Contato

Acessibilidade e Cidadania em Primeiro Lugar - Contato: (87) 9 9157-9862

domingo, 10 de abril de 2016

Dirigir acima da velocidade é a infração mais cometida no Recife

Mais de 40 mil motoristas foram multados por esse motivo, neste ano.
Estacionar em locais proibidos é a segunda transgressão mais cometida.


No Recife, trafegar acima da velocidade permitida é a infração número um cometida pelos motoristas - pelo menos nos três primeiros meses de 2016.  Segundo levantamento feito pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), mais de 40 mil condutores de veículos foram flagrados, de janeiro a março, transitando com velocidade superior à permitida em até 20%.
De acordo com a Companhia, o número de flagrantes de veículos transitando acima da velocidade permitida é fruto do aumento dos investimentos em fiscalização. Além de registrar mais infrações, a CTTU explica que a medida reduziu os acidentes com vítima em 25% na capital pernambucana.
A presidente da CTTU, Taciana Pinheiro, explica que, quando o equipamento de fiscalização eletrônica é instalado, o número de notificações tende a subir, pois as pessoas não estão cientes do radar. "As pessoas primeiro não sabem e depois ficam inibidas com a fiscalização. Então, a mudança do codutor depois reduz o número de notificações. No final do ano passado, nós instalamos em torno de 10 equipamentos", apontou.
Segundo Taciana, é necessário um histórico de acidentes de trânsito com vítima para que um determinado local receba a fiscalização eletrônica. "O objetivo maior da fiscalização por excesso de velocidadade não é a autuação em si, mas a redução do risco de acidentes com vítimas. Toda vez que implantamos um equipamento, ele vem seguido de estudo para saber se existe risco de acidente de trânsito naquele local. Então, quando implantamos, é porque havia uma quantidade de acidentes de trânsito com vítima", detalhou a presidente.
Radar localizado na Avenida Antônio de Góes, após cruzamento com Avenida Conselheiro Aguiar. (Foto: Katherine Coutinho / G1)Radar localizado na Avenida Antônio de Góes, após cruzamento com Avenida Conselheiro Aguiar
(Foto: Katherine Coutinho / G1)
As duas outras transgressões mais comuns são estacionar o veículo em hora ou local proibidos e estacionar em desacordo com a regulamentação. Ao todo, os três descumprimentos à legislação do trânsito somam 62.800 infrações, número 36,14% maior do que o mesmo período do ano anterior.
Ainda segundo o órgão, o aumento das infrações ligadas ao estacionamento dos veículos reflete, também, o aumento da fiscalização - somente durante a operação Bairro Legal, foram autuados 63,3 mil veículos entre agosto de 2013 e dezembro de 2015 nos bairros do Pina e de Boa Viagem. Entre julho de 2014 e agosto de 2015, o programa Estacione Legal também notificou 98 mil veículos na região central do Recife.
"O estacionamento irregular vem crescendo muito no Recife. Intensificamos as notificações desde o ano passado e a própria remoção do veículo para o depósito. Quando você estaciona um carro debaixo de uma placa proibida ou em cima de uma calçada, você sabe que aquela atitude é irregular. Então, temos trabalhado cada vez mais porque é um prejuízo muito grande ao pedestre", finaliza a presidente da CTTU.
Do G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário