O Conselho Federal de Odontologia divulgou orientações para a preservação da saúde bucal diante da popularização do “morango do amor”, sobremesa que tem ganhado destaque nas redes sociais.
O doce é feito com uma camada fina e crocante de açúcar caramelizado, que envolve um recheio cremoso de brigadeiro de leite ninho e, no centro, um morango fresco. Segundo o conselho, em alguns casos, pacientes tiveram próteses ou contenções ortodônticas arrancadas por ficarem grudadas no caramelo que reveste o doce.
Apesar de chamar a atenção pela beleza, a sobremesa pode causar transtornos para algumas pessoas. Segundo o conselho, em alguns casos, pacientes tiveram próteses ou contenções ortodônticas arrancadas por ficarem grudadas no caramelo que reveste o doce.
Confira as orientações
A casquinha externa do “morango do amor” é dura e pode quebrar dentes e restaurações em geral. Segundo o conselho, o quadro fica ainda mais sensível em caso de haver restauros extensos, especialmente nos dentes da frente, sendo necessário cuidado redobrado.
Dica: escolha partes mais finas do caramelo na hora de morder com os dentes incisivos. Durante a mastigação, use os molares, que são mais fortes e possuem a função de triturar os alimentos. O ideal, no entanto, é usar uma faca para partir a casquinha caramelada e colocar pedaços pequenos dentro da boca, de forma que sejam minimizados os riscos.
Receita pode facilitar desenvolvimento de cáries
A receita tem alto índice de açúcar, podendo ser um facilitador para o desenvolvimento da cárie.
A vilã dos sorrisos é provocada pelo acúmulo de biofilme e pela ingestão frequente de açúcares e carboidratos fermentáveis, levando à desmineralização dos dentes.
Dica: escove os dentes logo após ingerir o morango do amor, com atenção especial à limpeza interdental. É fundamental que sejam removidos todos os resíduos, especialmente do caramelo, que é mais grudento e pode permanecer alojado na superfície dental.
Pacientes com facetas, próteses e aparelhos ortodônticos não devem ingerir alimentos duros e pegajosos
O caramelo do “morango do amor” tem textura dura e pegajosa, uma combinação perigosa para pacientes que fazem uso de facetas, próteses fixas ou removíveis (totais ou parciais) e aparelhos ortodônticos.
Dependendo do acidente, é possível haver danos irreversíveis aos dispositivos, que podem ser arrancados da boca por ficarem grudados ao doce. Além disso, ao serem danificados, eles podem provocar lesões na cavidade oral. Dessa forma, a indicação dos cirurgiões-dentistas é que esses pacientes não consumam o “morango do amor”, assim como outros alimentos com características semelhantes.
Como dica, a instituição aconselha o paciente buscar por receitas parecidas, sem incluir o caramelo. A alternativa é usar a criatividade para buscar outros ingredientes que possam ser combinados e saboreados juntamente com o morango.
E em casos de acidentes, o que fazer?
A conselheira do Conselho Federal de Odontologia Bianca Zambiasi esclarece que, mesmo com todos os cuidados, se o paciente ainda sofrer algum tipo de acidente ao comer um “morango do amor”, é importante que busque um consultório odontológico de forma imediata.
“É fundamental reforçar que pacientes com aparelhos ortodônticos, lentes, facetas e próteses em geral, não devem ingerir alimentos duros e pegajosos. Os demais pacientes também não estão isentos do risco de acidentes e devem tomar cuidados na mordida e mastigação. E, havendo acidentes, devem procurar pelo cirurgião-dentista quanto antes, para que seja realizado o atendimento de urgência”, disse Bianca.
Fonte: Portal R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário