa das 100 + Sexy de 2014 estão na edição de novembro da publicação. Vale a pena conferir!
Mulherão! Bruna Marquezine sensualiza em ensaio para revista masculina
Mulherão! Bruna Marquezine sensualiza em ensaio para revista masculina


Do g1 / o Blog do Flávio Galdino ás 05:25

Eita soldado de sorte Soldado da PM fardado é fotografado beijando bumbum de mulher seminua

m soldado da Polícia Militar de Goiás foi fotografado beijando o bumbum de uma mulher seminua. O agente estava fardado e, de acordo com a corporação, pertence ao Serviço de Interesse Militar Voluntário Estadual (Simve). A assessoria de imprensa da PM informou ao G1 que tomou ciência do fato na sexta-feira (31) e que já foi aberta uma sindicância para apurá-lo.

Até que o procedimento seja concluído, o soldado foi afastado do policiamento nas ruas e atuará no setor administrativo. Em nota, a PM explicou que o policial já "foi apresentado na Corregedoria, onde foram tomados os termos de declaração e iniciado o procedimento administrativo de apuração dos fatos e atribuição de responsabilidades”.

A polícia disse que apura ainda o local e a data onde foi tirada a foto, se o militar estava a trabalho e também na companhia de um colega, uma vez que o patrulhamento sempre é feito em duplas.

A previsão para a conclusão da sindicância é de 30 dias, podendo ser prorrogado por mais 20 caso haja necessidade. Não foi informado que tipo de punição o soldado pode sofrer em decorrência da investigação.

Fonte: G1 GO

Estação do trem de Juazeiro está relegada ao abandono

Um dos mais importantes e raros prédios que resgata um pouco da história de Juazeiro do Norte e o seu desenvolvimento está abandonado. A antiga estação ferroviária está servindo de abrigo para dependentes químicos, inclusive de crack, e local de encontros sexuais para pessoas que vivem na rua. Assaltos têm ocorrido na área com frequência e a população reclama o descaso.

Há vários anos se debate a possibilidade de tombamento do prédio, que precisa passar por uma recuperação. Uma reunião está prevista para acontecer nos próximos dias com técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para tratar da possibilidade de tombamento do imóvel.

A estação ferroviária foi um projeto, que para alguns historiadores, remetia ao lado visionário do Padre Cícero, que escolheu uma área distante do centro da cidade, para construir a estação, que traria desenvolvimento local. Foi em 1925 que a estação foi inaugurada pelo sacerdote. Algumas pessoas não entenderam o porquê da distância.

Destaque

A professora Assunção Gonçalves, já falecida, foi contemporânea do padre e disse que ele chegou a destacar o crescimento da cidade no futuro. Ocorreu ao ponto de ultrapassar o longínquo prédio e bem distante dali haver bairros com o nome de Novo Juazeiro. Ficou apenas a história e mais uma estação abandonada, que caso não haja cuidados necessários para se fazer a reforma e preservação do espaço, será destruída.

A secretária de Cultura e Turismo de Juazeiro, Marli Bezerra, disse que o prédio chegou a ser adquirido pelo município e o pensamento é recuperar e transformar o espaço em algo atrativo, com difusão do artesanato regional, por meio de exposições e divulgação da cultura e feiras regionais.

Ainda não há uma perspectiva dessa melhoria e nem um projeto específico, algo que deverá ser definido apenas após a reunião com os técnicos. "Temos o objetivo de fazer o resgate da memória da nossa cidade e esse prédio é um dos poucos e mais antigos que nos resta", diz ela. Muitos sobrados antigos existentes em Juazeiro, principalmente no centro da cidade, estão fechados, deteriorados pela ação do tempo, ou passaram a estacionamento de veículos.

Ela admite que Juazeiro já perdeu a grande maioria dos seus prédios históricos e que, nesse aspecto, tem sido uma cidade praticamente sem memória. Parte desse acervo poder ser visto apenas nas fotografias.

Precariedade

O prédio da estação é uma dessas obras do passado bastante depredada. As portas e janelas, quebrados, demonstram o estado de precariedade, os dois banheiros no prédio estão destruídos e com lixo no entorno. Mesmo durante o dia, transeuntes, como a faxineira Francisca Pereira, passa todo o dia nas proximidades, mas a cada dia ela afirma que está com mais medo, por já ter ouvido falar em assaltos ocorridos na área. Principalmente no fim da tarde, ela afirma que moradores de rua se aproximam do prédio. Parte das paredes está pichada e com desenhos. Em 2009, integrantes da Associação Amigos da Artes (Amar), ainda decidiram ocupar parte do prédio, mas não por muito tempo. O local, além de ter sido a estação há várias décadas, também já chegou a abrigar a histórica gráfica Lira Nordestina.

Há mais de sete anos, já se falava num projeto para a recuperação do prédio, transformando-o num ambiente dinâmico de geração de artes e formação de artistas, além de importante ponto turístico para a cidade. Ainda não há nada definido no que diz respeito aos valores que podem ser destinados para a reforma.

A estação chegou a garantir uma dinâmica maior à cidade nos seus primeiros anos de independência política e possibilitava a integração entre as principais cidades da região, como Crato, Missão Velha, Barbalha, Iguatu e Fortaleza. A ideia era fomentar o desenvolvimento das localidades, aproveitando a fase de produção do algodão.

O comerciante Welson Mota decidiu ir até a estação e fazer um registro do que ele considera um descaso e decidiu levar às redes sociais a sua indignação. Ele lembra da estação como local de abrigo da Lira Nordestina, além e ser palco de apresentações artísticas. "Enquanto a juventude não tem para onde ir, temos um excelente local no Centro que poderia ser foco de atrações culturais", afirma.

Em agosto deste ano, foi aprovado projeto de lei na Câmara local, que declara como patrimônio histórico e material a pedra fundamental da estação do trem. É o marco de fundação da estação de trem ferroviário Rede de Viação Cearense da (RVC), em 12 de setembro de 1925.

A historiadora Ana Paula Monteiro Martins ressalta a situação de abandono do prédio e lembra que, no entono da estação, nasceram bairros importantes, como Franciscanos, São Miguel e Salesianos. Os trens foram desativados no fim da década de 1980 e a estação ferroviária continuou lá, inerte. "O tempo passou e nenhuma restauração foi feita. Nenhum reparo. Tomaram de conta do prédio vândalos e insetos. Tentaram criar um núcleo cultural, uma espécie de "mercado" onde alguns artesãos poderiam vender seus artigos. Mas, um novo projeto sem estrutura que logo caiu no esquecimento e na falta de concretização" avalia.

Fique por dentro

Prédio foi inaugurado por Padre Cícero

O prédio histórico da estação ferroviária de Juazeiro do Norte é uma das principais referências ainda presentes na cidade, mas em estado de abandono e já bastante depredado pelos vândalos. Inaugurado pelo Padre Cícero, em setembro de 1925, representa os primeiros passos para o desenvolvimento do Município. O fluxo de passageiros chegou a ser intenso até a década de 1970, entrando em declínio a partir de 1980, quando o transporte rodoviário se sobrepôs mais fortemente sobre o sistema ferroviário. Moradores das proximidades reclamam dos riscos de estar perto e do abandono do local.

Mais informações:

Secretaria de Cultura e Romaria de Juazeiro
Memorial Padre Cícero
Praça do Cinquentenário
Telefone (88) 8877-3402

Fonte: Diário do Nordeste
Livro - Laranja Mecânica - Edição Especial 50 Anos
 Comentários
Nixon Aragão
Juazeiro do Norte - CE


sábado, 1 de novembro de 2014

Homem tenta matar outro a pedradas em Distrito de Araripina

Distrito de Gergelim foi palco de uma tentativa de homicídio nesta quinta (31)
José Batista Modesto de 51 anos, retornava do trabalho pra casa nesta quinta - feira (30), e ao passar no Distrito de Gergelim em Araripina, foi abordado por José Nilson Tavares de Sousa, 44 anos, onde discutiram e entraram em vias de fato.
Nilson agrediu José Batista com uma pedrada na cabeça. A vítima foi socorrida por populares ao hospital local.
A GT fez diligências no intuito de capturar o imputado, porém não lograram êxito. O ocorrido foi registrado na DPC para as medidas julgadas cabíveis.

Fonte policia Militar
Do blog do Roberto/ Blog do Flávio Galdino ás 10h58

Assaltantes do Banco do Brasil de Uauá-BA morrem em troca de tiros com a PM

Banco do Brasil, na cidade de Uauá, foi assaltado, na manhã desta quinta-feira (30), deixando um vigilante baleado com três tiros. Os meliantes  encapuzado ainda levaram 3 reféns em uma pick-up Strada. O valor finaceiro levado pela quadrilha ainda é desconhecido.
alt
Na manhã desta sexta-feira (31), dois homens foram mortos durante troca de tiros com a Polícia Militar, na caatinga de Tapamuté, no município de Curaçá-BA. Eles são acusados de participação no assalto à agência do Banco do Brasil de Uauá, ocorrido esta semana.
Os policiais militares de Uauá receberam apoio do CPRN, base da CIPE-Caatinga, CICOM e 5ª CIPM do 5° BPM de Canudos para cercar os assaltantes, na tentativa de prendê-los, mas eles resisistiram à prisão e dois acabaram mortos.
Ainda estão envolvidas na perseguição aos outros integrantes do grupo, três guarnições da 45ª CIPM de Curaçá e três guarnições da CIPE-Caatinga.

Fonte Blog do Dr. Roberto Gonçalves

Postado por Blog do Flávio Galdino ás 10h50

Notícias mais vistas: