Contato

Acessibilidade e Cidadania em Primeiro Lugar - Contato: (87) 9 9157-9862

quarta-feira, 30 de março de 2016

A PREFEITURA MUNICIPAL DE ARARIPINA: REALIZOU HOJE (30/03/2016) NO DISTRITO DO BOM JARDIM DO ARARIPE (ANTIGA RANCHARIA) MAIS UM GRANDE MUTIRÃO DE PREVENÇÃO CONTRA A DENGUE


Primeiro queremos agradecer, aos alunos e alunas da escola municipal de Araripina, Costa e Silva localizada no distrito de Bom Jardim do Araripe, em nome de sua  coordenadora "Crisnaldia" que liberou os alunos (as) do turno da manhã, para ajuda na prevenção contra a dengue em prol da sua própria comunidade.

Tivemos também a participação importantíssima dos alunos, (as) da escola estadual Vitalina Maria de Jesus, em nome da sua coordenadora Edjane Pereira, desde já agradecemos a colaboração de todos vocês, alunos, professores, coordenadores, é toda a comunidade do distrito do bom Jardim do Araripe. (Rancharia)

Queremos agradecer também, a coordenadora do Programa de saúde da escola Maria Francinete (Neide).

Agradecimentos também da estrategia de saúde da família enfermeira, Glaucia Barbosa.

AGENTES DE SAÚDE DO BOM JARDIM DO ARARIPE:

Delma, Edvânia, Rejane, Geiça, Gírlene, Isabela, Ester, Eliane, Elielma, 

Pastoral da criança - Solange.

Agente de endemias - Samuel

Coordenadora do NASF: Márcia Batista    


Alunos e professores coordenadores, já estavam esperando por nossa equipe, da prefeitura municipal de Araripina, secretária municipal de saúde, departamento de vigilância em saúde, é a equipe do programa do combate à dengue, agentes de endemias.

       


Tudo já estava planejado pelos agentes de saúde do Bom Jardim, foram distribuídos centenas de sacos plásticos, luvas, para manter a imunidades dos participantes nas coletas, desse mutirão, que foi um sucesso absoluto.



Rapidinho organizamos várias equipes, que foram ao combate do maldito mosquito, o distrito foi todo mapiado,  90% foram visitadas, menos ás que estavam fechadas, e de alguns moradores que não permitiram a entrada dos agentes de saúde,




Fomos recebidos com vários cartazes, panfletos, pelas crianças que mesmo pequenas mais já sabem que e preciso combate o mosquito da dengue.









Fomos parado por esse senhor que mandou um recado para o  prefeito Alexandre Arraes, " Palavras desse senhor, Alexandre muito obrigado por se preocupa com nosso querido distrito de rancharia, que Deus te abençoe meu patrão precisando de mim e só me procura eu e minha família aqui na rua sete de setembro" finalizou, esse homem foi muito educado com nossa equipe de reportagem.  


Os agentes de endemias vistorio todas ás caixas, colocando remédios é orientando os moradores como combate a dengue.




Os alunos não perderam tempo entraram com autorização dos moradores, em centenas de casas e recolheram objetos que poderiam sevir de lá para os mosquitos da dengue, mais não teve jeito não os meninos fizeram uma geral,



Essa senhora fez questão de mostra a nossa equipe, que ela cuida muito bem de seus reservatorios de água com muita atenção, um exemplo para todos do distrito do Bom Jardim.    



Não fica nada sem ser visto por os agentes de endemias, trabalho perfeito.






Mesmo tampada foi encontrado focos de Aedes Aegypti, muitas garrafas a céu aberta, tivemos que volta nesse local, com toda equipe pra fazer a limpeza geral, e orientamos os moradores dessas casa, novamente, voltamos por conta de uma denuncia da população.
 



Esse homem  chegando estava acompanhado nosso trabalho do começo ao fim, sempre filmando, e tirando fotos, ao final dos nossos trabalhos ele agradecei a toda nossa equipe, em especial aos alunos (as) das escolas Costa é Silva é a escola estadual Vitalina Maria d Jesus, pelo ótimo trabalho realizado em sua comunidade.


Meninos fazendo sua parte de cidadão, ajudando sua comunidade, os sacos de lixos estavam sendo deixando em ponto estrategico  para que ás duas caçambas passassem logo em seguida para recolher, tudo, valeu garotos.





Até sofá velho a população jogou pra fora, que foi recolhido logo em seguida, baldes e muito lixo recolhido por mutirão da saúde, e da limpeza.  


Agora ai gente onde está o perigo e ai nos pneus abandonados em via pública, isso e um hotel para o Aedes Aegypti, se você tem pneus na sua casa, entregue ás autoridades competentes, ou queime em um local seguro.
 


Já nessa residencia no centro do distrito do Bom Jardim do Araripe, popular mente falando esse cocho de da água a animais é um perigo para toda o distrito, já uma outra equipe vai notifica os donos, por conta que foram muitos mal educados com os agentes públicos, a multa e pesada.  




Já aqui temos uma passagem de água, foi colocado remédio, para combate o mosquitos da dengue, redobrado.  



Equipe firme e forte, todos unidos para combate a dengue em Bom Jardim.



   
Parabéns garotos e meninas vocês ajudaram muito, sua comunidade, com essa ação de vcs.




Um trabalho que deve ser reconhecido por todos nós, olha a dedicação desses alunos guerreiros, parabéns Bom Jardim.



Esse morador me chamou muito atenção, falando alto de cima de sua casa onde o mesmo fazia sua parte social, limpando sua caixa, ele pediu para que os vizinhos seguisse seu exemplo, parabéns meu amigo você e Um exemplo para o Bom Jardim do Araripe  (Rancharia).





Uma patrol e duas caçambas fizeram limpeza de vários terrenos baldios no distrito de Bom Jardim.






Os trabalhos foram feitos com muito sucessos, em todo o distrito.



Os terrenos baldios nossos amigos entraram, de mato a dentro e recolheram muitas garrafas peti, que já tinha vários focos do mosquito da dengue, parabéns amigos pelo ótimo trabalho prestado a nossa sociedade.






Realmente foi um trabalho que deixou toda a comunidade do Bom jardim satisfeito, com o empenho das nossas equipes, que não médio esforços para deixa aquela comunidade muito feliz, por conta dos nossos trabalhos e orientações prestada aquela que foi um sucesso.









Não podemos esquecer que sempre o departamento de vigilância de em saúde está sempre presente em todos os mutirões através do Joaquim Afonso.



Encontramos até criador de porcos, (chiqueiro) olha ai um local ideal para o Aedes Aegypti, recolhemos esse pneu, tomara que o dono não coloque mais outro ai nesse local.  







Focos encontrados em uma casa próximo da caixa d´água na parte alta do Bom Jardim.





Já essa imagens não deixaria de registra, vários perus solto em uma terreno baldio, lindas imagens.



Flagramos mais um tambor destampado, mais veja o que encontramos dentro dessa casa, veja ás imagens abaixo, topado de focos de mosquitos, orientamos a senhora, e deixamos panfletos e colocamos remédios em todo local vejas ás imagens abaixo.


Até pneus jogados encontramos nessa residencia, recolhemos tudo, deixamos tudo limpo.


Não conheço esse senhora, não sei se ela e professora ou agente de saúde, mais uma coisa chamou nossa atenção, essa senhora foi a mais atuante de hoje, nesse grande mutirão realizado pela  prefeitura municipal de Araripina, parabéns pela sua dedicação. 








ATENÇÃO QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA DENGUE, CHIKUNGUNYA, E ZICA ?

Quais os sintomas da dengue?  Febre alta,dor atrás dos olhos, tonturas,manchas vermelhas, fraqueza, náuseas e vômitos, dor nas articulações, perda de peso, dor de cabeça, sagramento no nariz e na gengiva.

O que chikungunya e quais seus sintomas? Dores intensas nas articulações dos pés e mãos, febre alta, manchas vermelhas, dor muscular, dor de cabeça.

O que Zika e seus sintomas? Olhos vermelhos, dor nas costas, dor de cabeça, lesões com pontos brancos e vermelhados na pele, febre baixa, dor nas articulações, dor muscular.

COMO SE PREVENIR ? 

Primeiro - Remova folhas, galhos que possa possa impedir a água de corre pelas calhas (ou seja nas Bicas)

Segundo - Entregue seus pneus velhos ao serviço de limpeza ou guarde - os sem água em local coberto os da chuva.

Terceiro - Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha bem fechada, não jogue lixo em terrenos baldios. 

Quarto - Lave semanalmente por dentro com escovas e sabão tanques para armazenar água.

Quinto - Se você tiver plantas aquáticas, troque a água e lave o vaso principalmente por dentro com escovas, água e sabão pelo menos uma vez por semana.

Sexto - Mantenha bem tampados tonéis d´água, caixas com água, tambores etc.

Sétimo - Encha de areia até a borda os pratinhos de vasos de plantas.

Oitavo - Não deixe a água de chuva acumula sobre a lage. 

Nono - Mantenha a caixa d´água sempre fechada com tampa adequada.

Decimo - Guarde garrafas sempre de cabeça para baixo














Toda isso dentro dessa casa, mais nossa equipe deixou tudo limpinho, e a senhora bem orientada, apartir de hoje uma vez por més essa casa vai ser monitorada por nossos agentes de endemias do distrito do Bom jardim, Essa casa foi considerada pala vigilância sanitária como alta aria de risco para comunidade.  













Meu amigo Rodrigo som & Tony Pires, muito bom trabalhar com vcs valeu parceiros.



Agradecimentos do grande trabalho realizado hoje em bom Jardim do Araripe " Rancharia"

Prefeitura municipal de Araripina - Prefeito Alexandre Arraes & Assessora especial do governo de Pernambuco Roberta Arraes:

Secretária municipal de saúde:

Departamento de vigilância em saúde:

Programa de Combate à dengue & agentes de endemias de Araripina

Escola municipal de Araripina Costa e Silva (distrito de bom Jardim)

Escola estadual Vitalina Maria de Jesus

Rodrigo som & Tony Pires

Locutor Damião Silva

 
Fotos: Flávio Galdino


ACE - PMA & BLOG DO FLÁVIO GALDINO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias mais vistas: