Diário do Poder
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (12) que vai impor um tarifaço de 30% sobre produtos do México e dos países da União Europeia vendidos aos americanos. As cartas enviadas à presidente mexicana Claudia Sheinbaum e à presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, o chefe do governo dos EUA informa que a taxação entrará em vigor a partir de 1º de agosto.
A nova barreira comercial foi justificada por Trump, na sua rede social Truth Social, com a alegação de que o governo mexicano falha em deter os cartéis de traficantes de drogas, que acusa de transformar a América do Norte em um “playground do narcotráfico”.
O presidente americano alegou que o déficit comercial com a União Europeia torna o relacionamento com os Estados unidos longe da reciprocidade. E sugeriu que o bloco comercial europeu dê “acesso total e aberto ao mercado dos Estados Unidos sem que nenhuma tarifa seja cobrada”.
Ao ampliar sua guerra comercial que também deve atingir o Brasil com taxa de 50%, Trump repetiu trechos inteiros de suas cartas anteriores, a exemplo do que justifica a taxação por considerar o déficit comercial “uma grande ameaça à economia e à segurança nacional” dos americanos. E voltou a reproduzir a ameaça de incluir no tarifaço que impôs os percentuais de eventuais retaliações tarifárias dos países contra sua medida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário