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domingo, 26 de janeiro de 2025

FIQUE POR DENTRO - Empresas pode bloquear aparelho celular por falta de pagamento?


 Empresas de crédito estão proibidas de bloquear celular de clientes inadimplentes.

Como já destacado na decisão que deferiu a tutela de urgência, essa prática comercial se mostra abusiva, pois impede o acesso dos consumidores às funcionalidades do aparelho celular, e, consequentemente, a bens e serviços sem relação com o empréstimo financeiro, aproveitando-se da vulnerabilidade dos consumidores”, ...


Comunicação Clara e Direta

O primeiro passo é entrar em contato com o cliente educadamente, porém firme, para lembrá-lo sobre o pagamento pendente, e entender os motivos da inadimplência.

Alguns canais para tentar entrar em contato com o cliente, são:

  • Ligações telefônicas;
  • Aplicativo de mensagens (WhatsApp);
  • SMS;
  • E-mail;
  • Carta impressa.

É bom lembrar que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece limites para a cobrança de dívidas, por isso, fique de olho nesse ponto para não violar essas normas e evitar possíveis sanções legais.

É fundamental que todas as ações de cobrança sejam realizadas de forma ética, transparente e respeitosa, preservando a dignidade do consumidor em todas as etapas do processo.

Fonte; Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações 


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