Contato

Acessibilidade e Cidadania em Primeiro Lugar - Contato: (87) 9 9157-9862

terça-feira, 7 de março de 2017

Governo de Pernambuco entrega amanhã em Araripina sementes aos agricultores do Araripe


Amanhã quarta-feira (08) pela manhã a partir das 08:00h, o secretário de agricultura do governo de Pernambuco Nilton Mota,  estará entregando sementes de qualidade para o plantio aos agricultores do Araripe na sede do IPA na cidade de Araripina, estará presente a deputada estadual Roberta Arraes,  vice-presidente da Comissão de Agricultura da Alepe representando o governador Paulo Câmara.

Por Dante Arruda / Blog do Flávio Galdino

PROGRAMA LEITE DE TODOS É IMPLANTADO EM TRINDADE - PE

A Prefeitura Municipal de Trindade, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Governo Estadual traz o Programa Leite de Todos, que busca reduzir as deficiências nutricionais das famílias carentes, com prioridade para crianças, gestantes e nutrizes, diária e gratuita de um litro de leite fluido pasteurizado pra família.
A estratégia estabelecida pelo órgão do Governo envolvidos no programa espera alcançar os seguintes resultados:
  • Redução da mortalidade infantil e incidência de doenças dos beneficiários;
  • Promoção da melhoria dos padrões de saúde e qualidade de vida das famílias carentes;
  • Fortalecimento das cadeias produtivas da bovinocultura;
  • Redução do êxodo rural.
    O Programa começa em 2017 e visa atender, de início, 250 famílias, com a distribuição de 1 litro de leite pasteurizado, diariamente, na zona rural e urbana da cidade. Onde será distribuído o leite 02 vezes por semana aos beneficiários, localizado no Programa PE no Batente, AV. Central Norte, por trás do Honda, sendo nas terças-feiras e sexta-feira de cada semana.
    Para a secretária Rosilene Miranda, é uma conquista grande na gestão do prefeito Dr. Everton Costa (PSB), sabendo que os municípios passam por momentos de crise. “As famílias trindadenses vão ter um alimento saudável em suas mesas, podendo melhorar sua renda, pois o dinheiro que era utilizado para o leite, agora irá servir para suprir uma outra necessidade da família”, frisou.
    Da Assessoria de Imprensa – PMT

PUBLICIDADES BLOG DO FLÁVIO GALDINO 99115 0086


Deputada estadual Roberta Arraes cumpre agenda política em Ouricuri - PE

Roberta Arraes se reuniu com várias lideranças do município e concedeu entrevista em duas emissoras de Rádio: Cultura FM  e Voluntários da Pátria.
Por Martinho Filho / Foto: reprodução
A deputada estadual Roberta Arraes (PSB) esteve nesta segunda-feira, 06, visitando o município de Ouricuri, um dos mais importantes do Sertão Pernambucano. A parlamentar se reuniu com várias lideranças do município, ocasião em que ouviu dos mesmos as principais demandas que devem ser defendidas junto ao Governo do Estado e posteriormente colocadas em prática trazendo benefícios para a população. Ela estava acompanhada do ex-prefeito de Araripina, Alexandre Arraes e assessores.
Em Ouricuri, Roberta Arraes concedeu entrevista em duas emissoras de Rádio: Cultura FM (aos radialistas Chico Cezar, Sebastião e Berg Dial) e Voluntários da Pátria (ao radialista Bruno Moraes). Em ambas os principais temas levantados pelos comunicadores e os ouvintes que participaram por telefone ao vivo foram saúde, obras hídricas e segurança.
No quesito Saúde, Roberta Arraes explicou que já tinha feito um levantamento das principais prioridades do setor e que as mesmas foram relatadas ao governador Paulo Câmara. Citou por exemplo a construção do Instituto de Medicina Legal (IML), que de acordo com ela os recursos já estão garantidos e alocados para este fim. Deixou claro que defende a construção do IML na cidade de Ouricuri, até pela sua situação geográfica o que permite atender aos demais municípios do Araripe.
Outra obra citada por Roberta Arraes e que num prazo de pelo menos 40 dias estará sendo inaugurado e com as portas abertas para atender a população é a UPAE – Unidade de Pronto Atendimento e Especialidades. Segundo ela, o governador garantiu que está faltando apenas o fechamento do convênio de credenciamento do equipamento com o Ministério da Saúde para a sua plena abertura. “Estamos defendendo e buscando destravar essas demandas que já são pedidos antigos da população. E recebemos a sinalização do nosso governador para solucionar essas duas questões. Além disso, também cobramos do governador uma melhoria no Hospital Regional Fernando Bezerra, tanto na parte estrutural quanto operacional”, relatou a parlamentar.
Questionada sobra a ausência do governador na região que tem sido motivo de reclamação por parte das lideranças políticas e também da população, a parlamentar disse que compreendia essa necessidade de uma maior proximidade do chefe do executivo estadual com o sertão do Araripe. Para tanto, ela confirmou que em audiência com Paulo Câmara relatou essa situação e obteve do mesmo a resposta de que estaria construindo uma agenda de trabalho em todas as micro regiões de Pernambuco e no Araripe a cidade escolhida é Ouricuri. “O governador vai promover encontros regionais para definir as prioridades das cidades e com isso determinar as ações do governo para os próximos dois anos. Na região do Araripe esse encontro será na cidade de Ouricuri. Está faltando apenas definir a data dessa agenda de trabalho”, confirmou.

Programa ‘Leite de Todos’ começa a beneficiar famílias a partir de hoje em Ouricuri-PE, Veja!!!

A Prefeitura Municipal de Ouricuri, através da Secretaria de Assistência Social, convida os beneficiários do Programa Leite de Todos para comparecerem na sede da Secretaria de Assistência Social, nesta terça-feira (07/03) a partir das 13h para recebimento do leite. O beneficiário deverá levar o cartão do Programa Bolsa Família e o documento de identidade.


      Informamos que a relação com os nomes dos beneficiários está disponível na Secretaria de Assistência Social, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) nos bairros Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora de Fátima, Capela de São Braz e Unidades de Saúde da Família.

                                                          Atenciosamente,

                                                   Ana Karolyne B. Barros 
                                                           Secretária de Assistência Social

ASCOM

Suspeito de furtar dois cavalos para praticar assalto é detido no Agreste

Animais foram recuperados pela guarda municipal de Santa Cruz do Capibaribe (Foto: Divulgação/Secretaria de Defesa Social)Um homem foi detido na segunda-feira (6) suspeito de furtar dois cavalos para praticar assaltos em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a secretaria de Defesa Social do município, outro suposto assaltante conseguiu fugir e não foi localizado.

Ainda segundo a secretaria, a dupla estava assaltando nas proximidades de um centro de compras do município. Com o suspeito que foi detido, a guarda municipal encontrou três celulares - que haviam sido roubados. 

O suposto assaltante e os dois cavalos foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de Santa Cruz do Capibaribe. Do G1 PE

Pedras foram usadas para conter vazamento em barragem no Sertão

Pedras com mais de uma tonelada foram usadas para conter o vazamento (Foto: Divulgação / Assessoria)
Equipes técnicas do Ministério da Integração Nacional conseguiram vedar neste domingo (5) totalmente o vazamento no reservatório Barreiro, em Sertânia, no Sertão de Pernambuco. De acordo com as informações repassadas pelo Ministério, as obras de reforço da estrutura da barragem foram realizadas e contaram com a colocação de rochas, com mais de uma tonelada para selar o vazamento.
Medidas foram implantadas visando à mitigação dos danos causados pelo vazamento, entre elas, o cadastramento de todas as famílias afetadas pelo vazamento, com vistas a levantar os danos causados em benfeitorias, equipamentos, móveis, lavoura e criação, para definir futuras indenizações, cruzamento de dados sociais com cadastro das prefeituras e sindicatos, com vistas a ter o melhor quadro possível de eventuais afetados e danos materiais, Assistentes sociais estão na região prestando esclarecimentos às famílias atingidas.
Ministro
Nesta segunda-feira (6) o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, faz uma vistoria na obra de contenção do vazamento.  A chegada dele está prevista para ocorrer de 11h40. Na sequência ele visita cidades na Paraíba.
Obras
As obras do reservatório Barreiro foram iniciadas em março de 2014 e finalizadas em setembro de 2015. O início do enchimento se deu em 25 de fevereiro deste ano e a saída das águas pela estrutura de controle aconteceu no dia 27 do mesmo mês, totalizando dois dias de enchimento. O reservatório, que tem comprimento de 1,91 km e 14,39 metros de profundidade, possui capacidade de 2.612.000 m³.
Do G1  PE

Idoso é detido pela 32ª vez no Ceará por maus-tratos a animais

Idoso transportava 104 periquitos australianos divididos em duas caixas de plásticos, dois pavões, 13 porquinhos da índia, mais 15 tipos de pássaros (Foto: Divulgação/BPMA)
Um idoso de 71 anos foi detido e autuado pela 32ª vez por crimes ambientais na manhã desta segunda-feira (6) pelo Batalhão de Policiamento do Meio Ambiente. O suspeito foi flagrado transportando 131 animais de forma irregular no trajeto entre Ceará e Piauí.
O idoso foi preso no Centro de Fortaleza esperando um ônibus para a cidade de Parnaíba, no interior do Piauí. Ele estava com 104 periquitos australianos divididos em duas caixas de plásticos, dois pavões, 13 porquinhos da índia, mais 15 tipos de pássaros diferentes tipos, todos sendo transportados de maneira irregular e caracterizando maus-tratos.
Homem foi liberadp após autuação (Foto: Divulgação/BPMA)Homem foi liberado após autuação (Foto: Divulgação/BPMA)
Segundo a Polícia Militar, o idoso partiu de João Pessoa e planejava ir com os animais para Parnaíba e de lá pegar outro ônibus para ir a Chapadinha, no Maranhão.
O homem foi autuado pelos crimes de transporte ilegal e maus-tratos, conforme as lei de crimes ambientais. Ele foi conduzido para o 34° Distrito Policial, no Centro de Fortaleza. Após a autuação, o idoso foi liberado.
Do G1

CHARGE DO DIA


POSTO QUE NÃO REPASSAR QUEDA DE PREÇO DE COMBUSTÍVEL PODERÁ SER PUNIDO

Encontra-se na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal, projeto da senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) que torna crime contra a ordem econômica o não repasse imediato, ao consumidor, da diminuição do preço dos combustíveis realizada pela refinaria. 
A senadora reclama que a mais recente redução de preços, efetuada pela Petrobras em novembro nos combustíveis vendidos nas refinarias, não foi sentida pelos consumidores que abastecem seus carros nos postos de gasolina.
— Os lucros dos postos de combustíveis aumentam de forma absurda, fruto da prática desses cartéis, que são acordos espúrios, ilegais e nocivos que lesam o consumidor e a economia do país como um todo — argumenta Rose. A proposta aguarda a sugestão de emendas por parte dos demais senadores. Em caso de aprovação, poderá seguir diretamente para a análise da Câmara dos Deputados.

Fonte: Senado Federal 

Conheça os sinais ignorados antes de um infarto

Você conhece os sinais que antecedem um infarto? Um estudo médico realizado pelo Imperial College de Londres, na Inglaterra, descobriu que, entre 2006 e 2010, 16% das pessoas que morreram devido a ataques cardíacos haviam sido internadas nos 28 dias anteriores. De acordo com informações da BBC Brasil, a pesquisa, publicada recentemente na revista científica The Lancet, mostrou que sintomas como desmaio, falta de ar e dor no peito foram observadas até um mês antes da morte em alguns dos casos analisados. 

Os pesquisadores analisaram registros hospitalares de 135.950 pessoas com mortes por infarto no Reino Unido durante quatro anos. Desses pacientes, 21.677 não tiveram seus sintomas cardíacos identificados durante a internação. “Médicos são muito bons em tratar ataques cardíacos quando eles são a principal causa, mas não tratamos muito bem ataques secundários ou sinais sutis que podem apontar para um infarto que termine em morte num futuro próximo”, explica Perviz Asaria, médico e 

Isso chama atenção para um possível descuido dos médicos, de acordo com Jeremy Pearson, diretor médico do Instituto Britânico do Coração. “Essa falha na detecção de sinais de alerta é preocupante. E esses resultados devem levar os médicos a serem mais vigilantes, reduzindo a chance dos sintomas se perderem e, em última análise, a salvar mais vidas.”

Sintomas do infarto
Nem sempre a dor no peito é o sintoma mais percebido em casos de ataque cardíaco, principalmente entre mulheres, idosos e diabéticos. Podem ser percebidas dores em outras partes do corpo, como o braço – na maioria das vezes, o esquerdo – mandíbula, pescoço, costas e abdômen. Outros sintomas comuns do infarto são:
Transpiração
Falta de ar
Tosse ou chiado
Sensação de tontura
Ansiedade

Casos de negligência
Alguns casos têm seus diagnósticos confundidos. A britânica Alison Fillingham, enfermeira de 49 anos, estava trabalhando quando sentiu uma dor profunda no pescoço e na clavícula. Na ambulância, ela foi diagnosticada com um ataque de pânico, mas após exames de sangues feitos no hospital, descobriram que, na verdade, Alison havia sofrido um ataque cardíaco.

“Eu fui enfermeira por 24 anos, mas eu não achava que era algo relacionado com meu coração. Meus sintomas não eram típicos. Você espera sentir uma dor no peito, mas não foi nada daquilo”, conta ela, que relatou falta de urgência durante os socorros. “Se meu ataque cardíaco não tivesse sido diagnosticado no hospital, minha artéria teria bloqueado completamente e eu não estaria aqui agora.”


Fonte: Veja.com

segunda-feira, 6 de março de 2017

Mega-Sena: Ninguém acerta e prêmio acumula em R$ 58 milhões

Ninguém acertou a Mega Sena desse sábado (04) e o prêmio acumulou para R$ 58 milhões. As seis dezenas do concurso 1.909 sorteou os números : 11 - 40 - 43 - 45 - 47 - 57.

A Quina teve 27 acertadores. Cada um ganhou R$ 122.896. Outras 4.423 pessoas acertaram a Quadra. O prêmio, neste caso, é de R$ 1.071,73 para cada.

O concurso 1.910, que será realizado na próxima quarta-feira (08), será o maior prêmio do ano até agora. As apostas podem ser feitas até as 19h nas casas lotéricas. Um jogo simples, com apenas seis números, custa R$ 3,50.

Por Blog do Flávio Galdino

FLUMINENSE CAMPEÃO 2017 DA TAÇA GUANABARA EM CIMA DO FLAMENGO

O Fla-Flu deste domingo (05) foi digno de uma final de campeonato no Estádio Nilton Santos. Após cinco gols e duas viradas, o Fluminense sofreu o empate por 3 a 3 do Flamengo na etapa final e precisou dos pênaltis para conquistar a Taça Guanabara.

O desenrolar do clássico foi digno de roteiro de cinema, com o Fluminense abrindo contagem aos quatro minutos com Wellington Silva. William Arão empatou aos oito, e Éverton virou aos 23. O Tricolor voltou a estar na frente com Henrique Dourado e Lucas, mas Guerrero empatou em cobrança de falta. Nos pênaltis, porém, Réver e Rafael Vaz perderam, e Marcos Junior converteu a cobrança que deu a 10ª Taça Guanabara ao Tricolor.

O Fluminense volta a conquistar o troféu após cinco anos. O título garante ao Tricolor uma vaga na semifinal do Campeonato Carioca. A festa nas Laranjeiras deve durar até domingo (12), quando a equipe abre a Taça Rio contra o Boavista. O Flamengo, por sua vez, precisa esfriar a cabeça logo, pois estreia na Copa Libertadores contra o San Lorenzo nesta quarta-feira (08).

Wellington Silva vai bem e Júlio César se redime

Autor do primeiro gol do clássico, o camisa 11 do Flu fez vários desarmes e ainda encaixou uma linda assistência para Lucas fazer o terceiro do Tricolor no tempo normal. Ele ditou o ritmo da equipe, sendo a melhor arma ofensiva até ser substituído antes dos pênaltis por Marquinhos Calazans. Júlio César, por sua vez, foi mal com a bola rolando e se redimiu nos pênaltis. O goleiro saiu mal em dois lances de bola aérea, mas na decisão da marca da cal defendeu cobrança de Réver e abriu caminho para o Flu ser campeão. 

Fluminense para no segundo tempo

A defesa tricolor, que ainda não tinha sofrido gols na Taça Guanabara, não repetiu bom desempenho. Os gols de William Arão e Éverton saíram muito por culpa da má marcação, que deixou Guerrero livre duas vezes e não acompanhou o rebote em ambas. Ofensivamente o time explorou muito bem os espaços da defesa rival, principalmente em contragolpes. Na etapa final a correria foi trocada pela cadência. O Flu se portou bem ao controlar a velocidade da partida, mas foi castigado com novo empate na reta final. Sorte que o título veio nos pênaltis.

Flamengo tira empate da cartola, mas falha nos pênaltis

Dois dos gols do Fluminense saíram em contra-ataques construídos até com certa naturalidade. Os lances expuseram a fragilidade da defesa rubro-negra no primeiro tempo, quando o ritmo foi mais acelerado. Após o intervalo, quando precisou correr atrás do placar, o Flamengo encontrou muita dificuldade para criar. Teve em Guerrero o seu herói, com ótima cobrança de falta. Na decisão por pênaltis, porém, os zagueiros Réver e Rafael Vaz cobraram muito mal e permitiram que o Flu vencesse as cobranças por 4 a 2.

Assista o vídeo:


Blog do Flávio Galdino

Moro insinua que pode prender Lula, “o príncipe”

‘Numa democracia pressupõe-se que o príncipe também se submeta às leis’.
Site BR 247 / Foto: reprodução
O juiz Sérgio Moro voltou a emitir sinais de que pode prender o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que lidera a preferência da maioria dos eleitores para retornar à presidência da República em 2018.
É o que informa o colunista Lauro Jardim, do Globo, neste domingo, 5.
Leia a nota:
‘O Lula vai ser preso?’ Moro responde
“O Lula vai ser preso?” No fim do ano, um interlocutor conversava com Sérgio Moro e argumentou que o ex-presidente não seria nunca preso, pois o Brasil ficaria em chamas.
Moro não respondeu diretamente. Nem sim, nem não. Mas pontuou com uma frase sugestiva:
— Numa democracia pressupõe-se que o príncipe também se submeta às leis.
E mais não disse.      

ATENÇÃO: POLÍCIA CIVIL PROCURA IDENTIFICAR HOMEM MORTO A TIROS E PEDRADAS NA ZONA RURAL DE ARARIPINA - PE

ATENÇÃO: Polícia Civil procura identificar homem morto a tiros e pedradas na zona rural de Araripina - PE

A vítima apresentava perfurações provocadas por arma de fogo e lesões a pedradas.


A Policia Civil de Pernambuco, equipe da 24ª Delegacia de Homicídios da Região do Araripe, trabalha na identificação de um cadáver do sexo masculino encontrado na manhã desta segunda-feira (06), na zona rural de Araripina – PE. O corpo foi encontrado às margens da Rodovia PE-585, próximo ao Sítio Massapê.
De acordo com a polícia, a vítima, um homem aparentado 25 anos de idade, 1,70 metros de altura, pele parda, trajado calça jeans e camisa azul, apresentava perfuração provocada por arma de fogo (tiro), e lesões por objeto contundente (pedras). A vítima morreu segurando um chaveiro de um canivete com algumas chaves.

Até o fechamento desta edição a vítima ainda não havia sido identificada e o caso está sendo investigado pela 24ª Delegacia de Homicídios de Araripina – PE. (Blog do Nilson Macedo)

SERTÂNEA - APÓS ROMPIMENTO DE BARRAGEM, ANIMAIS MORTOS E DEVASTAÇÃO AMBIENTAL

Moradores de Sertânia relatam que, após vazamento do reservatório de Barreiros, a passagem da água deixou muitos animais mortos e devastação ambiental. No vídeo enviado ao Portal FolhaPE, é possível ver uma árvore e um cavalo sendo arrastados pela força da água (veja em 2:27). 
 A barragem rompeu nesta sexta (3) e pelo menos 60 famílias de 10 comunidades diferentes tiveram que deixar suas casas. Cerca de 200 família foram atingidas.

Entenda a situação

O Ministério da Integração Nacional, em Brasília, confirmou o vazamento do reservatório Barreiros, no município de Sertânia, na manhã sexta-feira (3). A barragem integra o projeto de Transposição do Rio São Francisco. Cerca de 60 famílias, de 10 comunidades, foram removidas para locais seguros. Segundo a Prefeitura de Sertânia, cerca de 200 famílias residem no trecho que acompanha a vazão do reservatório.

A nota emitida pelo Ministério da Integração diz ainda que as avaliações técnicas feitas até o momento “não apontam risco estrutural ao reservatório”. “A barragem está íntegra, permitindo, inclusive, o tráfego de caminhões para atender a esta situação. As obras emergenciais e mitigatórias para conter o vazamento deverão ser concluídas neste sábado (4)”.

O reservatório fica entre as estações de bombeamento 5 e 6 (EBV-5 e EBV-6), parte do Eixo Leste da Transposição. Técnicos das empresas responsáveis pela obra do projeto estão na área tomando medidas necessárias para conter a água. Logo que identificado o vazamento, técnicos da área Ambiental e de Fiscalização do projeto foram de casa em casa alertar os moradores do entorno sobre medidas de segurança.

Ainda segundo o Ministério, as famílias removidas de suas casas foram levadas temporariamente para um ginásio, uma escola municipal, um salão paroquial e uma área de canteiro de obras do Projeto São Francisco – todos localizados na comunidade Rio da Barra. Estão sendo providenciados kits de ajuda emergencial contendo colchonetes, material de higiene e mantimentos, dentre outros itens.

No local 

A Prefeitura de Sertânia informou que a VPE-320, que liga Santa Maria na PE280 à BR232, passando por Rio da Barra, distrito de Sertânia, segue interditada, já que as águas que saíram do reservatório passaram pela estrada, danificando sua estrutura. Não houve nenhum registro de feridos ou vítimas.

O prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira, disse à reportagem da Folha de Pernambuco que ainda não tem como contabilizar os estragos."O que eu sei é que, neste momento, a água continua percorrendo o município, mas com menos intensidade", disse. Segundo o gestor, a água tem fôlego para percorrer 40 quilômetros, distância entre a barragem e o distrito de Várzea Verde. 


Folha de Pernambuco

sexta-feira, 3 de março de 2017

DENUNCIA Jornal francês denuncia possível compra de votos para Rio sediar Olimpíada

O jornal francês Le Monde noticiou hoje (3) que a justiça francesa encontrou elementos concretos que apontam para corrupção na eleição do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Segundo o periódico, um empresário brasileiro, próximo ao ex-governador Sérgio Cabral e que teve contratos com o estado do Rio, depositou ao menos US$ 1,5 milhão para um dos filhos do então presidente da Associação Internacional das Federações de Atletismo, Lamine Diack, três dias antes da votação para cidade-sede, em 2009.

O Rio foi eleito em uma disputa com Chicago, Tóquio e Madri, cidade que chegou à final com a capital fluminense. O Rio venceu com 66 votos, contra 32 da capital espanhola. O diretor de Comunicação da Rio 2016, Mário Andrada, afirmou que a eleição da “Cidade Maravilhosa” foi limpa. "O resultado final mostra uma larga diferença de votos e anula essa hipótese de compra de votos. A gente não tem a menor dúvida de que o Rio ganhou de forma limpa e justa", disse.

Andrada disse que o comitê organizador dos Jogos Rio 2016 não foi procurado pelos investigadores franceses nenhuma vez, e que todos os documentos estão disponíveis para a apuração.

Em nota, o Comitê Olímpico Internacional (COI) também se posicionou sobre a reportagem do Le Monde. O COI disse ser parte no processo que corre na justiça francesa e afirmou que está comprometido em esclarecer a situação.

"Essa cooperação já levou ao fato de que o Sr. Lamine Diack, que era membro honorário do COI, não ocupa nenhuma função (no órgão) desde novembro de 2015. O COI vai entrar em contato com as autoridades judiciais francesas novamente para receber as informações nas quais a reportagem do Le Monde parece se basear", disse o comitê.

Do Diário de Pernambuco 

Moro marca depoimento de Lula para 3 de maio

O juiz federal Sérgio Moro marcou, hoje, o interrogatório do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para às 14h de 3 de maio no processo em que o petista é acusado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Esta será a primeira vez que o petista e o magistrado símbolo da Operação Lava Jato ficarão frente a frente na sala de audiência do 2º andar do prédio da Justiça Federal, em Curitiba.

Em novembro do ano passado, Lula prestou depoimento como testemunha de defesa do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) por meio de videoconferência, de São Bernardo do Campo (SP). O "encontro" com Moro durou 9 minutos e 44 segundos.


A denúncia do Ministério Público Federal sustenta que Lula recebeu R$ 3,7 milhões em benefício próprio - de um valor de R$ 87 milhões de corrupção - da empreiteira OAS, entre 2006 e 2012. As acusações contra Lula são relativas ao recebimento de vantagens ilícitas da empreiteira OAS por meio de um triplex no Guarujá, no litoral de São Paulo, e ao armazenamento de bens do acervo presidencial, mantidos pela Granero de 2011 a 2016.

Moro também marcou os interrogatórios dos empreiteiros da OAS, José Adelmário Pinheiro Filho e Agenor Franklin Magalhães Medeiros, para 20 de abril, de Fábio Hori Yonamine, Paulo Roberto Valente Gordilho e Roberto Moreira Ferreira, para 26 de abril, e do presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, para 28 de abril.

Magno Martins

Investida contra bancos termina com cinco suspeitos mortos, três presos e um ferido

Cinco suspeitos mortos, três presos e um ferido, além de três vítimas feridas e armas e explosivos apreendidos. Esse é o saldo de uma investida contra três agências bancárias cometida na madrugada desta quinta-feira, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR). A Polícia Civil alega que uma operação realizada em conjunto com a Polícia Militar, deu uma pronta resposta e conseguiu frustrar o roubo de uma grande quantidade de valores. 

Apesar de ter explodido equipamentos do Banco do Brasil e do Itaú e invadido ainda a agência da Caixa Econômica Federal (CEF), a quadrilha não teve acesso aos cofres grandes, levando apenas moedas e uma pequena quantidade em cédulas de menor valor. Uma entrevista coletiva será concedida na sede do Quartel da Polícia Militar, no bairro do Derby, no Recife, nesta tarde. Já os presos, apreensões e testemunhas foram encaminhados para o Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), no bairro de Afogados, no Recife.

Tudo começou por volta das 3h30 quando algumas pessoas que estavam no Centro do Cabo foram rendidos pelos criminosos e moradores da cidade foram acordados com o som de explosões e disparos de grosso calibre. Durante a investida, que durou cerca de uma hora, os bandidos invadiram uma residência e efetuaram diversos disparos contra a sede da Defesa Social do município, impedindo a saída dos guardas municipais que estavam de plantão. A população ficou aterrorizada. O prédio da delegacia e uma viatura também foram alvos dos disparos. Várias pessoas foram feitas de reféns pelo grupo criminoso. As pessoas foram deixadas em um canavial do município.

Para dificultar a chegada da polícia, um ônibus que transportava trabalhadores para Suape foi interceptado. Os passageiros foram obrigados a descer e o veículo foi atravessado na antiga BR-101, paralela à Avenida Getúlio Vargas, onde ficam as agências. Além disso, blocos foram colocados em frente ao banco Itaú. "Eles diziam que não iriam fazer nada com a gente, mas que queria o dinheiro dos bancos e que tinham munições para trocar tiros com a polícia", contou um dos reféns.

Um homem que passava de moto pela BR foi abordado pelos bandidos, mas teria se recusado a parar e foi baleado na perna, sendo socorrido para o Hospital Mendo Sampaio, no Cabo, e transferido para o Hospital Dom Helder, também no Cabo. Um motorista, que passava em frente ao Banco do Brasil, também teve o carro alvejado a tiros, mas não foi ferido. Também foram levados para o Dom Helder outras duas testemunhas e um dos assaltantes.

Levando reféns, o grupo fugiu em direção à Escada, na Mata Sul do estado, pela BR-101. Eles seguiram para uma área de matagal no município de Moreno, onde foram localizados com a ajuda de um helicóptero e houve troca de tiros com a Polícia Militar. A perseguição policial contou com o apoio de policais de vários batalhões. Os reféns, moradores do Cabo que seguiam para o trabalho quando foram abordados, foram liberados em uma área de canavial.

Além das prisões, a operação apreendeu explosivos e armas, entre elas dois fuzis R15 e duas pistolas .40. Dois carros utilizados na investida criminosa foram achados perto dos corpos dos cinco suspeitos. Os veículos foram um Cruze e um Spin. Dentro do Cruze foram encontrados moedas, roupas e explosivos. Equipes do Instituto de Criminalística e do Instituto de Identificação Tavares Buril estiveram na área de canavial de Moreno para periciar os corpos e os carros. (Via: Diário de PE)

Blog do Flávio Galdino

JUAZEIRO BA - EX - PRESÍDIARIO MORTO A TIROS NO ALTO DA MARAVILHA

Homem alvejado com vários tiros em Juazeiro BA


O Crime ocorreu na feira livre do Alto da Maravilha a vítima se trata de um ex presidiário, liberado do presídio tem poucos dias.
Veio a obito no local.

Na tarde desta sexta-feira (03) aconteceu mais um homicídio em Juazeiro. Segundo informações enviadas ao Blog, um homem foi assassinado com vários disparos de arma de fogo na feira livre do bairro Alto da Maravilha. A vítima foi identificada como Celcemir Pereira da Silva, popularmente conhecido como Lole, que deixou recentemente o Complexo Penal de Juazeiro. Ele tinha algumas passagens pela polícia. Ainda não se tem detalhes sobre a autoria e o que teria motivado o crime. 

O coronel / Blog do Flávio Galdino


Notícias mais vistas: