A Prefeitura de Araripina, por meio da Secretaria de Turismo e Juventude, realizou na manhã desta quarta-feira (24), a terceira reunião do Conselho de Turismo do município. O encontro teve como destaque o lançamento da campanha “Turismo Limpo”, que busca conscientizar a população sobre a importância da preservação dos pontos turísticos e espaços públicos, incentivando o descarte correto de resíduos.
Durante a apresentação, o secretário de Turismo e Juventude, Gustavo Fontes, destacou a necessidade de reforçar a limpeza e o cuidado com os atrativos locais, citando como exemplo a praça do Hospital.
A campanha já conta com o apoio de diversos parceiros: a presidente da AARA, Iraedna, anunciou a doação de placas lúdicas educativas, enquanto a representante da Sala do Empreendedor, Karina, assumiu o compromisso de criar uma comissão do projeto para levar ações de sensibilização ao comércio local e às escolas.
Planejamento e ações para o turismo
Na ocasião, o secretário Gustavo Fontes também apresentou as ações já realizadas em 2025 e o planejamento para 2026. Entre os pontos, estão:
* City tour nos principais atrativos de Araripina com os membros do Conselho;
* Organização de uma viagem de intercâmbio, em parceria com o Sebrae, para conhecer boas práticas em outras cidades turísticas;
* Relato da visita técnica ao distrito de Lagoa do Barro, acompanhada pela turismóloga do Sebrae, Izabel, para elaboração de um roteiro turístico específico.
O encontro também reforçou a necessidade de atualização da página da Prefeitura, a valorização dos visitantes e ações de educação ambiental, como o plantio de flores e plantas coloridas em mirantes para embelezar os espaços.
Projetos de infraestrutura
O Conselho discutiu ainda projetos estruturantes para o fortalecimento do turismo no município, entre eles:
* Construção de uma pista de pouso para voos de asa delta, garantindo maior segurança à prática esportiva;
* Criação de uma trilha de tirolesa, com previsão de funcionamento privado, mas cotas de gratuidade para parceiros locais;
* Instalação de placas de conscientização em parceria com AARA – Associação dos Artesão de Araripina
* Estudo para a implementação de energia solar em equipamentos turísticos;
* Avaliação de um projeto de lei municipal para penalizar quem danificar equipamentos públicos ou descartar lixo irregularmente nos atrativos.
Segundo o secretário Gustavo Fontes, as ações do Conselho fortalecem a imagem de Araripina como um destino turístico promissor no sertão de Pernambuco:
“Estamos planejando e executando iniciativas que unem preservação, inovação e infraestrutura. O turismo é uma das grandes vocações de Araripina, e trabalhamos para que a cidade seja cada vez mais atrativa, sustentável e acolhedora”, destacou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário