. Periquito Australiano
O periquito australiano é um dos mais populares nos lares brasileiros. Com aval do IBAMA, ele é considerado uma ave doméstica. Além da personalidade alegre e curiosa, a variedade de cores do periquito australiano chama atenção. Ele pode ser encontrado em tons de verde, amarelo, azul, violeta e até mesmo albino.
Com origem na Austrália, esse periquito é bastante sociável e prefere viver com outros tipos de aves. No que se refere ao tamanho, ele é pequeno, com média de 18 centímetros, pesando 40 gramas. A sua saúde costuma ser resistente e, com check-ups constantes, pode viver até 14 anos.
2. Periquito Rei
Outro periquito muito popular no Brasil é o periquito Rei — também conhecido como jandaia-estrela, maracanã-de-testa-amarela e outros nomes. A sua coloração logo chama atenção: com penas verdes e azuis, ele possui um ventre amarelado, além de uma faixa laranja na parte de cima da cabeça. É uma espécie tranquila, preferindo viver com poucos periquitos.
Ele é maior do que a média, variando entre 25 e 29 centímetros. Também costumam viver mais, com expectativa de vida de até 30 anos. É comum em quase todo território brasileiro, com destaque para regiões do Sul e Norte. O periquito Rei também é encontrado em outros países da América do Sul, como Bolívia, Peru e partes da Argentina.
3. Periquito Agapornis
O Agapornis é uma espécie muito popular aqui no Brasil. No território nacional, é mais comum encontrar o Agapornis roseicollis. De origem africana, o animal é conhecido por formar pares unidos e viverem juntos por muito tempo. Por isso, também recebe o apelido de periquito-namorado ou periquito do amor. Já dá para ver que ele é carinhoso e muito sociável, não é mesmo?
Ele tem, em média, 17 centímetros e costuma viver até 12 anos. No que diz respeito a sua coloração, o Agapornis roseicollis tem um padrão que se destaca, com corpo verde e amarelo, além de uma grande mancha alaranjada por toda a região do rosto.
4. Caturrita
A caturrita, também conhecida por periquito monge e periquito-barroso, tem a pelagem principalmente esverdeada, com exceção da barriga, do peito e do rosto, que possuem tom mais acinzentado. As asas são longas e podem ter penas azuladas também. É uma ave com forte presença no Brasil, especialmente no sul do país.
É um periquito extremamente adaptável, bem energético, mas que também precisa de momentos de descanso. Na natureza, pode ultrapassar os 30 anos de vida. O seu comprimento tem média de 28 a 33 centímetros, com peso que varia de 90 a 120 gramas.
5. Periquito Catarina
O periquito Catarina é um dos menores da lista, com comprimento que varia de 16 a 18 centímetros. No peso, ele não costuma passar de 40 gramas. É um animal carinhoso, que gosta de estar perto de outras espécies. Porém, também é um periquito ativo e cheio de energia, ou seja, precisa de atividade frequente, além de muito espaço para se movimentar.
É uma espécie extremamente dócil, conhecida pelas cores diversas. Entre as opções estão azul, verde, roxo, além de diferentes tonalidades dessa mesma paleta. Como dito, o periquito Catarina ama conviver com bandos, por isso, na natureza, costumam encontrar parceiros para se juntar por longos períodos.
Esses são apenas alguns dos tipos de periquitos mais comuns no Brasil. No blog da Petz você descobre muito mais sobre a espécie e ainda dicas para cuidar do seu periquito doméstico!
Blog do pety / Blog do Flávio Galdino
Nenhum comentário:
Postar um comentário