Estiveram presentes também na entrevista que aconteceu nesta quarta na Arari FM, às subsecretárias Katiene Costa, e Juliana Barros; assista entrevista na íntegra
Por Cidinha Medrado para o blog
Na manhã dessa quarta (12), o secretário de Meio Ambiente Sustentabilidade e Causas Animais, João Dias, apresentou um panorama dos trabalhos realizados em Araripina durante entrevista ao jornalista Roberto Gonçalves. Inicialmente ele explicou que, ao assumir a pasta, a equipe encontrou a sede da secretaria em condições críticas, com o prédio e a área de preservação ambiental ao redor – única na região – severamente degradados. Entre as prioridades da sua gestão, está a recuperação desse patrimônio, com planos para transformar a área em um parque de visitas que beneficie toda a comunidade. O secretário falou dos esforços voltados para a arborização e a manutenção dos espaços públicos. Disse que a secretaria já iniciou atividades para implantar um viveiro de mudas e criou uma equipe destinada à revitalização das praças da cidade, trabalhando também em conjunto com a área de infraestrutura em projetos intermunicipais. Essas ações visam não só restaurar o ambiente urbano, mas também incentivar uma cultura de preservação ambiental e sustentabilidade entre os moradores.
João Dias, detalhou as iniciativas que estão sendo implementadas para melhorar a gestão de resíduos e promover a educação ambiental no município. Ele contou que durante uma caminhada com a equipe, fortaleceu a importância de descartar o lixo apenas nos horários programados, verificando na agenda do município o dia e o horário da coleta, para evitar a proliferação de mosquitos, ratos e baratas, que podem causar doenças. “Nós que geramos o resíduos somos responsáveis por ele”, afirmou, ressaltando que tanto o poder público quanto a comunidade devem cumprir seu papel na correta destinação dos resíduos. Para João Dias, a educação ambiental é a base para transformar a realidade de Araripina. Ele ressaltou a importância da campanha “Não Existe Planeta B”, que visa conscientizar a população sobre a redução de resíduos e a prática de hábitos sustentáveis. Segundo o secretário, o trabalho se inicia pela educação, levando conhecimento às ruas, bairros e distritos, para que cada cidadão compreenda a importância de preservar o meio ambiente e de colaborar com as ações que promovam a qualidade de vida e o equilíbrio ecológico no município.
Na área de causas animais, o secretário reconheceu a ausência de uma estrutura adequada para o resgate e o acolhimento dos animais em situação de vulnerabilidade. Ele relatou que o desafio atual é criar um abrigo próprio, capaz de receber os animais resgatados, evitando que espaços inadequados se tornem depósitos temporários. Além disso, iniciativas para cadastrar os protetores de animais e firmar parcerias com clínicas veterinárias para castração em massa estão em andamento, com o intuito de controlar a população de animais de rua e garantir seu bem-estar.
João Dias enfatizou que o trabalho na área ambiental não se limita apenas à fiscalização, mas inclui ações educativas e parcerias com comerciantes. O secretário destacou que a equipe já iniciou a caminhada pelas ruas de Araripina para conscientizar a população sobre a importância da separação dos resíduos e informou que o município está cadastrando recicladores – sejam eles de pequeno, médio ou grande porte – para organizar a reciclagem e dar destino adequado ao rejeito. Além disso, ele anunciou que serão instalados ecopontos em locais estratégicos, fruto de um diagnóstico que visa melhorar a coleta e a destinação do lixo na cidade. Assista entrevista na íntegra:
Nenhum comentário:
Postar um comentário