Empresas de crédito estão proibidas de bloquear celular de clientes inadimplentes.
Como já destacado na decisão que deferiu a tutela de urgência, essa prática comercial se mostra abusiva, pois impede o acesso dos consumidores às funcionalidades do aparelho celular, e, consequentemente, a bens e serviços sem relação com o empréstimo financeiro, aproveitando-se da vulnerabilidade dos consumidores”, ...
Comunicação Clara e Direta
O primeiro passo é entrar em contato com o cliente educadamente, porém firme, para lembrá-lo sobre o pagamento pendente, e entender os motivos da inadimplência.
Alguns canais para tentar entrar em contato com o cliente, são:
- Ligações telefônicas;
- Aplicativo de mensagens (WhatsApp);
- SMS;
- E-mail;
- Carta impressa.
É bom lembrar que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece limites para a cobrança de dívidas, por isso, fique de olho nesse ponto para não violar essas normas e evitar possíveis sanções legais.
É fundamental que todas as ações de cobrança sejam realizadas de forma ética, transparente e respeitosa, preservando a dignidade do consumidor em todas as etapas do processo.
Fonte; Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações
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