Por Cidinha Medrado para o blog do Roberto
A secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, anunciou nesta quinta-feira (24) o início da edição 2025 do Festival “Pernambuco, Meu País”, que começa neste final de semana em Salgueiro e Triunfo, no Sertão Central. O evento é promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PE) e da Fundarpe, com o objetivo de valorizar a diversidade cultural do estado e descentralizar as ações culturais, levando programação diversificada para o interior.
O festival contempla diversas linguagens artísticas, como circo, dança, literatura, fotografia, cultura popular, artesanato, moda, artes visuais, além de uma extensa programação de shows com artistas locais e nomes nacionais. Cacau de Paula destacou que mais de 95% dos artistas contratados são pernambucanos, valorizando a produção cultural do estado.
Segundo a secretária, o festival traz impacto direto não apenas para o setor cultural, mas também para a economia das cidades por onde passa, movimentando o comércio, a rede de hospedagem e os serviços locais, como bares, restaurantes e ambulantes.
A programação 2025 já está definida para 10 cidades, incluindo Triunfo, Buíque, Serra Negra, Taquaritinga do Norte, Pesqueira, Gravatá, Arcoverde, Riacho das Almas e Caruaru, onde o circuito será encerrado. Em 2024, o festival passou por oito municípios, mostrando um crescimento na abrangência.
“A gente quer sempre chegar a mais cidades, esse é o foco da governadora Raquel Lyra: levar cultura para todos os cantos de Pernambuco, fazendo com que a população do interior também tenha acesso à produção artística de qualidade”, afirmou a secretária.
O público pode acompanhar a programação completa do festival e outras ações culturais pelas redes sociais oficiais: @culturappe e @festivalpernambuco.meupaís no Instagram. Confira entrevista na íntegra:.
Nenhum comentário:
Postar um comentário