Contato

Acessibilidade e Cidadania em Primeiro Lugar - Contato: (87) 9 9157-9862

terça-feira, 18 de março de 2014

Mistério no ar, Desvio pode ter sido programado no computador de bordo

Parente de passageiro a bordo do avião da Malaysia Airlines, desaparecido desde o último sábado (7), espera por notícias no Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur
A mudança de rota do avião da Malaysia Airlinesdesaparecido desde o dia 8 de março, pode ter sido realizada através do computador de bordo – muito provavelmente por alguém de dentro da cabine e com conhecimento técnico, informaram fontes oficiais americanas ouvidas pelo jornal The New York Times. Ao invés de ter sido desviado manualmente, como se acreditava até então, especialistas ouvidos pelo NYT defendem que o avião teve sua rota alterada por alguém que usou o sistema computadorizado da aeronave, chamado FlightManagement System (Sistema de Gerenciamento de Voo) e localizado na cabine, entre o comandante e o copiloto.


O sistema de controle computadorizado do voo conduz a aeronave de um ponto a outro deacordo com os dados introduzidos antes da decolagem. Nesse caso, no entanto, não está claro ainda se a rota foi reprogramada antes ou depois da decolagem da aeronave em Kuala Lumpur, explicaram os especialistas.

Na opinião dos investigadores consultados pelo NYT, o fato de que a rota possa ter sido modificada através do computador de bordo reforça a hipótese de que o desaparecimento do avião condiz com uma ação deliberada e põe o foco sobre o comandante e seu copiloto, já que parece improvável que um dos passageiros fosse capaz de operar o sistema computadorizado do Boeing.

A polícia da Malásia está investigando os pilotos e os engenheiros do avião e pediu para as agências de inteligência de países com passageiros a bordo para verificarem o histórico dos cidadãos em busca de possíveis ligações com atos terroristas. Nesta terça-feira, o governo chinês descartou qualquer ligação dos chineses a bordo com atividades terroristas – das 239 pessoas transportadas, 154 eram da China.(Veja)



Ação deliberada – Funcionários do governo da Malásia afirmaram que a rota do avião foi deliberadamente alterada por alguém no Boeing menos de uma hora depois da decolagem e que duas peças vitais no equipamento de comunicação foram desligadas, permitindo que o avião voasse praticamente sem ser detectado. Nesta segunda-feira, surgiu uma nova hipótese levantada por pilotos de diversas companhias aéreas apontando que o avião desaparecido pode ter voado em baixas altitudes em rotas comerciais para escapar da identificação dos radares militares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias mais vistas: