Uma ação policial comanda pelo Major Félix, Comandante do 20° Batalhão Policial de Paulistana, envolvendo policiais dos Grupamentos Policiais Militares de Acauã, Queimada Nova e Força Tática do 20° BPM, ocorrida às 6h deste sábado (18), resultou na localização de um plantio aproximado de 100.000 (cem) mil pés de cannabis sativa (maconha) em uma área de aproximadamente 20.000m² (2ha).
No local ainda foram encontrados 100 (cem) quilogramas da erva pronta para o consumo.
A operação policial aconteceu na Localidade Caldeirãozinho, Data Serra Vermelha, zona rural de Paulistana-PI, região onde mais se plantou maconha no Piauí nas décadas de 80 e 90.
O local possuía 04 (quatro) barracas com mantimentos, roupas, adubos, agrotóxicos, mangueiras, bomba de água e outros utensílios e ferramentas que davam suporte logístico ao cultivo ilegal da erva.
Na dinâmica do cultivo ilegal encontrado pode ser observado que os infratores, além de serem pessoas habituadas com a região, fazem uso técnicas para facilitar a fuga numa possivel ação da polícia, a exemplo do uso de cachorros como “alerta” para identificar a presença de estranhos nas proximidades, e também as condições climáticas foram adversas, fortes chuvas caíram na região dificultando a chegada dos policiais na plantação, o que fez com que não fosse possível a prisão dos cultivadores, no entanto foram encontrados documentos pessoais de um homem que estaria no local e teria fugido no momento da chegada da polícia.
É oportuno ressaltar que o proprietário do imóvel rural já se encontra recluso no sistema prisional acusado do cometimento de outros crimes.
A plantação ilegal de maconha estava sendo irrigada do açude público construído pelo DENOCS na Localidade Caldeirãozinho e possuía uma linha de produção moderna dívida em ciclos, com viveiro de mudas, plantas novas, adultas e material pronto para o consumo.
A Polícia Civil foi acionada e uma equipe da 12ª DRPC esteve presente no local auxiliando no processo de incineração do material encontrado.
Fonte: Cidades em Foco
Nenhum comentário:
Postar um comentário