WhatsApp

Nosso WhatsApp | (87) 9 8812-6544

sábado, 22 de outubro de 2016

URGENTE ARARIPINA: PROFESSOR MUSICAL GILMAR SILVA SOFREU UM GRAVE ACIDENTE UMA PAI DE FAMÍLIA HOJE PRECISA DE SUA AJUDA AMIGOS (as). PARA VOLTA A ANDA E CUIDA DA SUA FAMÍLIA

Meus amigos, em 25 de Janeiro de 2015 sofri um acidente no qual fraturei as duas pernas (Fêmur), fui submetido a duas cirurgias e, de lá pra cá venho num intensivo tratamento para voltar a andar, no entanto, após quase dois anos deste acidente, de tratamento, gastos e “sofrimento”, não obtive a recuperação necessária na minha perna esquerda. Passei recentemente por uma consulta com um ortopedista de Petrolina-PE, após já ter passado por outros, fiz uma tomografia e neste exame foi constatado um problema no meu fêmur esquerdo, um problema chamado “Pseudoartrose”, ou seja, o osso parou de colar (Formação do calo ósseo), além de uma infecção que impede essa “colagem”. Desta forma, tenho que me submeter a uma nova cirurgia, cirurgia essa que custa R$ 30,000.00 (trinta mil reais) no hospital NEUROCARDIO em Petrolina-PE, porque pelo SUS não há como obter uma boa recuperação, sendo assim meus amigos, venho aqui pedir humilde e esperançosamente a ajuda de vocês para a realização desta cirurgia, a qual tenho que fazer o mais breve possível, por ser uma cirurgia de grande porte. Sei da dificuldade enfrentada por todos nesta crise que assola nosso país, mas desde já, agradeço imensamente a boa vontade que cada um de vocês terão em me ajudar neste momento tão difícil da minha vida. Toda ajuda será bem vinda e, Deus na sua infinita bondade os recompensará por tamanha gentileza em ajudar que eu volte a fazer normalmente aquilo que sempre amei fazer, que é “TOCAR”, levar a alegria, embora que pouca, mas de boa vontade a essa gente tão sofrida do nosso país, através da “MÚSICA”. Aos que desejam ajudar, essa é a conta na qual será colhida essa doação:
AG: 0772
OP: 013
CONTA POUPANÇA: 45654-3
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
TITULAR: JOSÉ GILMAR SILVA
“Deus abençoe a todos!”
Por Blog do Flávio Galdino / Face do Gilmar

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

EM NOTA, PREFEITURA DE GRANJA - CE - ANUNCIA CANCELAMENTO DE SHOW DO AVIÕES

A Prefeitura de Granja-CE, anunciou nesta quarta-feira (19), através de sua Fan Page, o cancelamento do Show da Banda Aviões do Forró, anunciado para o dia 03 de Novembro, em comemoração aos 162 anos da cidade. Segue a nota na íntegra: 
"Na manhã desta terça-feira (18), a Prefeitura Municipal de Granja foi surpreendida com a seguinte notícia veiculada por um jornal de grande circulação do Estado:
“... Trinta e dois mandados de condução coercitiva e 44 de busca e apreensão são cumpridos na manhã desta terça-feira, 18, em prédios de empresas do setor de entretenimento e ligadas a bandas de forró. Nesta manhã, são alvo da Polícia Federal (PF) e a Receita Federal os prédios das empresas A3 Entretenimento e D&E Entretenimento. A operação "For All" investiga indícios de sonegação, que, segundo O Povo apurou, chegaria a R$ 500 milhões. Os mandados foram expedidos pela 11ª Vara Federal — Seção Judiciária no Estado do Ceará.”
Pelo incidente desagradável alheio à vontade da municipalidade e no intento de resguardar a edilidade de qualquer responsabilização judicial, a Prefeitura se precavendo a possíveis desagravos jurisdicionais e/ou policiais decidiu, fundamentado nos princípios da moralidade, da eficiência, da razoabilidade, da autotutela, da segurança jurídica, da probidade administrativa, da legalidade e da publicidade rescindir o contrato de prestação de serviços com a Empresa Aviões do Forró Gravações e Edições Musicais Ltda, amparada na cláusula 7.11 e no artigo 78, inciso XII, da Lei nº 8.666/93. 
Por tudo, e já que a administração municipal não poderia ser indiferente às notícias veiculadas, concluiu por bem utilizar-se da presente nota para solicitar as escusas necessárias ao povo desta querida cidade, deixando cristalino que o interesse sempre foi e continua sendo o de oportunizar aos cidadãos granjenses uma festa no porte que o Município merece em comemorações aos seus 162 anos de emancipação política, o que ocorrerá na semana do dia 03/11/2016, com a contratação de outras atrações musicais e a manutenção da realização das demais programações preestabelecidas".


Direto da redação Blog do Flávio Galdino

Contran torna mais rígidas regras para uso de som automotivo

Uma nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece que o motorista que for flagrado com o som automotivo audível pelo lado externo do veículo, independentemente do volume ou da frequência, e que perturbe o sossego público será autuado. A medida foi divulgada ontem pelo órgão e inclui também resoluções para o transporte coletivo de passageiros e requisitos de segurança para veículos que transportam presos.

No caso do som automotivo, o agente de trânsito deverá registrar, no campo de observações do auto de infração, a forma de constatação do fato gerador da infração, que será considerada grave, acrescida de mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), conforme estabelece o artigo 228 do Código de Trânsito Brasileiro. A Resolução 624 muda as regras que valiam antes - Resolução 204, de 2006 - que estabelecia que o nível de pressão sonora para veículos presentes nas vias não poderia ser superior a 80 decibéis medidos a 7 metros de distância do veículo. Antes a medição era feita com uso do decibelímetro, agora só a constatação do agente de trânsito será suficiente.

A medida faz exceção a ruídos produzidos por buzinas, alarmes, sinalizadores de marcha-a-ré, sirenes pelo motor e demais componentes obrigatórios do próprio veículo, bem como veículos prestadores de serviço com emissão sonora de publicidade, divulgação, entretenimento e comunicação, desde que estejam autorizados por órgão ou entidade competente, além de veículos de competição e os de entretenimento público, que estejam permitidos a utilizar o som específico em locais de competição ou de apresentação estabelecidos pelas autoridades competentes.

Transporte coletivo de passageiros 
Todos os veículos rodoviários para transporte coletivo de passageiros, fabricados em qualquer ano, devem obedecer aos limites máximos de peso bruto total (PBT) e peso bruto transmitido por eixo nas superfícies das vias públicas estabelecidos na Resolução nº 210, de 13 de novembro de 2006. A nova medida (Resolução de n.º 625 ) ficará em vigor enquanto a decisão judicial produzir efeitos.

Transporte de presos
Já a Resolução nº 626 estabelece requisitos de segurança para veículos de transporte de presos, conforme previsto pela Política Nacional de Trânsito. O objetivo é a adequação do veículo para transporte de presos considerando a função, o meio ambiente e o trânsito. Além disso, regulamenta os procedimentos adotados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para homologação de veículos junto ao Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

A determinação prevê que os veículos fabricados e transformados para transporte de presos deverão obter o Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito (CAT) e poderão utilizar luz vermelha intermitente e dispositivo de alarme sonoro somente quando houver prioridade de trânsito e de livre circulação, estacionamento e parada, e em efetiva prestação de serviço de urgência que os caracterizem como veículos de emergência.

A exceção será o transporte provisório e precário, por motivo de força maior, de suspeitos de cometimento de crime em compartimento de carga de viaturas policiais. Fica proibido o transporte em compartimento de proporções reduzidas, com ventilação deficiente ou ausência de luminosidade.

Da assessoria de imprensa Blog do Flávio Galdino

AEDA suspende Processo Seletivo Simplificado de Professores e Administrativo em Araripina

De acordo com a presidente da AEDA, Maria Ramos, professores que fazem parte do grupo político do prefeito eleito de Araripina, pressionaram para a não realização da seleção.

Por Roberto Gonçalves / Foto: Jorge Possetti
A Autarquia Educacional do Araripe - AEDA, que é a mantenedora das Faculdades FACISA, FAFOPA e FACIAGRA no município de Araripina, Sertão de Pernambuco, não irá mais realizar o Processo Seletivo Simplificado de Professorese Administrativo 2016.
A notícia pegou muita gente de supresa e, foi repasada pela própria diretora-presidente da Autarquia, professora Maria Ramos, na tarde desta quinta-feira (20), no programa Araripina Urgente pela rádio Arari FM.
– Eu quero esclarecer a população de Araripina, que a Seleção Simplificada é um ato adminitrativo, que por lei, nós somos obrigados a fazer. Sempre que a gente está terminando um período letivo, principalmente no final de ano, nós temos que preparar essa seleção, para acesso de professores e de servidores – disse a professora.
altAinda segundo Maria Ramos, ninguém pode trabalhar em uma empresa público-privada como a AEDA, sem passar por uma seleção ou um concurso público, como exige o Tribunal de Contas.
– Como a gente não pode fazer o concurso público, porque quando terminamos de implantar o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos – PCCV do professor e do corpo técnico, já foi entrando no segundo semestre e a gente se preparou para fazer o concurso, mas infelizmente veio uma ordem do Tribunal de Contas, impedindo realização do mesmo – completou a gestora.
A diretora-presidente da AEDA lembrou ainda, que para não criar problema na administração futura, como ela própria já tinha passado no primeiro ano da sua administração, porque já encontrou os professores dando aula sem ter feito a seleção, foi obrigada a pagar uma multa dentro de 48 horas, isso por não realizar a seletiva, motivo pelo qual foi feito o atual edital.
– Infelizmente esse edital que já está no Site da Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE, no portal AEDA e publicada em todos os lugares no País inteiro, teve uma rejeição muito grande dos professores contratados da FACISA e da FAFOPA. A gente tem sempre aquela questão de ser honesta em todas as coisas, fazer as nossas ações sempre com lisura, e digo isso como minha obrigação de cidadã, ser essa pessoa que faz as coisas com honestidade, com transparência e, sobre isso, 'eles' tiveram a resposta hoje – desabafou Maria Ramos.
De acordo com a professora, o edital está causando muita celeuma, muita confusão, inclusive, com alguns professores que fazem parte do grupo político do prefeito que foi eleito recentemente, presionando para não acontecer a seleção.
– Esses professores estão pressionando muito, inventando conversas, então, eu resolvi não mais continuar com o edital. Eu tenho tudo pra me defender perante o Tribunal e, a próxima gestão que chegar na AEDA, que resolva como fazer. Graças a Deus, nossas decisões foram tomadas conjuntamente com professores conscientes, que sabem que tem que fazer o edital – completou a gestora.
A AEDA está se comprometendo a devolver o dinheiro de todas as inscrições. O professor de Araripina, deverá comparecer na sede da Autarquia para receber o que pagou e, os professores de outras localidades, deverão enviar um e-maill pra AEDA, que também devolverá o valor da inscrição, que foi de R$ 100,00.

PERNAMBUCO - SERVIDORES DO MPPE DECRETAM GREVE EM TODO ESTADO

Durante assembleia realizada dia (19), os servidores do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) decidiram, por unanimidade, paralisar as atividades em todo o Estado na próxima terça-feira (25). Os trabalhadores passarão o dia nos prédios da instituição, alertando a população sobre a campanha. 

No mesmo dia, uma nova assembleia será realizada para decidir como se darão outras possíveis paralisações, caso o procurador-geral de Justiça Carlos Guerra não se pronuncie sobre a questão mais importante da pauta de reivindicações.

Com a presença de representantes da Fenamp e de sindicatos de servidores de outros estados, mais de 50 trabalhadores da categoria deliberaram sobre os próximos passos na campanha em busca da reposição salarial. “No dia, todos iremos vestir preto e explicar à sociedade a nossa luta”, explica Fernando Ribamar, presidente do Sindicato dos Servidores do MPPE (Sindsemppe). Eles pedem uma resposta da gestão sobre a proposta feita no último dia 13, que aceitava uma percentual menor e abria mão do retroativo.

Com Informações do Blog do Carlos Britto

SAÚDE: Sertanejo Mariano está na UTI após acidente no Caldeirão do Huck

Artista publicou um vídeo para tranquilizar os fãs. Foto: Instagram/Reprodução e Globo/Divulgação


O cantor Mariano, da dupla sertaneja com Munhoz, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Barra D'Or, no Rio de Janeiro, após sofrer acidente na gravação do quadro Saltibum, do Caldeirão do Huck. A informação foi confirmada ao Viver pela assessoria de imprensa da instituição, através de nota oficial. 

"A direção do Hospital Barra D'Or informa que Ricardo Mariano Bijos deu entrada no hospital no dia 18 de outubro, sendo prontamente atendido e submetido a exames. O paciente apresenta estado de saúde estável, e encontra-se internado na Unidade de Terapia Intensiva, em observação, dando continuidade a realização de exames, sem previsão de alta hospitalar", diz o comunicado.

Na terça-feira, Mariano se machucou durante os treinos da competição amadora, na qual celebridades apresentam saltos ornamentais. Durante o exercício, ele bateu com a nuca no trampolim de um metro. Após o acidente, o cantor foi encaminhado ao hospital,  submetido a uma cirurgia e levou três pontos. Devido ao acidente, todos os treinos foram cancelados.

Nesta quarta-feira, ele publicou um vídeo no Instagram para tranquilizar as pessoas. "Oi, gente, tudo com vocês? Estou passando aqui para tranquilizar o coração de vocês e agradecer o carinho de todos os fãs, de todos os amigos, de todos os familiares que me mandaram mensagem e ficaram em oração por mim. Eu já estou bem melhor, graças a Deus. Queria também agradecer a toda a produção do Caldeirão do Huck, que me atendeu aqui de uma forma incrível. Eu já estou bem melhor, então estou internado aqui, mas é só para observação médica devido à pancada na cabeça, que foi muito forte. Vou ter de ficar em observação por alguns dias, mas fiquem tranquilos que eu estou muito bem. Beijo no coração, obrigado pelo carinho. Amo vocês. Tchau", diz.

O apresentador Luciano Huck publicou uma imagem ao lado do cantor, no hospital. "Ai esta...meu amigo @mariano 'inteiro'. rs Ontem ele bateu a cabeça nos treinos do #saltibum, teve que dar ponto, está se recuperando bem e quase pronto para outra. Coisas do esporte. E criança arteira é assim mesmo. O moleque gente fina e engraçado. Próximo sábado tem #saltibum no #caldeirão. Tamo junto, Mariano. Valeu pela confiança de sempre", escreveu ele, na legenda.

A dupla sertaneja cancelou apresentações que faria em Curitiba (PR) e Cruz Alta (RS), nos dias 20 e 22 de outubro, respectivamente. De acordo com a nota publicada nas redes sociais oficiais dos artistas, assinada pela Western Produções e Eventos e pela Caldi Comunicação, ele "passa bem e o seu quadro é estável".

Saltibum

A competição de saltos ornamentais entre famosos em sido marcada por acidente. Além de Mariano e Diego, a jornalista Carol Barcellos exibiu hematomas nas pernas. Na edição do ano passado, vencida por Priscila Fantin e Rodrigo Simas, a modelo Gracyanne Barbosa sofreu uma fissura na costela.

Neste ano, participam do Saltibum Bruno Chateaubriand, Pedro Scooby, Mariano, Diogo Sales, Kayky Brito, Naldo Benny e Raphael Sander no grupo masculino e Maíra Charken, Scheila Carvalho, Marcela Fetter, Talytha Pugliesi, Bella Falconi, Lexa e Carol Barcellos na equipe feminina.

Assista ao vídeo publicado por Mariano:




Do G1 / Blog do Flávio Galdino

TELEVISÃO: Avião com equipe de reality show cai por causa do mau tempo

Acidente aconteceu na região de Puntaneras, na Costa Rica Foto: Monkey Kingdom/Divulgação


Um avião de pequeno porte com integrantes da equipe do reality show Made in Chelsea caiu no oceano Pacífico na noite da última quarta-feira (19). A equipe seguia para a Costa Rica para gravar um episódio especial para a 12ª temporada da série.

Dois produtores e dois diretores técnicos, além do piloto, foram resgatados e passam bem. O elenco do programa viajava em outra aeronave e voltou imediatamente para o Reino Unido. As gravações do reality, que mostra a vida de jovens ricos de Londres, foram suspensas.

De acordo com uma rede de televisão costa-riquenha, a queda, que aconteceu na região de Puntaneras, se deu por conta do "mau tempo" do local. Em comunicado oficial, o porta-voz da NBC Universal Internacional Studios, que detém os direitos deMade in Chelsea, disse que "ainda não podemos dizer quando as gravações continuarão". "Somos muitos gratos aos serviços de emergência da Costa Rica pelo apoio. Nossa prioridade no momento é mandar todos de volta para casa, e pedimos que a privacidade dos envolvidos seja respeitada"

Do Diário de Pernambuco / Blog Flávio Galdino

Mega-Sena, concurso 1.868: ninguém acerta e prêmio vai a R$ 42 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.868 da Mega-Sena, cujo sorteio foi realizado na noite desta quinta-feira (20) em Santos Dumont (MG).
Veja as dezenas: 01 - 05 - 23 - 25 - 28 - 31.
A quina teve 181 apostas ganhadoras e cada uma vai levar R$ 14.723,32. Outras 7.846 apostas acertaram a quadra e vão ganhar R$ 485,21 cada uma.
A estimativa de prêmio do próximo sorteio, a ser realizado na quinta (20), é de R$ 42 milhões, segundo a Caixa Econômica Federal.
O sorteio extra faz parte do especial "Mega-Semana Sorte" e altera o calendário dos demais sorteios desta semana: o concurso 1.867 foi realizado na terça-feira (18) e o 1.869 será no sábado (22).
Para apostar na Mega-Sena
As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.
G1

PF faz ação no Congresso para prender policiais legislativos

Viaturas da Polícia Federal foram estacionadas na entrada do Congresso (Foto: Elielton Lopes)A Polícia Federal foi ao Congresso logo no início da manhã desta sexta-feira (21) para realizar uma ação contra policiais legislativos suspeitos de prestarem serviço de contrainteligência para ajudar senadores investigados na Lava Jato e em outras operações. A suspeita é de que policiais legislativos faziam varreduras nas casas dos políticos para, por exemplo, identificar e eliminar escutas instaladas com autorização judicial.
A operação se baseou no depoimento de um policial legislativo. Ele relatou à Procuradoria Geral da República que o chefe da polícia do Senado teria realizado medidas de contrainteligência nos gabinetes e residências dos senadores Fernando Collor de Mello (PTC-AL), Edison Lobão (PMDB-MA) e do ex-senador José Sarney.
G1 busca contato com as assessorias dos três políticos.
Quatro policias legislativos foram presos. A prisão deles é a temporária, com prazo definido para terminar. Um dos presos é Pedro Ricardo Araújo Carvalho, chefe da polícia legislativa. Foram expedidos ainda cinco mandados de busca e apreensão e quatro de afastamento de função pública. Os policias legislativos são servidores do Congresso que atuam na segurança no prédio.
"Foram obtidas provas de que o grupo, liderado pelo diretor da Polícia do Senado, tinha a finalidade de criar embaraços às ações investigativas da Polícia Federal em face de senadores e ex-senadores, utilizando-se de equipamentos de inteligência", afirmou a Polícia Federal em nota sobre a operação.
De acordo com o Ministério Público Federal, que atuou em parceira com a PF nesta sexta, não há mandados nesta operação contra políticos nem foram realizadas buscas em gabientes de parlamentares no Congresso.
Os mandados da operação desta sexta foram autorizados pela Justiça Federal do DF, a pedido do Ministério Público Federal no DF.
Entrada do espaço onde fica lotada a Polícia Senado, no Congresso Nacional (Foto: Elielton Lopes/G1)Entrada do espaço onde fica lotada a Polícia Senado, no Congresso Nacional (Foto: Elielton Lopes/G1)
Histórico
A polícia legislativa já esteve no centro de uma polêmica com a Polícia Federal por causa da Operação Lava Jato. Em julho de 2015, policiais do Senado tentaram impedir o cumprimento de um mandado de busca e apreensão no apartamento funcional do senador Fernando Collor (PTC-AL).
Na ocasião, a Polícia Legislativa do Senado e a Advocacia-Geral do Senado disseram que a PF havia descumprido resolução da Casa ao entrar em um apartamento funcional de senador.
Na nota em que explica a operação desta sexta, a PF afirma que, em um dos eventos que evidenciaram a ação da polícia legislativa para "embaraçar" as investigações, o "diretor da Polícia do Senado ordenou a prática de atos de intimidação à Polícia Federal, no cumprimento de mandado expedido pelo Supremo Tribunal Federal em apartamento funcional de senador".
Ana Paula AndreollaDa TV Globo, em Brasília / Blog do Flávio Galdino


Avião faz pouso forçado no Aeroporto Internacional do Recife

Avião fez pouso forçado no Recife (Foto: José Francisco/ Reprodução WhatsApp)
Um avião de carga fez um pouso forçado na pista do Aeroporto Internacional doRecife/Gilberto Freyre, no início da manhã desta sexta-feira (21). A aeronave teve um problema técnico no trem de aterrissagem.
O fato aconteceu por volta das 6h30. As informações foram confirmadas pela torre de controle do terminal. Não houve feridos. O avião também não está atrapalhando a pista.
G1 - PE / Blog do Flávio Galdino ás 09:40

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Mamografia não aumenta o risco de câncer na tireoide, diz especialista

Imagens ilustrativa da net
Todo mês de outubro, o movimento Outubro Rosa chama atenção para a realidade atual do câncer de mama e para a importância do diagnóstico precoce pelo mundo. A campanha divulga a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo.
Neste ano, no entanto, as mulheres foram aterrorizadas por um vídeo enviado via WhatsApp, e que também circula no Facebook, no qual uma mulher não identificada diz que os casos de câncer de tireoide em mulheres estariam aumentando devido à realização de mamografias e radiografias odontológicas. A mesma mulher também critica os profissionais de saúde que fazem esses exames por não oferecerem aos pacientes protetores de chumbo para a garganta, parte do corpo que abriga a glândula tireoide.
Diante da polêmica surgida nas redes sociais e das dúvidas das mulheres se deveriam ou não fazer a mamografia preventiva, o Portal EBC conversou com o médico epidemiologista do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde do INCA, Arn Migowski. Para Migowski, a mamografia é um exame muito seguro, mas não deve ser banalizada, sob o risco de favorecer o desenvolvimento de um câncer na mama. O médico também diz as mamografias não aumentam o risco de câncer na tireoide.
1) Mamografia aumenta o risco de câncer na tireoide?
Não. Isso é um mito. A dose de radiação que atinge a glândula tireoide durante a realização da mamografia é desprezível. A radiação da mamografia, apesar de muito baixa, deve ser controlada e monitorada e deve-se evitar o excesso desnecessário de mamografias de rotina, como ocorre em mulheres saudáveis que começam a ser rastreadas anualmente aos 40 anos ou antes, pois pode aumentar um pouco o risco de desenvolvimento do câncer de mama. Essa prática é muito comum no Brasil. A mamografia é um exame muito seguro, mas não deve ser banalizado.
2) O número de casos de câncer na tireóide aumentou? Quais são os fatores de risco para este tipo de câncer?
A incidência do câncer de tireoide vem aumentando. A principal causa é a prática de realizarcheck-up, ou seja, exames de rotina em pessoas assintomáticas. Dessa forma são descobertos cânceres que nunca dariam sintomas nem muito menos ameaçariam a vida da pessoa. Isso se chama sobrediagnóstico. Esse excesso de casos de câncer é geralmente tratado com cirurgia para retirada total ou parcial da tireoide. Esse excesso de tratamento desnecessário se chama sobretratamento. A única maneira eficaz de se diminuir o sobrediagnóstico e o sobretratamento do câncer de tireoide é deixando de se praticar exames de rotina (check-up) para esse câncer.
Nas últimas duas décadas, a disseminação da prática check-up com ultrassonografia de tireoide e punção por agulha não diminuiu a mortalidade por câncer de tireoide, mas aumentou em 15 vezes o número de casos diagnosticados na Coreia do Sul e dobrou esse número em países como EUA, Canadá, França, Itália, Austrália, China, Croácia, República Tcheca e Israel.
3) Por que o protetor para a tireoide não é oferecido espontaneamente pelos técnicos durante o exame?
Por não ser necessário.
4) O protetor pode prejudicar o resultado do exame? De que forma?
Sim, pode prejudicar gerando sobreposição ou dificultando o posicionamento. Isso pode gerar a necessidade de novas mamografias e isso sim aumenta desnecessariamente a dose de radiação para a mama.
5) Qual o conselho que você deixa para as mulheres nesse outubro rosa?
Evitem o excesso de exames de check-up. Eles trazem riscos à saúde e geralmente não trazem benefícios. O check-up para câncer de tireoide não deve ser feito. A mamografia de rotina, para rastreamento de câncer de mama, é indicada para mulheres assintomáticas (sem sinais e sintomas da doença) com idades entre 50 e 69 anos, uma vez a cada dois anos, diante de uma decisão consciente da mulher. Começar a fazer check-up com mamografia antes dessa idade ou fazê-lo mais frequentemente aumenta muito os riscos para a saúde da mulher e muito provavelmente não trará benefício. Os riscos que aumentam são de resultados errados da mamografia, de excesso de exames, de exposição desnecessária à radiação ionizante, de excesso de diagnóstico de câncer e de excesso de tratamento para câncer.
É fundamental que as mulheres de qualquer faixa etária conheçam bem suas mamas, para que saibam identificar suas variações normais e reconhecer os sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama. Caso percebam alterações suspeitas, a mulher deve procurar o serviço de saúde o quanto antes. Os sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo) persistente, geralmente indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço; e saída de líquido anormal pelo mamilo.
É importante também lembrar que cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de práticas como a manutenção do peso corporal adequado, alimentação saudável, prática regular de atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. A amamentação é também um fator protetor e deve ser estimulada.
Movimento Outubro Rosa
Brasília - Palácio do Planalto com iluminação cor-de-rosa para a campanha Outubro Rosa, que alerta para a prevenção do câncer de mama (Valter Campanato/Agência Brasil)
Palácio do Planalto com iluminação cor-de-rosa para a campanha Outubro Rosa, que alerta para a prevenção do câncer de mama Valter Campanato/Agência Brasil
O nome remete à cor do laço que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.O movimento teve início nos EUA, onde vários estados tinham ações voltadas à prevenção do câncer de mama no mês de outubro, principalmente a partir da década de 1990.
Para sensibilizar a população e estimular o diagnóstico precoce, as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, mas depois surgiram outras ações como corridas, desfiles e etc. A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes e teatros surgiu posteriormente e não há uma informação oficial de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. Neste ano, no Rio, dentre outros pontos, estão iluminados de rosa o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, o prédio da Petrobrás e a Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, e, em Brasília, o Congresso Nacional, o Ministério da Justiça e o Palácio do Planalto, entre outros.
(Agência Brasil / Blog do Flávio Galdino)

Apresentador Ênio Carlos morre aos 51 anos

Faleceu, na tarde desta quinta-feira (20), em decorrência decomplicações de um tumor no cérebro, o apresentador e radialista Ênio Carlos. No ar desde a fundação da TV Diário, há 18 anos, Ênio estava afastado dos estúdios da TV e da Rádio verdes Mares por recomendação médica desde fevereiro, quando foi diagnosticado com um tumor cerebral, caracterizando um tipo de câncer.
 
A equipe de médicos que o acompanhava recomendou o afastamento dos estúdios para que o tratamento tivesse a eficácia necessária e, desde então, ele vinha se tratando com a esperança de que em breve retornaria aos programas de rádio e TV. Ênio já trabalhou na Rádio Assunção, Cidade AM, na extinta TV Manchete.
 
Natural de Aracati e casado há 27 anos com Juracéia Soares Viana Pinto, o apresentador, nascido Ergaêmio Viana Pinto, deixa 3 filhas: Nicole, de 21 anos; Thamile, de 14 anos, e Emilly, de 3 anos.
 
Em seu programa, Ênio revelou talentos como Jack Lima e Natália Queiroz, atuais apresentadoras dos programas Forrobodó e o Tudo Por Elas, respectivamente.
 
Emanuel Sales e Mari Sousa estavam no comando do Programa Ênio Carlos desde que o apresentador se afastou de suas funções para receber tratamento médico, mantendo a identidade e o estilo do apresentador na atração. 

Por Blog do Flávio Galdino

STF nega pedido de Dilma para anular processo de impeachment

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki negou nesta quinta (20) o pedido da ex-presidente Dilma Rousseff para anular o processo de impeachment no Senado.
Num mandado de segurança protocolado em 30 de setembro, a defesa da petista fez seu último movimento no Supremo para tentar suspender os efeitos da votação no Senado, realizada no dia 31 de agosto.
Relator do caso na corte, Teori argumentou que não cabe ao tribunal interferir numa decisão política do Legislativo, a menos que o resultado representasse uma indiscutível ameaça às instituições brasileiras, o que, na avaliação do ministro, não ocorreu.
“Somente uma cabal demonstração da indispensabilidade de prevenir gravíssimos danos às instituições, ou à democracia ou, enfim, ao estado de direito é que poderia justificar um imediato juízo sobre as questões postas na demanda, notadamente para o efeito de antecipar qualquer dos provimentos antecipatórios requeridos. Os argumentos deduzidos na inicial, todavia, não possuem tal aptidão”, afirma o relator.
Em seu despacho, o ministro aborda também os impactos de uma eventual anulação do afastamento de Dilma. Ele diz que o país vive um momento “dramático”.
“É preciso considerar que […] dúvidas não há sobre as avassaladoras consequências que uma intervenção judicial volúvel poderia gerar no ambiente institucional do país, que atravessa momentos já tão dramáticos do seu destino coletivo. Seriam também enormes as implicações para a credibilidade das instituições brasileiras no cenário mundial promover, mais uma vez –e agora por via judicial– alteração substantiva e brusca no comando da Nação”, escreveu.
Teori afasta ainda o argumento da defesa de que o atual presidente, Michel Temer, não recebeu um voto sequer, já que foi candidato a vice-presidente na chapa encabeçada por Dilma. Por isso, de acordo com a peça, ele não teria legitimidade para ocupar a principal cadeira do Palácio do Planalto.
“Tais alegações encontram contradita imediata no próprio texto constitucional, que consagra regime presidencialista em que a eleição do presidente implica automaticamente a do vice-presidente com ele registrado), e em que este último tem legitimidade constitucional para suceder o presidente, em caso de vacância”, sustenta o relator.
ARGUMENTOS
O mandado de segurança, com 481 páginas, centrou-se na suposta ausência de pressupostos jurídicos para a decisão de retirar Dilma do cargo. Ao contestar o mérito da acusação, o advogado dela, o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo afirma, que não houve crime de responsabilidade, principal acusação contra a petista.
“No âmbito do sistema presidencialista adotado pela nossa lei maior, não se pode ter por admissível que uma maioria parlamentar, mesmo que expressiva, possa vir a decidir o impeachment de um presidente da República, sem a invocação plausível e minimamente demonstrada da real ocorrência de um crime de responsabilidade, ou sem que se respeite os princípios constitucionais do devido processo legal, do contraditório e da ampla defesa. Foi, porém, o que ocorreu”, afirma o mandado de segurança.
O texto do documento resgata as declarações de Cardozo ao longo do processo e fala em criação de “pretextos” para aprovar o impeachment. “As acusações apresentadas na denúncia por crime de responsabilidade julgada procedente pelo Senado Federal não passam de meros pretextos retóricos invocados para se dar ‘aparência de legitimidade’ à decisão arbitrária de se cassar o mandado de uma Presidenta da República legitimamente eleita”.
Cardozo também diz no pedido de anulação que o presidente Michel Temer, à época vice-presidente, articulou a condenação da petista pelo Congresso, primeiro na Câmara e, em seguida, no Senado.
“A negociação foi comandada diretamente pelo sr. vice-presidente da República, Michel Temer, desde o processamento do impeachment na Câmara dos Deputados. Não foram articulações mascaradas ou cautelosas. Foram abertas e despudoradas”.
Cardozo argumenta que a articulação para retirar Dilma da Presidência da República se deu pelos “derrotados na eleição de 2014”, que “chegavam ao poder mesmo sem ter os votos que legitimariam essa condição”.
A peça menciona ainda a atuação do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no processo de impeachment. O deputado cassado é chamado de “juiz-algoz” de Dilma. “Foi, sem sombra de dúvida, a ‘mão visível’ que conduziu, durante um largo período, todo este abusivo e ilegítimo processo de impeachment”.
No mandado de segurança, com pedido de liminar, o advogado solicita que o processo seja relatado pelo ministro Teori Zavascki, “por prevenção”.  (Folha)
Direto da redação Blog do Flávio Galdino

Primeiros testes de vacina contra dengue serão realizados em Pernambuco

Os testes em humanos da primeira vacina brasileira contra a dengue vão ser realizados em Pernambuco, coordenados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O lançamento ocorreu hoje (20) na sede da instituição. Cerca de 1,2 mil pessoas vão ser selecionadas para a terceira fase do estudo, que durará cinco anos.
Essa etapa de testes envolve 17 mil voluntários em 13 cidades nas cinco regiões do Brasil. De acordo com a Fiocruz os testes já estão em andamento em Manaus (AM), Boa Vista (RR), Porto Velho (RO), em três centros no estado de São Paulo, em Fortaleza (CE), Aracaju (SE), Porto Alegre (RS), Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT).
A vacina, desenvolvida pelo Instituto Butantã (SP), é feita do vírus vivo, mas enfraquecido. A intenção é que a substância proteja contra os quatro tipos do vírus da dengue.
O objetivo dos testes é comprovar a eficácia da vacina. Para isso, dois terços dos participantes receberão a vacina, e o restante terá acesso a uma substância com as mesmas características da vacina, mas sem efeito – o chamado efeito placebo.
Recrutamento
No Recife, o recrutamento dos voluntários ocorrerá por sorteio, no bairro de Engenho do Meio, zona oeste do Recife, que fica próximo ao centro de pesquisas. Poderão participar dos testes pessoas saudáveis, que tiveram ou não dengue, com idade entre 2 a 59 anos. Durante o estudo os selecionados serão acompanhados por uma equipe de saúde para verificar a duração da proteção oferecida pela vacina. Primeiro serão vacinadas pessoas com idade entre 18 e 59 anos, em seguida os que têm entre 7 e 17 e, por último, os de 2 a 6 anos.
A vacina é desenvolvida desde 2008, fruto de parceria entre o Instituto Butantã e o National Institutes of Health (NIH), dos Estados Unidos, que já estudava o insumo. Testes anteriores foram realizados em 900 pessoas: 600 na primeira fase de testes clínicos, realizada nos Estados Unidos pelo NIH, e 300 na segunda etapa, realizada na cidade de São Paulo em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e com o Instituto Adolfo Lutz. (fonte: Agência Brasil)

Jovem universitário desaparece em Petrolina e familiares se mobilizam por notícias

O desaparecimento do jovem Thalyson Fernando Ferreira está mobilizando familiares em Petrolina, que buscam desesperadamente por notícias sobre seu paradeiro.
Thalyson, que reside no Bairro José e Maria, zona norte da cidade, é estudante universitário e cursa Administração na Univasf.  Ele foi visto pela última vez às 4 da manhã de ontem (19), bebendo com amigos no Bairro Areia Branca, zona leste. Segundo informações, ele teria se desentendido com seu pai.
Qualquer informação que possa levar a Thalyson, basta ligar para o número (87) 9 8808-6541 e falar com Jone Clécio, primo dele, que trabalha na Voz do São Francisco/Emissora Rural.
Da assessoria de imprensa Blog do Flávio Galdino

Vídeo: esfaqueada, travesti apanha ao esperar atendimento em hospital

Neste último final de semana, a internet se deparou com mais um ataque à comunidade LGBT. Nátyla, uma travesti, acabou sendo esfaqueada durante uma comemoração política na cidade de Maiquinique , na Bahia, na semana passada.
A notícia só ganhou força depois que um vídeo onde aparece no chão sangrado foi postado na rede. Nele, a travesti aparece jogada, enquanto é humilhada ao pedir por socorro. Nenhum funcionário do Hospital Cristo Redentor, na cidade de Itapetinga, parou para ajudá-la.
Também é possível ver que ela é agredida com um tapa no rosto. O rapaz que grava tudo ainda pede para que ela fique quieta, enquanto grita por ajuda com a mão em suabarriga.
Apesar do estado da vítima ser considerado estável, vários internautas não pouparam dedos para comentar o ódio que sentiram ao ver as imagens fortes: “Acima de tudo, é um ser humano! Um ser humano pedindo ajuda!”.
Wanderley Alves

 / Blog do Flávio Galdino