Contato

Acessibilidade e Cidadania em Primeiro Lugar - Contato: (87) 9 9157-9862

quinta-feira, 28 de julho de 2016

SAÚDE - LIPOASPIRAÇÃO E ABDOMINOPLASTIA COMBINADAS PODEM OFERECER O MELHOR DE AMBOS OS PROCEDIMENTOS

Combinar a lipoaspiração e a abdominoplastia - para reduzir o trauma cirúrgico - proporciona bons resultados para os pacientes com baixo índice de complicações, destaca um estudo publicado no Plastic and Reconstructive Surgery-Global Open®.
 O autor do estudo, Eric Swanson, apresentou um relatório sobre a sua experiência com uma técnica combinada de lipoaspiração e abdominoplastia em uma grande série de pacientes, por mais de cinco anos. Segundo o pesquisador: “a lipoaspiração e a abdominoplastia, individualmente e em combinação, podem ser realizadas com segurança com medidas adequadas para reduzir as complicações, minimizando os traumas dos tecidos”, defende o autor.
 Análise detalhada da combinação lipoabdominoplastia - No procedimento combinado, a lipoabdominoplastia, os pacientes foram inicialmente submetidos à lipoaspiração ultrassônica para remover o excesso de gordura do abdômen e dos flancos. A lipoaspiração foi seguida pela abdominoplastia para eliminar o excesso de tecido abdominal e a pele solta. Os resultados após a lipoabdominoplastia em 150 pacientes foram comparados à lipoaspiração sozinha em 384 pacientes e à abdominoplastia isoladamente em 17 pacientes.
 “Nenhum paciente da lipoaspiração participante do estudo desenvolveu seromas - acúmulo de um líquido no local operado - geralmente atribuído ao ultrassom inapropriado para reduzir o trauma nos tecidos. Houve um caso (5%) de seroma após a abdominoplastia. O autor do estudo defende que os seromas levaram alguns cirurgiões plásticos a deixar para trás um pouco de gordura abdominal e do tecido conjuntivo durante a abdominoplastia, em um esforço para reduzir este risco. Ele acredita que a preservação deste excesso de tecido é desnecessária e compromete o resultado cosmético”, afirma o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada (CRM-SP 62.735). 
 Técnica menos traumática: limites x complicações - “O estudo demonstra que usar o ultrassom por um curto período e eliminar a tradicional eletrodissecção, durante a cirurgia, diminui o risco de seromas, ao mesmo tempo em que se consegue bons resultados estéticos. Injetar um fluído contendo epinefrina nos tecidos reduz a perda de sangue, tornando desnecessária a dissecção”, diz Ruben Penteado.
 O autor também descreve uma forma modificada de anestesia geral - anestesia venosa total sem paralisia muscular - para reduzir o risco de coágulos sanguíneos nas pernas. Apenas um paciente do estudo desenvolveu esta complicação e foi tratado com sucesso.
 “Ele descreve que através da adoção de medidas preventivas de segurança, os cirurgiões podem reduzir o risco dessa complicação grave sem a necessidade de medicação para diluir o sangue. Os pacientes também se recuperam mais rapidamente após a cirurgia, uma média de apenas 51 minutos na sala de recuperação e experimentam menos náuseas”, informa o médico, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
 O artigo também inclui vídeos em que Swanson demonstra sua técnica de lipoabdominoplastia.
 “Ele ilustra a técnica onde explora os tecidos profundos como ancoragem para manter a cicatriz da abdominoplastia baixa e escondida, dentro da linha do biquíni”, destaca o diretor do Centro de Medicina Integrada.
 “A lipoaspiração e a abdominoplastia são procedimentos de cirurgia plástica comuns, que muitas vezes são realizadas em conjunto. No entanto, poucos estudos bem desenhados têm investigado os resultados da combinação desses procedimentos. Este novo estudo inclui dados coletados sistematicamente em uma grande série de pacientes consecutivos submetidos a uma técnica consistente realizada por um único cirurgião”, diz o médico.
 Em um estudo anterior, publicado no Plastic and Reconstructive Surgery, Swanson já havia relatado altos índices de satisfação dos pacientes e melhora da autoestima em pacientes submetidos à lipoaspiração e / ou abdominoplastia, especialmente quando a técnica combinada foi aplicada.
 “Os novos resultados mostram que, com atenção para algumas medidas básicas, visando reduzir os riscos cirúrgicos, bons resultados cosméticos podem ser obtidos com um baixo índice de complicações. A lipoabdominoplastia pode ser realizada com segurança para que os pacientes possam se beneficiar de ambas as modalidades cirúrgicas”, defende Ruben Penteado.
Da Assessoria No Centro De Araripina Blog do Flávio Galdino  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias mais vistas: