WhatsApp

Nosso WhatsApp | (87) 9 8812-6544

domingo, 23 de fevereiro de 2025

Recordar é viver: o fim do Bar Colegial


 Everaldo Paixão*

Entre tantas lembranças boas que tivemos em nossa juventude, o “Bar Colegial” faz parte da história de cada um de nós “cinqüentão” que pelo menos uma vez na vida sentou naqueles bancos de pernas cumpridas para tomar uma cerveja, um rum montilla com coca cola, gelo e limão, a famosa “cuba libre”, o conhaque dreher (naquele tempo tomávamos com fanta e gelo) refrigerante e jogar conversa fora. O Bar Colegial é uma memória viva apenas de uma geração que viveu anos dourados da MPB, das Tertúlias, das baladas e de muita curtição.

Ali passaram muitos proprietários como Jaide do Portal, Valdomiro e atualmente Almir que já fazia um tempo mantinha o antigo bar aberto, mas já com previsão de que duraria pouco para que outro empreendimento venha a ganhar lugar no espaço que foi atração principal da Rua Vereador José Barreto Alencar e da Avenida Florentino Alves Batista que se interligam dividida por um cruzamento.

Ali era ponto de espera da juventude que estudava na Escola CERU Luiz Gonzaga, onde na época se mantinham os troncos de madeira que serviam de assentos para aqueles alunos que esperavam o velho toque do sino escolar. Ali também vivenciou as manifestações das militâncias políticas em tempos de eleição, as célebres comemorações nos finais das partidas no Estádio de Futebol o “Dozão” que ficava a poucos metros, as aglomerações que festejam as vitórias, as conquistas. O Bar Colegial protagonizou todos esses eventos como um expectador físico, um quase quarentão, que como o Bar Recanto, tinha nos seus clientes um encontro das classes sociais para os bates papos mais divresos da cidade.

Hoje, 21 de agosto de 2021, registramos o fim do Bar Colegial, que fora demolido nesta semana e com todos os seus entulhos e muita história para contar foi recolhido para ficar apenas os fatos marcantes que podemos neste ano que Araripina completará 93 anos, rememorar aqui para vocês.

Com certeza o local onde ficava o “Bar Colegial” de tantas memórias, cederá lugar para um empreendimento que vai garantir melhor retorno financeiro para o seu proprietário e valorizará ainda mais aquela Rua e Avenida tão singular para a história de Araripina. Mas nunca apagará as histórias vividas por muitas gerações naquele cantinho inesquecível do Araripinense. E viva as memórias!

*Editor do Blog do Paixão

Nenhum comentário:

Postar um comentário