Contato

Acessibilidade e Cidadania em Primeiro Lugar - Contato: (87) 9 9157-9862

terça-feira, 18 de março de 2014

Mozarildo apresenta alternativa para impasse sobre criação de novos municípios

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) apresentou, na manhã desta sexta-feira (21), uma proposta para resolver o impasse criado com o veto da presidente Dilma Rousseff ao PLS 98/2002 – Complementar, que define regras para a criação de novos municípios.
Na tribuna do Plenário, ele voltou a defender a derrubada do veto para logo em seguida os parlamentares aprovarem a nova proposta elaborada pelo Executivo, que é muito semelhante ao seu projeto, vetado pela presidente Dilma:
– O melhor acordo a ser feito é derrubamos o veto e logo depois aprovamos o novo projeto do Executivo, que, em caso de divergências, poderia revogar alguns dispositivos do PLS 98/2002 – propôs.

Manobra

A sessão do Congresso destinada à análise do assunto na terça-feira (19) terminou com uma obstrução dos deputados. De acordo com Mozarildo, houve uma manobra do governo para que não fosse possível a votação:
– Na sessão do Senado havia 57 senadores. Logo em seguida, na sessão do Congresso, não restaram nem 20. Isso é lamentável, apequena o Legislativo e o torna um apêndice do Executivo. Os poderes têm que ser independentes e harmônicos, como manda a Constituição. Não pode haver este monopólio do Executivo na hora de legislar; como se não bastassem as medidas provisórias, que vêm toda hora e trancam as pautas – reclamou.
O parlamentar citou notícias veiculadas pela imprensa de que o governo estaria buscando um consenso, mas disse não ter sido consultado:
– Interessante, porque, comigo, que sou autor, nem conversaram ainda! Então, que consenso é esse? É unilateral? Eu sou da base aliada da presidente Dilma, mas eu repito o que já disse aqui várias vezes: o bom amigo, o bom aliado não é aquele que só aplaude, que sempre concorda, mas é aquele que realmente procura ajudar, fazendo análises críticas construtivas e também que defende a sua região com clareza.

Desigualdades

O senador disse que a eliminação das desigualdades regionais é um imperativo da Constituição e que os novos critérios propostos pelo PLS 98/2002 ajudariam nesta tarefa.
–  O Senado é a casa da Federação, onde estados têm o mesmo número de senadores. Portanto, não podemos aceitar tais desequilíbrios de modo pacifico, sem tomarmos providências – afirmou.
Mozarildo Cavalcanti lembrou ainda que o estado dele, Roraima, tem municípios "gigantescos" e os prefeitos não conseguem atender as necessidades básicas da população.
– Este país não pode continuar neste sistema colonial em que o Brasil era só o litoral. Temos que avançar para o interior. Nenhum município no meu estado tem menos de 5 mil habitantes. Mas São Paulo e Minas têm municípios com menos de mil – comparou.

Projeto

O PLS 98/2002 exige que a realização de plebiscito sobre a criação de municípios seja antecedida pela elaboração de estudos de viabilidade, incluindo análise da viabilidade econômico-financeira, político-administrativa e socioambiental e urbana tanto dos município que seriam criados quanto daqueles afetados pela mudança pretendida.
Entre outros pré-requisitos, o projeto estabelece que o processo só pode ter início mediante requerimento enviado à Assembleia Legislativa, com a assinatura de no mínimo 20% dos “eleitores residentes na área geográfica diretamente afetada”.
A presidente Dilma vetou totalmente a proposta sob alegação de que geraria mais gastos aos cofres públicos, argumento que Mozarildo também nega.
(Agência Senado)

Direto da redação Blog do Flávio Galdino às 07:44

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias mais vistas: