Contato

Acessibilidade e Cidadania em Primeiro Lugar - Contato: (87) 9 9157-9862

terça-feira, 31 de maio de 2016

Coelho é apaixonado por cachorra e animais dormem juntos, em Caruaru - PE

A agricultora Maria José Félix, de 62 anos, tem dois animais de estimação: um coelho e uma cachorra. Os dois são criados na casa dela no Bairro José Liberato, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O diferencial desta relação é a paixão do coelho em relação à cadela. Jubileu - que chegou há cinco meses à família - só dorme ao lado de Nana, de 12 anos.
A dona dos bichos conta que nos primeiros dias Jubileu não chegava perto de Nana, mas a situação mudou. "Ele fica aperriado quando ela não está por perto. Ele só fica sossegado quando ela está 'nas vistas' dele", contou a agricultora. Ela disse que o sentimento do coelho é notado principalmente na hora de dormir. "Ele puxa o paninho para ficar ao lado dela ou então dorme em cima dela".
Maria José disse que Nana é uma cadela solitária - perdeu o marido há dois anos. Ela contou que o cão que morreu tinha um comportamento parecido com o do coelho em relação à cadela. A agricultora explicou que o coelho defende Nana como o ex-marido dela fazia. "O que a gente percebe é que ele sabe que ela é uma cachorra, mas mesmo assim é apaixonado por ela".
O que a gente percebe é que ele sabe que ela é uma cachorra, mas mesmo assim é apaixonado por ela"
Mária José Félix, 62 anos
A equipe do G1 esteve na casa da agricultora e constatou o carinho que Jubileu nutre por Nana. Apesar de ele querer estar ao lado dela o tempo inteiro, ela tenta se esquivar, mas acaba cedendo às investidas do coelho. "Ele sempre tenta cruzar com ela. Nana não faz nada. Só se deixa levar", contou a agricultora.

Interação é comum
Apesar da relação inusitada, a médica veterinária Gláucia Luna disse que as interações entre espécies diferentes é comum. "A diversidade dos pets que passaram a dividir  cada vez mais o espaço dentro das casas faz surgir amizades assim. Alguns animais buscam formar, de acordo com o comportamento da espécie, agregados de indivíduos".
Luna explicou que "machos de várias espécies podem apresentar comportamento típico de  casal ou até mesmo copularem com fêmea de outra espécie, se esta apresentar comportamento submisso".
Animais dormem juntos em Caruaru (Foto: Kamylla Lima/G1)Animais dormem juntos em Caruaru.
(Foto: Kamylla Lima/G1)
Apesar disso, a médica veterinária esclareceu que esse tipo de relação entre animais de duas espécieis é complexa e pode ser determinada por homônios ou pelo tipo de animal. "Fatores hormonais, como fêmeas que liberam feromônios e atraem machos ou fêmeas, fatores inerentes à espécie, como o comportamento social, hábitos e hierarquia, e fatores sociais onde animais que são socializados apresentam maior aceitabilidade e adaptação ao convívio com outras espécies".
Gláucia Luna disse que o que pode determinar a a proximação entre diferentes animais é também o companheirismo, a empatia e a proteção que os animais que vivem em proximidade normalmente têm entre si.
Da assessoria da imprensa do Blog do Flávio Galdino / G1 Caruaru

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias mais vistas: