Donald Trump, uma figura que mescla negócios, entretenimento e política, retornará ao posto de presidente dos Estados Unidos, em 20 de janeiro de 2025, depois uma trajetória marcada por altos e baixos.
Esta eleição reflete o apoio expressivo que o ex-presidente republicano manteve entre uma grande parcela do eleitorado americano, apesar das controvérsias. Agora, aos 78 anos, ele se torna a pessoa mais velha a ser eleita para o cargo — Joe Biden tinha 77 em 2020 — e promete uma nova fase para o país.
Em um discurso de vitória, na madrugada desta quarta-feira (6), na Flórida, ele falou em “uma era de ouro” para os americanos.
Nascido em 1946, Trump foi o quarto dos cinco filhos de Fred Trump, um empresário do setor imobiliário em Nova York. A carreira de Donald Trump começou na empresa de seu pai, onde ele consolidou sua visão ambiciosa. Nas décadas de 1980 e 1990, alcançou notoriedade com projetos de alto padrão, como a Trump Tower, em Manhattan, além de empreendimentos em Atlantic City..
Apesar de também enfrentar falências e reestruturações financeiras, ele foi construindo uma imagem de sucesso e poder, projetada em grande parte pela mídia durante os anos em que apresentou o reality show O Aprendiz (2004-2015).
Vida política de Trump
Trump entrou oficialmente na política em 2015, anunciando sua candidatura pelo Partido Republicano com um discurso nacionalista e populista. Surpreendendo analistas e a mídia, ele venceu a eleição de 2016 contra a democrata Hillary Clinton.
Durante seu primeiro mandato, promoveu cortes de impostos, endureceu políticas de imigração e adotou uma postura de confronto com a China. Seu governo também se destacou por nomear juízes conservadores na Suprema Corte, moldando o futuro jurídico dos EUA.
Sua administração foi marcada por polarização, mas suas políticas e postura firme atraíram apoio de uma parte significativa da população.
Durante a campanha, enfrentou um atentado a tiros, em que acabou ferido, na Pensilvânia. Pouco tempo depois, um homem armado foi preso próximo a um campo de golfe onde o ex-presidente estava, na Flórida.
‘América em primeiro lugar'
A segunda presidência de Trump deverá seguir sua agenda “América em primeiro lugar”, baseada em um nacionalismo econômico e em uma política externa que prioriza os interesses dos Estados Unidos em detrimento das alianças e acordos internacionais.
Ro r7.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário